quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Transformando o cinza em cor

Estudantes de arquitetura e urbanismo colorem a cidade
Por Luana Dias
Quem pára alguns minutos na calçada do Centro de Niterói aguardando o sinal para atravessar a rua se surpreeende ao ver desenhos e mensagens deixadas nas caixas cinzas dos semáforos. Estas intervenções são resultado do “Manifesto Zebra”, realizado em ocasião do EREA Niterói - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, em abril de 2013, organizado pela FeNEA, Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Participam estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo o país, além de alunos de outros cursos.
“A ideia de colorir os semáforos surgiu a partir de uma oficina que propunha a apropriação de espaços e paisagens públicas a fim de distribuir arte e cores à cidade, além de reafirmar que esses espaços não devem ser invisíveis, nem inutilizados. Colorir as caixas de semáforos foi uma forma que pensamos, então, de mostrar que as caixas estão ali, cinzas, sem nenhum atrativo visual, muito menos favorável ao ambiente urbano. Pintados, chamam atenção de pedestres, de moradores, de jornais, de todos” afirma a Comissão Organizadora do Erea Manifesto Zebra.
Com estas obras, o grupo espera ter ajudado e inspirado mais pessoas para o questionamento de modelo de cidade que vivemos, “propondo novas atuações que façam desse ambiente urbano tão desigual e cinza, mais democrático, artístico e colorido”.
É possível conhecer mais sobre o grupo na página do EREA Niterói https://www.facebook.com/EreaNiteroi2013 e no perfil José Listrado https://www.facebook.com/jose.listrado que é o símbolo do Manifesto Zebra, ou ainda através do e-mail ativa.ereaniteroi@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário