segunda-feira, 22 de julho de 2013

Escolas de Niterói sonham com sambódromo

           Antigo sonho dos sambistas de Niterói, o plano de construção de um local permanente para os desfiles das agremiações da região volta a ser colocado em prática. A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) está fazendo um abaixo assinado com as 38 filiadas e setores organizados da sociedade para sensibilizar as autoridades a incluirem o projeto no Plano de Revitalização do Centro da cidade. 
           O ponto considerado ideal pelos sambistas seria uma área deserta situada atrás da Colonia de Pescadores e o Departamento de Hidrografia Naval (DHN) na divisa do Centro com a Ponta da Areia. Segundo os dirigentes, o local de desfiles não precisaria ter dimensões grandiosas como no Rio, mas tamanho proporcional às necessidades das agremiações. 
           Há quatro anos, os dirigentes da Uesbcn vem mantendo intercâmbio com sambistas de cidades onde já existem sambódromos para saber sobre os projetos como forma de criar um modelo que atenda os anseios dos representantes das agremiações. Uma visita chegou a ser feita a Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense, um dos municípios que tem estrutura fixa de desfiles. Um outro local pesquisado pelos dirigentes da Uesbcn foi Campos, que ganhou área própria para a apresentação em 2012. 
        "Achamos que  por tudo que se conseguiu com a revitalização, com tantos personagens ilustres e Carnavais memoráveis, Niterói já necessita de uma área própria", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado. Além da pista de desfiles, o sambódromo da cidade teria barracões anexos para a montagem de alegorias e confecção de fantasias. A proposta da Uesbcn é conseguir, nos próximos dias, o maior número de adesões possíveis ao projeto e apresentá-lo, em breve, aos governantes.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário