Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 10 de abril
Estão abertas as inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). São 25 mil vagas em todo o estado, sendo mais de 1.500 para as unidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, com aulas de formação nas áreas de Informática, Beleza, Mecânica de Automóveis e Carpintaria. Os interessados têm até o dia 10 de abril para se inscreverem pelo site www.faetec.rj.gov.br. As vagas serão distribuídas por sorteio, marcado para o dia 12 de abril.
Nas três unidades da FAETEC de Niterói são oferecidas, ao todo, 713 vagas. Para a Armando Valle Leão, no Rio do Ouro, há 60 para o curso de Depilador e outras 60 para o de Manicure e Pedicure. Na unidade Pendotiba, localizada no Largo da Batalha, estão abertas as inscrições para os cursos de Ambiente Windows I (48 vagas) e Windows II (80).
Já na unidade Henrique Lage, instalada no Barreto, estão disponíveis cinco cursos na área de Informática: Excel Avançado (60 vagas), Ambiente Windows I (195), Ambiente Windows II (120), Instalador e Reparador de Redes de Computadores (15) e Montador e Reparador de Computadores (15). Há, ainda, disponibilidade para os cursos de Aperfeiçoamento em Injeção Eletrônica e GNV (20) e NR10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (40).
As vagas no município de São Gonçalo estão distribuídas entre as unidades Colubandê – com cursos de Excel Avançado (61 vagas), Ambiente Windows II (160) e Montador e Reparador de Computadores (40) – e Gradim, na qual são oferecidas vagas para Excel Avançado (50), Ambiente Windows I (50), Windows II (75) e de Montador e Reparador de Computadores (50).
Em Itaboraí, estão disponíveis 25 vagas para Carpinteiro de Telhados, além dos seguintes cursos da área de Informática: Excel Avançado (25 vagas), Ambiente Windows I (125), Ambiente Windows II (125), Instalador e Reparador de Redes de Computadores (25) e Montador e Reparador de Computadores (25).Os cursos de qualificação profissional duram em média dez semanas e os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos. Os alunos que entrarem nesta 2ª rodada de 2016 poderão concorrer a oportunidades para trabalhar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, por meio de uma parceria firmada o Comitê Rio 2016 e a FAETEC.
"Além da qualidade, esses cursos de curta duração preparam o aluno para ser um bom profissional em pouco tempo e aumentam as chances de arrumar um emprego, inclusive, em tempo de trabalhar na Olimpíada, que começa em agosto" afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, à qual a FAETEC está vinculada.
O presidente da FAETEC, Wagner Victer, informa que estão abertas oportunidades para vários outros cursos que demandam profissionais qualificados e são muito procurados, como Mecânico de Motores a Diesel, Informática, Operador de Telemarketing, Organizador de Eventos e Recepcionista.
"Juntando as duas primeiras rodadas de vagas abertas em 2016, em menos de seis meses a FAETEC ofertará quase 100 mil vagas em cursos profissionalizantes em todo o estado do Rio de Janeiro. A quantidade de profissionais que sairão prontos para o mercado de trabalho é enorme – destaca Victer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário