Mostrando postagens com marcador audiovisual. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador audiovisual. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Niterói se prepara para receber Juliette Binoche e Cédric Kahn

As duas grandes estrelas do Cinema vêm ao Brasil para o aniversário de 30 anos 
da distribuidora Imovision
Juliette Binoche estará na noite de gala no Reserva Cultural, e deve visitar pontos
turísticos de Niterói, como o MAC.
(foto divulgação)

Em comemoração aos 30 anos da distribuidora Imovision, a cidade de Niterói irá receber a atriz vencedora do Oscar, Juliette Binoche - que vem pela primeira vez no Brasil - e o ator e cineasta Cédric Kahn. A presença dessas estrelas do cinema foi confirmada pelo empresário e diretor da empresa, Jean Thomas Bernardini: eles estarão no Reserva Cultural Niterói, na noite da próxima sexta, dia 29 de novembro, num disputado evento direcionado a convidados e imprensa. 
Cédric Khan também participará do evento para apresentar o
seu novo filme, "Feliz Aniversário"
(foto divulgação)
Dentro da programação especial do evento será  exibido  o filme: "A liberdade é Azul" (1994) do diretor  Krzysztof Kieślowski, em copia remasterizada em 4k,  em homenagem a atriz Juliette Binoche. A estrela é a atriz mais bem paga do cinema francês, já tendo filmado com cineastas consagrados como Olivier Assayas (Acima das Nuvens), Abbas  Kiarostami (em  "Copia Fiel", filme pelo qual foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes); Bruno Dumont (Camille Claudel); Michael Haneke ("Caché"); e Amos Gitai ("Aproximação").        
O cineasta francês  Cédric  Kahn também vem ao Brasil como convidado para apresentar seu mais recente filme, "Feliz Aniversário", que no Brasil será lançado pela Imovision nos cinemas dia  5  de dezembro. O filme tem Catherine Deneuve como protagonista, e um elenco de estrelas.
Confira o trailer de "Feliz Aniversário"

No evento, irá acontecer também a primeira exibição no Brasil de "Fim de Festa", filme do cineasta Hilton Lacerda, mesmo diretor de "Tatuagem" com a presença do produtor João Viera Junior,  a atriz  Hermila Guedes e o ator Irandhir Santos.         
Presente e pioneira no Brasil há 30 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do cinema mundial na América Latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil.  Fundada em julho de 1989 na Cidade do Rio de Janeiro, e posteriormente transferida para São Paulo, a  distribuidora é focada no cinema de Arte, com grande atuação no mercado internacional, já tendo lançado no Brasil filmes importantes  de grande prestigio, trabalhando em parceria com as melhores e maiores agentes de venda do mundo todo.
  

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Edital do Audiovisual de Niterói tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas as inscrições para o Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de junho, às 18h. Com R$ 6 milhões, investidos em 12 linhas de ação, o edital é fruto de uma parceria da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Produtoras de todo estado do Rio podem participar do concurso. 
O processo de inscrição dos projetos pode ser consultado através do site: www.fomentoculturaniteroi.com.br
Parte do Programa de Fomento para tornar Niterói a Cidade do Audiovisual, o Edital prevê investimento de R$ 6 milhões para 12 linhas de ação. Metade dos recursos vem da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), na Linha Arranjos Regionais. Os outros R$ 3 milhões serão investidos diretamente pela Prefeitura de Niterói. Vale ressaltar que Niterói é a primeira cidade do país, não capital, a acionar o fundo neste formato.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento do setor audiovisual; ampliar a divulgação e o acesso às produções; democratizar e descentralizar o acesso a obras; fomentar a inovação; e incentivar a pesquisa, a reflexão e a produção de memória.
O Edital vai selecionar e apoiar projetos de: produção de obras cinematográficas de longa-metragem; produção de obras cinematográficas de curta ou média-metragem; produção de obras audiovisuais para TV (obras seriadas e telefilmes); distribuição de obras de longa-metragem para comercialização; produção e difusão de conteúdos audiovisuais em novas mídias; manutenção de cineclubes; projeções em espaços urbanos; mostras e festivais de cinema; e pesquisas sobre o setor audiovisual.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Ciclo sobre o “Niterói Cidade do Audiovisual” vai percorrer o Estado do RJ

Encontros vão falar sobre o processo seletivo previsto no Edital de Fomento

A Prefeitura de Niterói promove, a partir do dia 18 de maio (sexta-feira), uma série de encontros pelo Estado do Rio de Janeiro para apresentar o programa ‘Niterói Cidade do Audiovisual’ e esclarecer possíveis dúvidas sobre o Edital de Fomento para o setor lançado pelo município e aberto a produtoras de todo o Rio. 
O ciclo itinerante e gratuito, planejado em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), prefeituras, Sebrae e organizações da sociedade civil, vai percorrer inicialmente as cidades de Duque de Caxias, Búzios, Friburgo, além de Niterói. Durante os encontros, equipes da Secretaria de Cultura de Niterói e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) vão apresentar o edital, auxiliar os proponentes no processo de inscrição e estar à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Para a subsecretária de Cultura de Niterói, Danielle Nigromonte, a iniciativa democratiza o acesso dos produtores ao financiamento público e potencializa a divulgação do Edital pelo Estado do Rio. E mais, “cidades ou instituições que desejarem receber os encontros podem agendar com a Secretaria de Cultura de Niterói”, destaca Nigromonte.
Lançado em abril de 2018, pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Ancine, o Edital de Fomento ao Audiovisual prevê investimento de R$ 6 milhões para diferentes linhas de ação: produção de obras cinematográficas de longa, curta e média metragem; telefilmes e obras seriadas para TV; distribuição de obras de longa-metragem para comercialização; produção e difusão de conteúdos audiovisuais em novas mídias; manutenção de cineclubes; projeções em espaços urbanos; mostras e festivais de cinema; e pesquisas sobre o setor audiovisual.
O sistema online para inscrição dos projetos fica aberto até o dia 4 de junho de 2018. Informações e inscrições no site: www.culturaniteroi.com.br

Confira o calendário completo de ciclos já confirmados:
Dia 18/5 – sexta-feira
NITERÓI
Horário: 11h
Local: BIBLIOTECA PARQUE DE NITERÓI
Endereço: Praça da República, S/N - Centro, Niterói - RJ

Dia 21/5 – segunda-feira
DUQUE DE CAXIAS
Horário: 17h
Local: GOMEIA – GALPÃO CRIATIVO
Endereço: R. Dr. Lauro Neiva, 32 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ

Dia 23/5 – quarta-feira
BÚZIOS
Horário: 15h
Local: CINE TEATRO RASA
Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas - Praça do INEFi, Rasa, Búzios - RJ

Dia 25/5 – sexta-feira
NOVA FRIBURGO
Horário: 14h
Local: USINA CULTURAL ENERGISA
Endereço: Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 - Centro, Nova Friburgo - RJ

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Niterói: Edital de R$ 6 milhões para o Audiovisual está disponível para consulta pública

O lançamento da consulta pública e assinaturas aconteceram no auditório do MAC
(fotos: Luana Dias)
Já está disponível para consulta pública o edital de fomento voltado para o Setor Audiovisual de Niterói. Nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, o prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participaram da solenidade de lançamento do edital, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Na ocasião, também foi firmada parceria com o Oi Futuro para a cessão gratuita de um sistema online de inscrições e avaliações do edital. Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Neves entregou ao presidente da Câmara Municipal de Niterói, vereador Paulo Bagueira, o projeto de lei que prevê a redução da alíquota de ISS para atividades relacionadas ao setor Audiovisual na cidade. Os cineastas Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto também participaram da solenidade.

A Consulta Pública ao edital será feita por meio da plataforma Participa do Governo Federal . A iniciativa tem como objetivo possibilitar a realização de contribuições e sugestões ao edital, por parte da sociedade civil, acadêmicos, classe artística e representantes do setor audiovisual em geral. O texto estará disponível até o dia 15 de janeiro de 2018.
O Programa de Fomento prevê em seu edital investimento de R$ 6 milhões para linhas de ação relacionadas ao audiovisual. Metade dos recursos vem da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA, na Linha Arranjos Regionais. Os outros R$ 3 milhões serão investidos diretamente pela Prefeitura de Niterói.  Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves disse que poderá investir mais recursos, se achar que isso seja necessário.
O ministro e representantes da Caixa Econômica Federal também assinaram a liberação de R$ 1,5 milhão para o início da obras do Museu do Cinema, em Niterói. A verba foi resultado de emenda parlamentar do deputado federal Chico D’Ângelo, também presente à solenidade.
Ministro Sérgio Sá Leitão em discurso
"O programa de fomento à cultura de Niterói envolve uma série de medidas para fazer de Niterói uma referência para o setor, como a redução da alíquota do ISS, a compra de mobiliário e equipamentos para a sala multiuso do Centro Petrobras de Cinema, a construção do primeiro Museu do Cinema do Brasil e ações para que a cidade seja usada como locação para produções nacionais e internacionais. A ideia é a gente incentivar atividades culturais, que são a vocação da cidade. Afinal, a primeira faculdade de cinema do Brasil foi aqui, na UFF. Além disso, Niterói tem um visual belíssimo, e não é só a vista do Rio, tem enseadas maravilhosas e um cenário natural e urbano muito bonitos que podem ser usados como locação para produções audiovisuais”, disse o prefeito.
 Rodrigo Neves lembrou que o programa não se resume ao lançamento do edital.
Paulo Bagueira, presidente da Câmara de Niterói, recebe o
projeto de lei de redução da alíquota de ISS
“Além do edital, nós assinamos hoje o recebimento de recurso da emenda do deputado Chico D’Ângelo, de R$ 1,5 milhão, e esse ano ainda vamos lançar o edital das obras do Museu do Cinema”, concluiu Neves.
 O ministro disse que Niterói é uma das poucas cidades do país que têm um projeto de longo prazo para a área de cultura. Ele lembrou que a cidade terá um orçamento de R$ 40 milhões ano que vem para investir no setor.
“Niterói é tem um projeto de cidade, desenvolvido pelo prefeito Rodrigo Neves, que inclui um planejamento estratégico, uma visão de como Niterói tem que ser no futuro e que tipo de cidade quer ser. E nesse projeto a cultura se insere como um dos principais vetores de promoção do desenvolvimento da cidade. Não apenas na sua dimensão simbólica, mas também com a sua dimensão econômica. Ano que vem Niterói terá um orçamento de R$ 40 milhões para a cultura. Isso para uma cidade com 500 mil habitantes. Tem muita cidade com mais de 5 milhões de habitantes que não tem esse orçamento para a cultura”, disse o ministro.
Logo após o término da cerimônia, o Ministro falou sobre  o calendário das ações previstas no projeto "Niterói - cidade do Audiovisual":
"É o maior edital de fomento já feito em Niterói, na história da cidade no setor da Cultura.  Hoje, o prefeito entregou o projeto de lei redução da alíquota do ISS ao Presidente da Câmara, Paulo Bagueira. Este pedido será protocolado, e a expectativa é que seja votado no primeiro trimestre de 2018. Já o edital de fomento estará a disposição para consulta pública até o final de janeiro, e em fevereiro deverá ser publicado. Os resultados devem ser anunciados até o final do primeiro semestre.  Há também o Museu do Cinema, e a criação da Niterói Film Comission, que ficará encarregada de gerir o Audiovisual, promovendo a cidade como destino de filmagens. E o Centro de Capacitação e Formação, onde é atualmente o Complexo de Cinema. É um conjunto de medidas,  todas já previstas para acontecerem ao longo do primeiro semestre", contou o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
O cineasta Cacá Diegues disse que Niterói tem tradição cultural e grande potencial para ser referência internacional para produções cinematográficas.
“Acho que Niterói pode se transformar em capital do cinema. Pouca gente sabe, mas Niterói foi uma das primeiras cidades do país a serem filmadas e acho que é preciso resgatar essa tradição. O projeto cultural de Niterói é muito bom e espero que dê certo”, disse o Cacá Diegues.
O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, disse que o projeto de lei que reduz a alíquota do ISS para o setor cultural deve ser votado em plenário, na Câmara Municipal, no primeiro trimestre do ano que vem.  
Para o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, o sistema online facilitará o acesso de mais produtores culturais ao edital.
“A utilização de um sistema online dará agilidade às inscrições e à avaliação dos projetos, até então feitas de forma analógica e presencial. Os editais na área de cultura agora serão auditáveis, dando maior transparência ao processo”, destacou o Secretário de Cultura, Marcos Gomes.
No edital, serão beneficiadas obras de ficção, animação e documentários, em curtas, médias e longas metragens nacionais. Serão selecionados também produtos para TV e novas mídias, Mostras, Festivais, Cineclubes, Projeções em Espaços Urbanos e Pesquisa. O investimento contempla ainda ações de capacitação e formação do setor, além de atividades de preservação e memória.
   


terça-feira, 21 de novembro de 2017

Edital de Fomento Audiovisual disponível a partir do dia 30

O Ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, no lançamento do projeto
Niterói, cidade do Audiovisual
(foto arquivo/ Casa da Gente - Luana Dias)
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), e a Ancine vão disponibilizar para consulta pública, a partir do dia 30 de novembro, o Edital de fomento voltado para o setor Audiovisual. A iniciativa tem como objetivo possibilitar a inclusão, no edital, de contribuições da sociedade civil, acadêmicos, classe artística e do setor audiovisual em geral. O Edital de fomento faz parte de um conjunto de medidas voltadas para a produção audiovisual. O objetivo é tornar Niterói uma referência para o setor.
O programa de fomento prevê em seu Edital investimento de R$ 6 milhões para produções audiovisuais. Metade dos recursos vem da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA, na Linha Arranjos Regionais. Os outros R$ 3 milhões serão investidos diretamente pela Prefeitura de Niterói.
Serão beneficiadas obras de ficção, animação e documentários, em curtas, médias e longas metragens nacionais. Serão selecionados também produtos para TV e Web, Mostras, Festivais e Cineclubes. O investimento contempla ainda ações de capacitação e formação do setor, além de atividades de preservação e memória.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Première Brasil, vitrine do nosso cinema

O crescimento do número de títulos brasileiros exibidos é diretamente proporcional ao aumento da produção audiovisual nacional

* Por Cristiana Giustino

"Gabriel e a Montanha" (foto divulgação)
O Festival do Rio está em curso e nele, a Première Brasil, mostra exclusivamente dedicada à produção e coprodução de filmes brasileiros. Além dos longas e curtas de ficção e documentário que concorrem ao troféu Redentor, a mostra também exibe filmes Hors Concours (convidados, não competidores) e Retratos (cinebiografias documentais), todos realizados em 2016 ou 2015. Na edição 2017, estão em exibição 75 filmes. E esse número vem crescendo a cada ano. Em 2016 foram exibidas 48 produções, e em 2015, 34 títulos. O número de filmes inscritos na Première Brasil 2017 também é robusto. Foram 250 inscrições, “o maior número que já tivemos”, disse a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.

Aumento da produção de filmes

Esse fenômeno não se limita à Première Brasil. Os festivais de cinema brasileiros são hoje a principal plataforma de lançamento do cinema nacional e a cada ano exibem mais títulos. Mas como crescem estes números em um contexto de crise? Esse crescimento não vem de hoje. O principal mecanismo responsável pelo aumento da produção audiovisual brasileira chama-se Fundo Setorial do Audiovisual, fundo público de investimento criado em 2006 após anos de demanda dos setores envolvidos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil.
A previsão para 2017 é de um novo recorde de filmes lançados, com destaque para animações
Com a aprovação de Lei 12.485 em 2011 – a chamada Lei das Teles –, o FSA ganhou corpo e é hoje a principal ferramenta de investimento público no audiovisual brasileiro. É um dos fundos federais de melhor execução do país (ainda assim, menos de 70% do valor disponível é efetivamente investido) graças à articulação do setor e de órgãos como a Ancine, e suas reservas chegam a quase R$ 1 bilhão por ano. O investimento é público, porém, com lógica de mercado. O FSA participa das receitas dos filmes nos quais investe até que o valor desta participação seja igual ou maior ao valor investido no projeto.

Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em lançamento recente
(foto Luana Dias)
O Fundo também participa dos chamados arranjos regionais, parcerias com as esferas estaduais e municipais para realização de chamadas públicas locais, como é o caso dos editais SP Cine, dos antigos editais da RioFilme e dos editais de produção previstos no programa “Niterói: Cidade do Audiovisual", lançado no mês passado. 

Mas nem tudo são flores. Mesmo com o aumento da produção, ainda tímido se comparado a outros países com mecanismos similares, muitos dos filmes realizados têm nos festivais nacionais e internacionais sua única plataforma de exibição. Este fato deve-se ao principal gargalo da cadeia produtiva audiovisual do país: a distribuição. Apesar do FSA também prever mecanismos de fomento para este elo, ainda não foram postas em prática soluções efetivas para que os filmes produzidos alcancem um maior número de espectadores.

O que assistir na Première Brasil

A principal característica da produção nacional é a sua diversidade de gêneros, estilos e temáticas. Criamos uma lista de longas em exibição na Première Brasil que expressa essa diversidade.

Gabriel e a Montanha (ficção), de Fellipe Barbosa
Bio (ficção/documentário), de Carlos Gerbase
Eu, Pecador (documentário), de Nelson Hoineff
Henfil (documentário), de Angela Zoé
Entre irmãs (ficção), de Breno Silveira
<<<Severina (ficção), de Felipe Hirsch (ficção)
Praça Paris (ficção), de Lúcia Murat
Legalize Já! (ficção), de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé

Motorrad (ficção), de Vicente Amorim
Dedo na Ferida (documentário), de Silvio Tendler
Iran (documentário), de Walter Carvalho>>>
Açúcar (ficção), de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
Como é cruel viver assim (ficção), de Júlia Rezende
Berenice Procura (ficção), de Allan Fiterman
SLAM: Voz de Levante (documentário), de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D'Alva
Animal Cordial (ficção), de Gabriela Amaral Almeida Première
Boas Maneiras (ficção), de Juliana Rojas e Marco Dutra
Pastor Cláudio (documentário), de Beth Formaggini

Confira a programação completa da Première Brasil no site do Festival do Rio.

*Cristiana Giustino é pesquisadora de conteúdo e analista de projetos culturais



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

FGV lança edital de produção audiovisual

A Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) recebe, até 14 de agosto, inscrições de propostas de documentários curta metragem (até 15 minutos) para participar de um processo seletivo, visando à produção dos filmes. O projeto é voltado a alunos de cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino, que poderão produzir documentários com base no acervo de entrevistas e fotografias da Fundação Getulio Vargas.                                                                
Os interessados devem submeter suas propostas de trabalho tomando como referência as temáticas relacionadas aos projetos "Cientistas sociais de países de língua portuguesa: histórias de vida"; "Futebol, memória e patrimônio" e "Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida", desenvolvidos pelo CPDOC e disponíveis para consulta no portal www.fgv.br/cpdoc.
Serão selecionadas até 12 propostas, cujos autores participarão de oficina prática e teórica, na FGV, de 23 a 26 de setembro. Durante os quatro dias de atividade, será realizado um ciclo de palestras e reuniões de trabalho com documentaristas, técnicos e especialistas no acervo do CPDOC, ocasião em que os alunos terão a oportunidade de debater os seus anteprojetos com esses profissionais e de conhecer melhor o arquivo do CPDOC para sua possível incorporação no roteiro do documentário.
Na última fase de seleção, os interessados terão até 10 de outubro para enviar os roteiros. Quatro deles serão selecionados para produção, que ocorrerá de 3 a 7 de novembro. Pelo período dos cinco dias de edição, os selecionados receberão um pró-labore no valor de R$ 600. O melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 2 mil. O edital e o procedimento de inscrição estão disponíveis no linkhttp://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2014.