quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Recontando: onde as crianças são levadas à sério

A jornalista Simone Ronzani e o Conselho Editorial Mirim

Um site de notícias para crianças com foco nas questões do dia a dia, do Brasil e do Mundo, devidamente separadas por editorias. Essa é a proposta do Recontando, iniciativa com seis meses de existência, mais de 220 mil acessos e mais  22 mil fãs na página do Facebook. Com o recurso da animação e narrativas contextualizadas, o formato pioneiro
e inovador nasceu em conjunto com o projeto final da Pós-Graduação em Gestão do Entretenimento da jornalista niteroiense Simone Ronzani, mãe de Henrique, hoje com 8 anos.
“A ideia nasceu em dezembro de 2009, quando levava o meu filho para comprar o presente de Natal. Junto da frustração do presente não comprado, chegaram as perguntas sobre o incêndio que interditara o shopping. As primeiras informações do rádio não foram suficientes para Henrique, que fez questão de saber todos os outros detalhes apurados no jornal do dia seguinte”, conta Simone.
Desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013, na Escola Nossa, em
Niterói, o projeto-piloto de Conteúdo Transmídia teve sua metodologia aprovada por 91 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
"A transversalidade, inerente ao noticiário, abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares e as dinâmicas em sala de aula, por sua vez, reforçam a apreensão das informações recontadas e dos conceitos trabalhados nos episódios", resume Simone Ronzani.
Todos os episódios que vão ao ar no site passam ,necessariamente, pelo crivo do Conselho Editorial Mirim. Formado por Henrique Ronzani e três amigos: Luisa Sodré, Gabriel Palma e Manoela Pinheiro, o grupo se reúne, semanalmente, depois da escola para executar a fundamental tarefa. Para conhecer o projeto, acesse: http://recontando.com/



2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Sou Fernando Camargo e trabalho em uma editora aqui de São Paulo.

    Temos interesse em utilizar um texto de vocês.

    Poderiam nos contatar via e-mail ?
    fernando.camargo@oup.com

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando.

    Entraremos em contato por e-mail.

    Um abraço,

    Equipe Jornal Casa da Gente

    ResponderExcluir