quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Samuel Beckett é tema de evento gratuito no Rio

Seminário acontece no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto de 23 a 25 de novembro 

O Espaço Cultural Sérgio Porto irá receber a partir de amanhã, dia 23 de novembro, o Seminário "Em Cia de Samuel Beckett". Com realização da PPGAC/UNIRIO,Hanimais Hestranhos e Projeto Beckett, o evento tem programação gratuita (com distribuição de senhas 30 minutos antes das sessões) e pretende mobilizar um encontro entre artistas e pensadores de diversas áreas, como teatro, música, artes plásticas e literatura, todos em torno da obra e carreira deste dramaturgo e escritor irlandês, um dos nomes mais influentes do século XX.
"Desejamos receber tanto os que já tem intimidade com o trabalho de Beckett como aqueles recém-chegados à obra beckettiana: curiosos, estudantes, artistas e professores. A parceria com o Projeto_ENTRE, que abriu as portas do Sérgio Porto, foi fundamental para que esses desejos ganhassem uma casa", conta Tatiana Motta Lima, coordenadora do projeto.
A programação começa no dia 23, a partir das 14h30, com mesa de abertura tendo como convidados Ângela Materno (UNIRIO), que trará o tema "A dimensão da escuta na escrita de Beckett"; Flora Süssekind (UNIRIO/ Casa de Rui Barbosa), que fará um comentário sobre a correspondência de Samuel Beckett. A professora Isabel Cavalcanti (UFRJ/ UNIRIO) é a terceira a participar da mesa, onde ela dissertará sobre o tema "Quando toda minha poeira baixar, restarão essas coisas que ainda valem à pena". A mediação será de Marcio Freitas (UNIRIO). 
Tatiana Motta Lima

Flora Sussekind
Das 18h às 20h, haverá a exibição de vídeos comentados. às 20h30, têm inicio as "Reações artísticas", onde artistas convidados “reagem” à provocação com uma cena de 15 minutos, baseada em um texto de Beckett escolhido por eles. Nara Keiserman e Teatro Inominável são as artistas que entrarão em cena.
Na sexta, dia 24, às 14h30, a programação começa com a segunda mesa. Irão participar a professora e pesquisadora Michelle Nicié (Faculdade CAL), que trará o tema "Caminhando com Beckett: modos de se mover para nada ou ensaio para recomeçar"; a professora Tatiana Motta Lima (UNIRIO), coordenadora do projeto, que falará sobre "Experiências com hanimais hestranhos: atuar com, em torno, a partir e através d’O Inominável". E Vinicius Torres Machado (UNESP) completa o time, com o tema "É preciso encontrar o fim, é preciso que o fim chegue e no fim será enfim, talvez, a mesma coisa que antes". A mediação será de Diego Reis (UFRJ)
A partir das 17h, será realizada a audição de peça radiofônica "Cascando", com Projeto Beckett e direção de Maria Clara Coelho. Em seguida, será a vez do concerto para 'Violino Solo', com Ayran Nicodemo. À noite, às 19h30, haverá a apresentação da Experiência Cênica “Hentre Hos Hanimais Hestranhos Heu Hescolho Hos Humanos”, com Bruna Trindade, Jeff Lyrio, Leonardo Samarino e Renata Asato, e  direção de Tatiana Motta Lima. 
Peça radiofònica
No dia 25, será realizada a terceira mesa do evento, com Fábio de Souza Andrade (USP), trazendo o tema "Beckett entrevisto: a obra entre línguas"; Helena Martins (PUC-RJ), apresentando "As forças da indigência em Beckett" e Luiz Fernando Ramos (USP), com "A poesia dramática de Fernando Pessoa & Beckett: incursões preliminares". A mediação fica por conta do professor Leonardo Samarino (UERJ). A partir das 17h30 às 19h, serão apresentadas as performances "Fracassa de novo. Fracassa melhor"; "Dias Felizes" e "Doces Bençãos".
Além das mesas e das apresentações, haverá também uma exposição audiovisual da artista plástica Tatiana Blass, e pintura em tempo real com a artista plástica Marina Barrocas. Para a programação completa e mais informações siga a página do Em Cia de Samuel Beckett no facebook e no Instagram, ou ainda pelo email emciadebeckett@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário