Fotógrafos profissionais e amadores terão a chance de participar de uma exposição coletiva
Primeira edição foi um sucesso (foto divulgação) |
O projeto colaborativo "Instante", criado em agosto de 2015, é composto por uma série de encontros que oferecem aos fotógrafos profissionais e amadores a chance de exporem em locais alternativos da cidade do Rio de Janeiro suas imagens impressas, contarem suas histórias e ouvirem outras tantas. As inscrições para a segunda edição do projeto estão abertas até este sábado, dia 26, e os interessados deverão preencher e enviar o formulário do link http://instantemostras.wix. com/instante#!inscricoes/gwwg1, em seguida enviando as fotografias inscritas para o email instantemostras@gmail.com
A próxima edição do projeto acontece na Casa Beludi, localizada no Cosme Velho. Um espaço de convivência que abriga diversas iniciativas culturais, além de hospedar brasileiros e estrangeiros de todas as partes.
O tema da segunda edição de "Instante" é "Transformação". O desafio será retratar as transformações que o tempo e/ou o homem provocam. A partir de tema pré-definido, os fotógrafos amadores ou profissionais inscrevem suas fotos que são analisadas e selecionadas por uma comissão composta por três profissionais: Abaete Palma, fotógrafo e diretor técnico, Bruna Prado, fotojornalista e criadora da EP Galeria, e Denise Ricardo, fotógrafa e coordenadora de fotografia do SENAC-RJ.
Em caso de seleção, o fotógrafo paga pela impressão de sua imagem e montagem da mostra, além de colaborar com a divulgação da iniciativa. A abertura da mostra consiste em um encontro entre expositores e interessados em fotografia para uma série de atividades: oficina, bate-papo, leitura das imagens, leilão informal. Posteriormente, a mostra fica aberta à visitação por duas semanas.
Primeira edição
A primeira edição do projeto aconteceu na Fundição Progresso (Espaço de Criação Intrépida Trupe), reunindo cerca de 60 pessoas. Além da mostra de 16 fotografias impressas, o encontro contou com a presença dos 10 fotógrafos expositores selecionados e outros 2 convidados que falaram sobre suas imagens em um bate-papo com a comissão de seleção do projeto. O evento ofereceu ainda uma oficina de fotografia para crianças e adolescentes, além de música ao vivo com o pianista Daniel Mussato.
Colaboração e democratização
Todos os envolvidos na realização da iniciativa são colaboradores, assim como são os fotógrafos selecionados ao contribuírem com a impressão, montagem e divulgação da mostra.
Bruna Prado, fotógrafa integrante da comissão de seleção, considera esta uma "excelente oportunidade de democratização das paredes do Rio para todos exporem os seus talentos fotográficos.". Além de reunir pessoas que se interessam por fotografia e querem ouvir os relatos de fotógrafos sobre suas fotos, o projeto é “uma forma de inserir os fotógrafos em redes de informação com objetivo de orientá-los para a demanda de criação e produção de imagens", afirma Abaete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário