domingo, 15 de setembro de 2019

Coluna Compartilha! Edição de Setembro - 2019


Por Washington Araújo

Escritores de São Gonçalo como Aimee Oliveira e Lorrany Aguiar marcaram
presença nessa Bienal do Livro no Riocentro
Autores brilham na Bienal do Livro e se preparam para Feira em São Gonçalo
Escritores gonçalenses, há muito tempo na estrada, vem mostrando suas qualidades. É o caso de Antônio Júnior, professor e editor proprietário da Oba! Editora  que encantou a muitos na Bienal com os lançamentos editoriais "Gato Burguer", voltado para o público infantil; "Smoking cobras", sobre ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial e, por ultimo, a HQ "Yellow Woodpecker", que trata do meio ambiente com a obra de Monteiro Lobato.
A coluna parabeniza aos centenas de gonçalenses que não mediram esforços devido à distância e foram à Bienal Internacional do Livro. Dentre eles, Aimée Oliveira que lançou “Invisível” e é também autora de “Pela Janela Indiscreta”, outro título muito procurado na Bienal. Quanto a outros autores gonçalenses que estiveram no evento, Mário Quintanilha é autor de cinco coletâneas incluindo “Cicatrizes na Alma”, seu título mais festejado; e a precoce, Lorrany Aguiar que lançou “Wonderwall, Meu Protetor”.
Surge, portanto, uma geração de jovens autores que traz um novo olhar para a literatura de São Gonçalo. São escritores, ilustradores e editores que vão brilhar também em outubro, na Feira Literária de São Gonçalo, a excepcional oportunidade para que novos autores, editores e ilustradores. 
  
Acompanhado de alunos da Rede Municipal, o professor Fernando
Peres, Subsecretário Municipal, esteve na Bienal do Livro, e debateu
temas da sua área 
Secretaria de Educação e estudantes participaram de debates 
Quem esteve no Riocentro foi Fernando Peres, Subsecretário de Planejamento Educacional da Secretaria Municipal de São Gonçalo. A convite da Fundação Municipal de Educação de Niterói, o professor e educador participou do debate "Competências e atribuições dos municípios na Educação", realizado no pavilhão laranja da XIX Bienal Internacional do Livro. Um grupo numeroso de alunos da Rede Municipal de São Gonçalo prestigiou o evento e conheceu o universo da literatura. Parabéns ao amigo Fernando Peres!


Eleições para o Conselho Tutelar 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará no dia 6 de outubro a eleição para conselheiros tutelares. Este é o segundo ano de eleições unificadas, onde todos os municípios do Brasil realizarão o processo num mesmo padrão.
A Conselheira de Itaboraí Rosana Noronha explica que a função de Conselheiro Tutelar engloba uma gama variada de atribuições conferindo ao profissional ampla atuação na comunidade em que atua: “Quando os conselheiros recebem uma denúncia, após a confirmação da violação de direitos, cabe ao órgão aplicar medidas de proteção. Nós, Conselheiros Tutelarestemos que saber ouvir e entender os casos que nos chegam, pois cada um tem direito a um atendimento personalizado”, explica.
O Conselho Tutelar foi criado no dia 13 de julho de 1990, como resultado da Lei 8.069, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o Guia de Orientações formulado pela Secretaria de Direitos Humanos - SDH, poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
O mandato de um Conselheiro Tutelar é de quatro anos e o candidato deverá ter no mínimo 21 anos de idade, deve residir no município em que é candidato e ter o Ensino Médio completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário