quarta-feira, 23 de julho de 2014

Um mundo para ver



Foto da exposição (divulgação/ Javier Solis)
Fotógrafo colombiano expõe trabalho na Sociedade Fluminense de Fotografia

A Sociedade Fluminense de Fotografia  (SFF) apresenta a exposição individual “Flor – Um Mundo Para Ver”, do fotógrafo colombiano Javier Solis.  O trabalho que fica em cartaz até o dia 10 de agosto na Galeria Jayme Moreira de Luna pode ser visitado diariamente, de 9h às 19 horas e aos sábados de 9h às 13 horas.
A mostra, a segunda individual do artista na SFF, reúne 12 fotografias em preto e branco onde retrata o dia a dia de Flor, uma cantora deficiente visual que trabalha nas ruas de Bogotá, capital da Colômbia. A coletânea de fotos, todas feitas com máquinas analógicas, foi feita ao longo de dois anos, durante a caminhada que Javier fazia de casa para o antigo trabalho, no Ministério da Fazenda colombiano.
“Passava por ali todos os dias, sem dar atenção ao ambiente urbano,  até que um dia resolvi fotografar e desde então, nunca mais passei por ali, sem avaliar o ambiente e buscar um novo ângulo para fotografar o trabalho de Flor que acabou virando uma grande amiga. Os cartazes colados numa parede ao fundo de onde Flor trabalhava, também aguçaram a minha criatividade e a vontade de continuar fotografando o trabalho dela”, explica Javier, que em seu trabalho, traça um paralelo do cotidiano de Flor com os títulos dos cartazes que, em sua maioria, anunciavam peças de teatro e shows musicais.
Para o fotógrafo Antonio Machado, que preside a Sociedade Fluminense de Fotografia, o trabalho de Javier tem como base o cotidiano do seu país. “Em 2011, durante o Encontro com a América do Sul, ele expos pela primeira vez na SFF com  “Carnaval em Preto e Branco”, que nos chamou muito a atenção pelo uso da fotografia analógica e em preto e branco. Estamos tendo a oportunidade de trazê-lo de volta a Niterói. A sua exposição, dessa vez retratando o dia a dia de uma deficiente visual,  acontece, coincidentemente, quando iniciamos a organização do primeiro curso de fotografia voltado para deficientes visuais”, afirma ele.
A exposição fica em cartaz de segunda a sexta-feira, de 9h às 19 horas, e aos sábados de 9h às 13 horas, até 10 de agosto, na Galeria Jayme Moreira de Luna . A Sociedade Fluminense de Fotografia  fica na rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 2620 1848 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário