sábado, 16 de abril de 2016

Devoção e Fé

Festa de São Jorge vai movimentar Niterói e Rio
No dia 23 de abril, uma verdadeira legião de fiéis de São Jorge se reúnem em todo o Brasil e no Mundo para celebrar a data consagrada ao Santo Guerreiro. O CASA DA GENTE traz um resumo da programação prevista nas Igrejas de Niterói e Rio para celebrar a memória litúrgica deste Santo Católico.
Em Niterói, o Padre Wallace Dahan dos Santos, Pároco da Igreja de São Jorge irá conduzir a Festa de São Jorge.  Nos três dias que antecedem o dia dedicado ao Santo, haverá o Tríduo preparatório, sempre às 19h. No dia 20, o tema será "A fé na vida de São Jorge". Já no dia 21, o tema será "A Esperança na vida de São Jorge". Na véspera do dia do Santo Guerreiro e último dia do Tríduo, o tema será "A caridade na vida de São Jorge". No dia 23, a festa do Glorioso São Jorge começa bem cedo, com a Alvorada às 6h da manhã, com fogos de artifício. Em seguida, serão celebradas Missas Campais em frente à Igreja, às 6h30, 8h, 10h30, 12h, 14h e 16h. Às 18h, sairá a tradicional procissão, percorrendo as principais ruas do Centro da Cidade. A Igreja de São Jorge fica na rua Alcides Figueiredo, 16, no Centro de Niterói.
Rio de Janeiro
Na Igreja de São Jorge no bairro de Quintino, no Rio de Janeiro, a programação terá início com o tríduo nos dias 19, 20 e 21 de abril, com missa às 19h. No dia 21, haverá também a apresentação do Livro "São Jorge – o poder do Santo Guerreiro". Já no dia 22, véspera do dia do Padroeiro serão celebradas Missas às 17h e 19h. No dia 23, durante toda a madrugada haverá uma programação intensa: às 2h da manhã, o grupo  "Sambandorando" se apresentará para os fiéis; às 3h30, show com o cantor católico Eliel Júnior; às 04h20, logo após a Adoração ao Santo Guerreiro, haverá apresentação do grupo de teatro de São Jorge. às 5h da manhã, o tradicional Toque de Alvorada, com queima de Fogos e missa conduzida pelo Padre Dirceu Rigo. A partir das 7h até 14h, serão celebradas Missas de hora em hora, com ápice às 16h, quando sairá a Procissão conduzida pelo padre Dirceu Rigo.
Outro ponto tradicional de homenagens ao Santo Guerreiro é a Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Campo de Santana, no Centro do Rio. Neste ano, além do tríduo preparatório, no dia 23 haverá a Alvorada às 5h da manhã, seguida por Missas Campais celebradas de hora em hora a partir das 8h da manhã, com destaque para a Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta. Às 18h, dentro da Igreja, será celebrada a Missa dos Militares. A paróquia irá realizar a procissão do Santo Guerreiro no domingo, dia 1 de maio, logo após a Missa Compromissal. A Igreja fica na rua da Alfândega, 382.

Quem foi São Jorge?
Todos os anos, no dia 23 de abril, as celebrações a São Jorge mobilizam um grande número de fiéis, que prestam homenagens, agradecem e fazem intercessões ao Santo Guerreiro. Na Arquidiocese do Rio, neste Ano da Esperança, a história de Jorge deve ser mais um exemplo a ser seguido na missão de testemunhar a fé e a confiança em Cristo. Mártir, soldado cristão, nasceu no final do século III. Devido à coragem com a qual proclamou sua fé em Cristo, na fidelidade até a morte, sua vida e seu martírio foram narrados com descrições lendárias para valorizar sua valentia e seu heroísmo e para edificar os fiéis. Daí, entre outras, a lenda do cavaleiro que mata o dragão que importunava uma cidade. No entanto, mesmo esta narrativa lendária, pode muito bem ser relida, no contexto atual, como metáfora simbólica da vitória do cristão contra os inimigos, especialmente o demônio, adversário de Deus e da Igreja, pois a vitória que vence o mundo é a nossa fé.
O certo é que São Jorge foi condenado, como tantos cristãos daquela época, por ter-se renegado a reconhecer e adorar os deuses do império romano. Após superar vários tormentos e cruéis torturas, foi decapitado como soldado e atleta de Cristo de Jesus, tornando-se, desde então, herói da fé. 
A morte se deu em Dióspolis, em Lida, na Palestina, no início do século IV. O papa Bento XIV reconheceu São Jorge como padroeiro da Inglaterra. Ele é modelo de coragem e de valentia em meio às perseguições dos inimigos de Cristo e de sua Igreja.
(fonte: site da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário