quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cinema que une fronteiras

 13ª edição do Curta-SE apresenta filmes do Brasil, América Latina e Península Ibérica
Público assiste a uma sessão do Curta-SE 13
Um festival simpático, ensolarado e fresco como a brisa que sopra nos seis quilômetros da bela praia de Atalaia, um dos cartões postais de Aracaju. Assim foi a 13ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), realizado nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Estância entre os dias 16 e 27 de setembro.
Com mais de 100 filmes entre curtas e longa metragens, workshops, palestras, mesas redondas e rodada de negócios, o festival atraiu os olhares artistas, cineastas, profissionais e amantes do cinema do Brasil e do mundo para o Nordeste. Com a temática de ‘Cidades Criativas’, o Curta-SE teve como proposta central despertar nas pessoas discussões e questionamentos sobre as soluções criativas existentes no local em que se vive.
“Tivemos a ideia ano passado,  de chamar atenção das pessoas para a melhora da qualidade de vida e para a evolução das cidades em diferentes movimentos criativos das cidades: econômicos, culturais, de mobilidade, meio ambiente, entre outros, o tema culminou com essas manifestações que se deram posteriormente”, explica Rosângela Rocha, diretora Executiva do Curta-SE.
As irmãs Deyse e Rosangela Rocha, do Curta-SE, ao lado de Luana Dias, do Festafilm e Antonio Costa Valente, do Festival de Avanca
Contando com mais de 40 apoiadores, o Festival conta também com parcerias internacionais, tais como o Festafilm Montpellier – festival de cinema lusófono e francófono que é realizado todos os anos no Sul da França; e com o Festival de Avanca, em Portugal. Os filmes premiados no Curta-SE são exibidos em mostras especiais nestes Festivais.
Neste ano, o festival bateu recordes de inscrições internacionais, 158 vindas da Espanha, Argentina, Portugal, e Venezuela. Ao mesmo tempo, cresceu em 27% o número de filmes sergipanos inscritos cresceu 27% . São Paulo, mais uma vez, foi o estado brasileiro com o maior número de produções inscritas, 154, seguido pelo Rio de Janeiro, com 141 obras.
         Para saber mais sobre o Festival e conhecer os filmes participantes e premiados, basta acessar o site http://curtase.org.br/.

Luana Dias viajou para o 13º Curta-SE à convite do Festafilm – Festival de Cinema Lusófono e Francófono de Montpellier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário