sexta-feira, 8 de abril de 2016

Niterói realiza Encontros com África

Artistas de Angola, África do Sul e Benin estão entre os destaques do evento gratuito, que acontece até o dia 17 de abril
Companhia de Dança Contemporânea de Angola
Prefeitura de Niterói realiza até o dia 17 de abril têm inicio o projeto "Encontros com África", que celebra o parentesco cultural entre o Brasil e diversos países do continente africano. Artistas angolanos, beninenses, sul-africanos e brasileiros farão apresentações de música, dança, teatro e debates. Os eventos acontecem no Teatro Municipal de Niterói, com entrada franca. 
O projeto pretende estreitar os laços entre Niterói e as diversas culturas africanas que se mantém e se renovam, no constante movimento entre tradição e modernidade. “Neste momento em que o mundo inteiro observa o aumento da intolerância, promover a aproximação com um continente tão presente na nossa história é fundamental. Agradecemos a todos os que estão vindo, generosamente, apresentar sua arte em nossa cidade, dando início ao projeto”, afirma Marcos Gomes, coordenador geral do projeto.
Espetáculo Vida de Vassoureiro
A abertura do projeto aconteceu no dia 7 de abril com a apresentação do grupo de jongo Folha de Amendoeira, em frente ao Teatro Municipal. No palco, a primeira atração internacional foi a Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Na ocasião, houve também o lançamento do site "Malungo eu", que reunirá informações atualizadas sobre artes africanas e que vai facilitar encontros e intercâmbios virtuais entre artistas e públicos dos dois lados do Atlântico.Com perfil colaborativo, o site terá atualizações constantes e também divulgará outras ações e atividades do projeto durante o ano.
A Companhia de Dança Contemporânea de Angola volta ao palco do Teatro Municipal João Caetano na sexta-feira, dia 8. No sábado e domingo, 9 e 10, as atrações são o músico niteroiense Elias Rosa, com o espetáculo “Vida de Vassoureiro”, em que narra causos, superstições e tradições brasileiras; e o cantor beninense John Arcadius, que mostra seu trabalho mais recente, “Vaudou-Mahi”, uma combinação de elementos africanos e jazzísticos.
Entre 13 e 17 de abril, "Encontros com África" dedica-se a Angola. A Fundação Sindika Dokolo realiza em Niterói parte da III Trienal de Luanda, que tem como tema: “Da utopia à realidade: da escravidão ao apartheid”. Na quarta-feira, dia 13, acontece o Fórum sobre Cultura Angolana abordando literatura, artes visuais e música.
DJs do grupo sul-africano "Obrigado"
Na quinta, 14 de abril, o grupo teatral Elinga apresenta a peça “Laços de Sangue”, do autor sul-africano Athol Fugard. Sucesso internacional, a obra apresenta uma metáfora da segregação racial então vigente na África do Sul: em cena, dois irmãos, Zacarias, de pele negra, e Morris, de pele mais clara, filhos da mesma mãe, partilham um modesto quarto num subúrbio pobre de uma cidade sul-africana no tempo do Apartheid; a diferença de suas peles fez com que a mãe lhes desse uma educação diferente e vai determinar suas trajetória e também a relação entre eles.
A música volta ao palco do Municipal na sexta-feira, dia 15 de abril, com o cantor e compositor Ndaka Yo Wiñi, jovem talento que mistura ritmos tradicionais e novas sonoridades. A cantora Anabela Aya faz uma participação especial neste show e também no de sábado, a cargo do cantor Gabriel Tchiema. Um dos mais populares músicos angolanos, Tchiema apresenta um show tão empolgante quanto sua música. Os DJs do grupo sul-africano “Obrigado” encerram esta série dos Encontros comÁfrica fazendo a abertura do show do rapper Emicida no domingo, 17 de abril, às 17h, na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer. 
A entrada de todos os eventos é gratuita, sujeita à lotação do Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário