quarta-feira, 19 de julho de 2017

Quem foi Lima Barreto?

O professor André Dias faz um perfil do escritor, que será homenageado na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty
Eleger Lima Barreto como autor homenageado da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP – em 2017 é franquear aos leitores contemporâneos o acesso a uma das vozes mais potentes da literatura brasileira de todos os tempos. O escritor carioca, em seus breves 41 anos de vida, soube como poucos desafinar o coro dos contentes através de uma obra diversa, distante dos contorcionismos lingüísticos que, via de regra, grassavam nos meios intelectuais e artísticos do Brasil do início do século XX.
É bem verdade que certa parte da crítica literária atribuiu a Lima Barreto a pecha de escritor desleixado. Tal juízo deixa entrever, de um lado, a submissão da crítica a uma linguagem de cartola e fraque e, de outro, a miopia analítica dos que insistiam em avaliar a obra do romancista exclusivamente a partir de sua biografia acidentada e boêmia.
Dono de estilo livre dos “bons modos literários”, pioneiro em dar protagonismo aos pobres que tanto desconforto provocavam nas perfumadas elites brasileiras, Lima Barreto conheceu bem os desafios de transitar entre mundos. Ao mesmo tempo em que participava dos debates intelectuais e da vida literária nos cafés do Centro da cidade, à noite, retornava para sua “Vila Quilombo”, situada no bairro de Todos os Santos, subúrbio da Central. Lima Barreto era negro numa sociedade em que as classes hegemônicas se pretendiam brancas. Alcoólatra em um mundo que se supunha regido pela razão positivista. O escritor viveu de modo intenso a experiência da cisão e essa vivência se consubstanciou em matéria de memória para sua produção literária.  O criador do major Policarpo Quaresma escreveu cartas, diários, crônicas, contos, sátira e romances. Transitou com denodo pelas diversas formas do gênero narrativo, sendo o seu móvel principal a preocupação em construir uma obra densa e profundamente humana nas suas potencialidades de algumas grandezas e muitas contradições. 
Após sua morte, em 1922, Lima Barreto e sua obra passaram por uma espécie de exílio imposto pelo silêncio, entre outras razões, pela indiferença de parte da crítica que pareceu não compreender bem seu legado e pela inaptidão de um mercado editorial provinciano e ávido por novidades. Foram precisos quase trinta anos para que, nos anos de 1950, as mãos firmes de Francisco de Assis Barbosa em parceria com Antônio Houaiss e M. Cavalcanti Proença reabilitassem para o público a obra de Lima Barreto. Hoje, uma nova geração de estudiosos e leitores tem a oportunidade de se debruçar sobre a obra de um autor incontornável para todos aqueles que pretendem pensar com profundidade a cultura brasileira do passado e do presente. 
Em um tempo em que a desfaçatez e o cinismo dão o tom dos rumos do país é mais do que necessário voltar à obra de um dos maiores dissonantes que a literatura brasileira já produziu. Viva Afonso Henriques de Lima Barreto, escritor brasileiro!
André Dias é Professor de Literatura Brasileira e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele é autor do livro "Lima Barreto e Dostoiévski: Vozes Dissonantes", Editora da UFF, 2012. A 15ª Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP acontece de 26 a 30 de julho, na cidade de Paraty, no sul do Estado do RJ. Para conhecer a programação completa, acesse: http://flip.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário