segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Agroecologia em alta


Prefeitura irá criar políticas de incentivo à produção rural urbana na cidade

Quem está em plena área urbana de Niterói nem imagina que em locais bem próximos ao agito da grande cidade existe um cinturão de produtores rurais e com estrutura familiar que além de produzirem de forma sustentável, ainda ajudam a preservar as áreas  em que estão instalados. Para fomentar esse segmento e impulsionar esse setor, a Prefeitura de Niterói vai criar políticas públicas de apoio a Agroecologia para incentivar e fomentar a produção rural urbana na cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante reunião com representantes deste segmento; ele propôs a criação de um grupo de trabalho para que, já neste mês de setembro, o projeto comece a ganhar forma.
Entre os benefícios estarão a criação de oportunidades para o escoamento interno da produção, abertura de linha de crédito para os agricultores, incentivo para comercialização e criação de um selo de qualidade e certificação.
Niterói tem hoje cerca de 68 produtores rurais diretos e 102 indiretos, trabalhando em sítios ou chácaras em corredores produtivos em localidades como: Muriqui, Pendotiba, Sapê, Rio do Ouro, Chibante, Vila Romana, Alto do Muriqui, Jacaré, Várzea das Moças e Engenho do Mato. Nesses locais, entre outras coisas, são produzidos queijo e leite de cabra, frutas e hortaliças, e cogumelos shitake.

“Estamos criando o grupo de trabalho para o programa de apoio ao produtor urbano”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves. “Vamos regulamentar a agroecologia em Niterói de forma que o segmento fique garantido e tenha perenidade. A certificação é muito importante, mas até que se tenha o selo podemos criar outras iniciativas que possam dar suporte aos produtores. Atuaremos de acordo com as necessidades. Os produtores precisam desse incentivo”. reforçou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou que vai se reunir com os representantes dos produtores e das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social para traçar o planejamento para apoio aos produtores e regulamentação do selo.
“Niterói tem um bom mercado consumidor. Assim como fizemos com o selo cervejeiro, também vamos dar apoio aos produtores rurais da cidade. Vamos estudar a forma de legalização, certificação e também podemos intermediar financiamento com agências de fomento. É mais uma forma de movimentar a economia da cidade e promover emprego e renda”, disse o secretário.
Representantes do Instituto Agroecológico de Niterói destacaram a importância deste tipo de incentivo para os produtores para serem efetivamente regulamentados e incluídos no cadastro de economia familiar.
“Com esse incentivo, muitos agricultores poderão trabalhar somente com suas produções. São trabalhadores que cuidam para que não haja degradação ambiental, produzindo de forma sustentável”, destaca Ricardo Nery, presidente do Instituto Agroecológico de Niterói.

O publicitário  Matheus Moraes iniciou sua produção de shiitake  na sua propriedade  no Muriqui .Para ele a possibilidade de poder futuramente vender um alimento saudável, e livre de qualquer agrotóxico produzido de forma totalmente sustentável.
"A venda é muito importante  , mas estamos querendo repensar também essa relação com o alimento  e podemos começar levando isso para as escolas porque as crianças são os melhores para aprender " disse Matheus.
Andreia Daflon é analista de sistema e planta ora-pro-nóbis em sua propriedade .
"A mentalidade das pessoas está mudando. Estão começando a querer saber da origem e como é produzido. Estamos caminhando para tentar profissionalizar nosso trabalho, mas  nosso papel como defensores e produtores que  preservam o meio ambiente é de fundamental importância", disse Andreia.
O francês Jean Pierre Fallet, que mora há 45 em Niterói, é outro produtor que faz parte do pólo na cidade. Residente em uma propriedade no alto do Muriqui, ele fabrica queijos com a base de leite de cabra de forma artesanal, mas seguindo um padrão de qualidade e técnicas francesas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário