sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Arte, Cultura e Esporte para celebrar os 444 anos de Niterói

Teresa Cristina
Os Fuxiqueiros
Shows, dança, exposições, teatro e contação de histórias compõem uma variada programação para comemorar os 444 anos da cidade de Niterói. A celebração começa no sábado, dia 18 de novembro, e se estende até o dia 29, com apresentação de artistas como 14 Bis, Teresa Cristina, Dudu Nobre, Áurea Martins, a Orquestra Aprendiz, Criolo e muito mais. 
"Os Fuxiqueiros", palhaços contadores de histórias, apresentam canções infantis populares, no Horto do Fonseca. Em seguida, às 17h, a cantora Teresa Cristina e o músico Mosquito fazem uma referência aos mestres do samba, em show que terá a abertura do Grupo Estrelato. 


Flavio Venturinni
Ainda no dia 18, às 19h, a Companhia de Ballet de Niterói apresenta um dos seus maiores sucessos: “Choros e Valsas - Um Tributo a Pixinguinha”, com a participação da Orquestra Sinfônica Aprendiz, na praia de São Francisco. No dia 19, domingo, às 16h, haverá uma animada "Batalha de Rimas" do projeto Viva Zumbi - Conexão Favela & Arte, no Horto do Fonseca. Já a orla de São Francisco recebe, a partir das 18h, o show da banda 14 BIS, que traz como brinde, seu ex-integrante Flávio Venturini. A abertura da noite musical fica por conta do cantor niteroiense Igor Carvalho.

Dudu Nobre
Na segunda-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, o sambista Dudu Nobre e a cantora Áurea Martins ditam o ritmo na Praça da Cantareira, em São Domingos, a partir das 18h, em evento que terá a abertura do grupo Sambaí e diversas atividades da cultura negra, como jongo, capoeira, samba, dança afro e charme. 
Orquestra Aprendiz
No dia 21, terça-feira, às 14h30, o Memorial Roberto Silveira (Caminho Niemeyer) recebe a exposição do projeto "Revisitando a Literatura Fluminense", em homenagem ao autor Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris. Também no dia 21, às 19h, a Fundação Municipal de Educação promove a intervenção urbana "Precisamos falar de racismo", na Praça Araribóia. 
Na quarta, dia 22, data do aniversário de Niterói, a festa terá música para todos os gostos. A Praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, será cenário, a partir das 18h, para a gravação do DVD Samba Social Clube, com participações de Zeca Pagodinho, Moacyr Luz e o grupo "Fundo de Quintal".
Zeca Pagodinho
Já o palco do Teatro Municipal de Niterói recebe a Orquestra Sinfônica Aprendiz, com seus 50 componentes, às 19h30, para um grande concerto, que vai celebrar, além dos 444 anos de Niterói, os 10 anos da orquestra e o tombamento do Programa Aprendiz como Patrimônio Cultural do Estado do Rio. O espetáculo terá entrada gratuita. 
Na sexta, 24, a Biblioteca Parque de Niterói, promove o encontro "Palavra e Cidade", das 14h às 18h, com uma palestra da professora emérita da Universidade Federal Fluminense, Ismênia Martins.
Criolo
No sábado, dia 25, um dos maiores expoentes do rap nacional entra em cena: Criolo mostra temas do trabalho “Ainda há tempo”, a partir das 19h, na Praia de Piratininga. A abertura do show ficará a cargo de um dos ícones da cena noturna carioca, o DJ MAM. 
 As Cigarras cantoras Eliane Furlani e Danielle Fritzen serão a atração de domingo, 26, às 10h, com muita contação de histórias e música, no Horto do Barreto.




Esporte e Exposição
O bairro de São Francisco vai abrigar o campeonato "Niterói Skate Contest", das 8h às 18h, no skate Parque Carlos Alberto Parizzi. Além das disputas, o evento contará com a participação de bandas de rock, de rap, ambientação musical com DJs e demonstrações com skatistas profissionais.  
Para encerrar a programação de aniversário da cidade com "chave de ouro", na segunda-feira, 29, às 19h, será aberta a exposição “Caminhando com Janete”, no Museu Janete Costa. A mostra faz uma grande homenagem à arquiteta pernambucana, mas niteroiense por adoção, Janete Costa, que empresta seu nome ao museu. Janete, que escolheu Niterói para viver, dedicou sua longa caminhada ao ofício de valorizar a arte popular brasileira. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário