quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Niterói em campanha de combate à Dengue

Prefeito Rodrigo Neves lança a campanha "Niterói contra a Dengue"
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde, Chico D'Angelo, lançaram no início deste mês de outubro a campanha "Niterói Contra a Dengue". O trabalho, que envolverá ainda outras secretarias, como a de Conservação e Serviços Públicos, de Educação, Ciência e Tecnologia, e a de Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), será coordenado por seis comitês regionais.

Esses grupos ficarão nas policlínicas do Centro, de Santa Rosa, do Fonseca, do Largo da Batalha, de Itaipu e da Engenhoca, e se reunirão mensalmente para discutir as necessidades de cada região, a fim de combater a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia de dengue no próximo verão. 

"O combate à dengue é trabalho de prevenção. Se a gente não faz a limpeza, não cuida das casas, o mosquito ressurge no verão", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Entre as ações contempladas pela campanha, estão parcerias entre a Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação para a realização de atividades educativas nas escolas; trabalhos de conscientização em canteiros de obras, que costumam ter entulhos que podem acumular água; e o reforço dos mutirões intersetoriais.

"Como o mosquito tem hábitos domésticos, é preciso que cada morador de Niterói nos ajude nesta batalha. Se uma rua inteira faz corretamente a prevenção, mas um vizinho não faz a sua parte, aquele trabalho é todo perdido. Outro problema muito grave é o das casas abandonadas", explica o secretário de Saúde Chico D'Angelo.     

O Disque Dengue - (21) 2621-0100 - continuará sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas dos agentes de endemias e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 14h.

"Não deixe de receber o agente de endemias em sua casa. Esse é um trabalho fundamental para o combate à dengue. Em caso de dúvidas ou para confirmar a identidade do agente, basta ligar para o CCZ, no (21) 2627-9284", orienta o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco de Faria Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário