terça-feira, 21 de novembro de 2017

Coluna Compartilha! - Novembro/2017

Por Washington Araújo

O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni (Centro), com
Augusto Vargas, coordenador de Artes Cênicas, e à direita, o diretor
do INEPAC, Marco Monteiro: Fazenda Colunbandê vai renascer!
Fazenda Colubandê será reaberta no início de 2018 
Um grupo com cerca de 200 artistas de artistas e ativistas culturais gonçalenses realizou o Café Cultural, na pauta uma discussão sobre os rumos da Fazenda Colubandê. O próximo encontro vai acontecer no dia 26 de novembro, das 9h às 11h; e todos terão o que comemorar.
Marcelo Monteiro, diretor do INEPAC, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural confirmou que o secretário estadual de Cultura do Estado, André Lazaroni, vai se reunir com o Governador Pezão a fim de consolidar uma ação conjunta entre a cultura do estado e o Batalhão Florestal. Preocupados com o futuro de um dos maiores patrimônios de São Gonçalo, ativistas culturais de vários segmentos estão se organizando para usar a Fazenda Colubandê como pólo cultural.
Colubandê é uma fazenda colonial localizada no bairro do mesmo nome no município de São Gonçalo. Em seu complexo está presente a casa-grande do século XVIII, e a capela de Sant’Ana, de 1618. O conjunto está tombado desde 1940 como patrimônio histórico nacional. 
Desde a saída do Batalhão Florestal, em 2012, a Fazenda se encontra em situação de abandono. Campo de conflito entre os governos estaduais, federais e municipais, ela vem sendo negligenciada pelo poder público. Em 2015, no mesmo ano em que ocorreram saques na fazenda e a guarita foi abandonada, o juiz federal Fábio Tenenblat emitiu uma ordem de 120 dias para que o Governo de Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentassem projetos de recuperação do patrimônio. As instalações elétricas foram furtadas e todo o complexo está privado de iluminação.
O objetivo é realizar atividades abertas para a população mesmo com o retorno do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA), que teve a sua volta anunciada para o espaço há dois meses.
Preocupado com o estado precário da fazenda, André Lazaroni já declarou todo apoio. Ele solicitou audiência com o governador Pezão (Luiz Fernando Pezão), para as próximas semanas e deverão ser convidados integrantes da ‘ocupação cultural’.
A ideia é que no espaço aconteçam atividades culturais e artísticas com ações de arte-educação, festivais gastronômicos, música, festivais de dança, teatro, eventos literários, mostra de artesanato e de artes plásticas, exibição de filmes, visitas guiadas de escolas e muito mais.
Marcos Monteiro, diretor do INEPAC esteve em São Gonçalo, e está muito otimista com os rumos e a reviravolta no processo de reutilização daquele patrimônio e compreende a importância de toda essa mobilização em torno da reabertura da Fazenda Colubandê.

Ao lado de um dos 50 casais, o secretário de Desenvolvimento Social,
Marlos Costa (foto divulgação)
Prefeitura de São Gonçalo realiza Casamento Comunitário 
O Clube Mauá recebeu mais de 700 pessoas na cerimônia do Casamento Comunitário, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde 50 casais, beneficiários do programa Bolsa Família, oficializaram a união de forma gratuita. O evento aconteceu no bairro  Estrela do Norte.
Para o subsecretário de Transferência de Renda do programa Bolsa Família, Jair Mello, um dos idealizadores do Casamento Comunitário, a noite foi de realização. 
"Tudo o que está acontecendo aqui hoje é fruto de muito trabalho e empenho das equipes do Programa Bolsa Família, e de nossos inúmeros parceiros que doaram seu tempo e seus serviços, para que pudéssemos ajudar essas famílias a realizarem mais um sonho. Só tenho a agradecer ao secretário Marlos Costa, ao prefeito José Luiz Nanci e a todos que se empenharam para que esse dia saísse como nós também sonhamos", disse. 
Com direito a valsa, brinde e a certidão de casamento, a cerimônia emocionou a todos. Pais, mães, amigos e demais convidados destacaram que a noite foi especial tanto para quem acompanhou a trajetória dos casais quanto para quem tornou possível a oficialização da união. 

Luís Erlanger com José Junior e Jorge Espírito Sato, o "Jorjão"
(ao centro) foto: divulgação
Diretor do "Fantástico" deu palestra em Itaboraí
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí recebeu na segunda-feira, 13, o diretor do Fantástico, da Rede Globo, Jorge Espírito Santo para um bate papo sobre “Qual papel da TV diante da difusão das novas tecnologias e, em especial, das redes sociais e do streaming?”. Além de falar sobre sua experiência e apontar novos caminhos a serem seguidos pela TV nos próximos anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o seu surgimento, em 1950, com a criação da TV Tupi de São Paulo, por Assis Chateaubriand, a TV saiu de um papel de coadjuvante, impulsionada pela condição de novidade e, duas décadas mais tarde, pela transmissão a cores, e chegou a quase 100 por cento dos lares brasileiros.
Experiente, com mais de trinta anos na TV, Jorge Espírito Santo enfrentou um desses desafios, recentemente: a renovação da maior revista eletrônica da TV mundial, o programa Fantástico, da Rede Globo, sob sua direção desde 2013. Ele já dirigiu algumas das principais atrações da TV Globo, como Mais Você e Estrelas. Mas o diretor também teve longa passagem por canais Globosat, como o GNT e o Viva, produzindo conteúdo para um público cada vez maior nas TVs por assinatura.

ACONTECE
Secretaria da Mulher realiza evento em parceria com a UFF
A Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), em parceria com o Programa de Extensão UFF Mulher, deu início ao 3º Curso de Extensão de atualização sobre Direitos Humanos, Mulheres, Idosos e Pessoas com Deficiência. Nos encontros, realizados às quartas-feiras no prédio do Ministério Público, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo; os participantes passam por um processo de educação permanente, que possibilita a construção de estratégias de intervenção e possibilita o enriquecimento do domínio sobre o tema. 
O próximo encontro será dia 22, e as facilitadoras serão Karla Patrícia, psicóloga e especialista em Sexualidade e Terapia Familiar pela UGF, e Francine Dias, assistente social e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Uerj.
Lançamento editorial
No próximo dia 24 de novembro, a partir das 18h, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí recebe o lançamento do livro de poemas “Um marginal que voou baixo demais”, do escritor itaboraiense, Saulo Florentino. O evento com entrada gratuita contará ainda com o som do DJ Alex Costa, da Convergência, e ainda venda e assinatura com dedicatória dos livros. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº303, Centro – Itaboraí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário