Campanha de conscientização chega à 5ª edição alertando consumidores sobre qualidade e benefícios do pescado
Com o objetivo de reforçar os benefícios do pescado na alimentação e o que deve ser observado na hora da compra do produto, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) está promovendo a 5ª edição da campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, realizada tradicionalmente na Semana Santa. O evento já começou em Mangaratiba e Paraty, e chegará aos municípios de Angra dos Reis, Niterói e Rio de Janeiro na próxima quinta-feira, 24. Angra vai ganhar, ainda, novidades este ano: uma nutricionista, que explicará a importância do pescado na alimentação saudável; e um show de encerramento, no Sábado de Aleluia, dia 26.
A ação é resultado de parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio), o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ), o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (a qual a Fiperj é vinculada).
Em Mangaratiba e Paraty, o evento é itinerante e começou na segunda-feira, 21, se estendendo até a quinta-feira, 24, com distribuição de folhetos informativos em pontos comerciais. Já os locais de comercialização do Rio (Colônia de Pesca Z-13, em Copacabana), Niterói (Mercado São Pedro) vão participar entre 7h e 13h da quinta e sexta-feira, 24 e 25. Em Angra, acontecerão ações educativas e oficinas de gastronomia entre os dias 24 e 26 (quinta a sábado), das 07h às 16h.
Atrações - Como parte das atividades interativas desta edição, o grupo Dança CCC, com dois casais nos papéis de um cozinheiro, uma nutricionista, uma dona de casa e um peixeiro, vai animar o público dos mercados de Niterói, na quinta-feira, e Copacabana, na sexta, ao som de músicas que tinham como tema o mar e a pesca. Um casal de atores do Grupo Singulares de Teatro, de Niterói, também passará pelos locais interpretando o peixe fresco, próprio para consumo, com as guelras vermelhinhas, e o peixe podre, impróprio para o consumo.
Angra dos Reis - Em Angra, entre os dias 24 e 26, vai acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a Oficina de Gastronomia. Em um estande da campanha, na Praça Zumbi dos Palmares, um chef de cozinha vai ensinar receitas especiais à base de pescado ao público que quiser participar. Serão quatro aulas por dia, com diferentes pratos. O encerramento da ação será no Sábado de Aleluia, dia 26, em Angra dos Reis, com o show do Flávio Venturini, às 20 horas, na praça.
A ação conta com banners e adesivos indicando as características das principais espécies de pescado consumidas no estado; distribuição de folhetos, com dicas de como escolher o pescado fresco (como guelras vermelhas e olhos e escamas brilhantes), e com receitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário