segunda-feira, 22 de julho de 2013

Carnaval 2014 : definida a ordem dos desfiles das Escolas de Samba

Por Luana Dias


Nem a chuva que caia naquela segunda-feira no Rio espantou a animação dos milhares de sambistas que compareceram à festa do sorteio da ordem de desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A e Especial, promovida pela Liesa e a Riotur. O evento – realizado no dia 8 de julho na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro – marcou mais uma etapa dos preparativos para o Carnaval 2014. O sorteio teve início com as Escolas do Grupo de Acesso A, onde Niterói e São Gonçalo estão representadas pela Unidos do Porto da Pedra, a Acadêmicos do Cubango e a Unidos do Viradouro.
Para manter o equilíbrio entre os dois dias de desfile, o sorteio foi realizado em duas partes : na primeira, formaram-se pares para saber o dia em que cada escola desfilaria. Porto da Pedra e Cubango se enfrentaram nesta fase, e a Cubango levou a melhor, podendo escolher o sábado como seu dia de desfile. Por ser a vice-campeã do Carnaval 2013 do Grupo A, a Viradouro – por conta do regulamento e decisões da Lierj – ficou fora do sorteio de pares, e com vaga garantida na noite de sábado.
Na segunda parte do sorteio, foi definida a ordem do desfile : Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar na sexta-feira ; Viradouro será a quinta escola de sábado, e Cubango, encerrando o carnaval do Grupo de Acesso, será a nona e última escola a entrar na avenida. O presidente da verde-e-branca, Olivier Luciano – o Pelé – estava confiante com a responsabilidade de encerrar o desfile do Grupo A :
« Os melhores resultados que a Cubango conquistou nos últimos dez anos foram encerrando desfiles : em 2002, como campeã do Grupo B, em 2009, conquistando o 4o lugar, e neste ano, temos a certeza de que com o retorno a um enredo africano, a escola irá mais uma vez trazer um belo desfile para a Avenida », afirmou logo após o sorteio.
Tranquilo do início ao fim do sorteio, Gusttavo Clarão, presidente da Viradouro, também estava satisfeito com a posição da sua escola : 
« Ser a quinta escola a entrar na avenida no sábado é ótimo pra nós, vamos trazer um grande desfile para Sapucaí », prometeu, rodeado de sua diretoria.
 
Grupo Especial : troca-troca e equilíbrio de « gigantes »      
Em seguida, foi a vez das Escolas do Grupo Especial entrarem em cena : como aconteceu no Grupo de Acesso, o primeiro sorteio foi realizado em pares, garantindo o equilíbrio entre as noites de domingo e segunda-feira. Em seguida, cada escola tirava a sorte na ordem do desfile.
Presidentes das escolas, celebridades e baluartes se revezavam no sorteio. Destaque para o ex-jogador de futebol Zico - que será homenageado pela Imperatriz – que garantiu a quarta posição na noite de segunda, e que coincidentemente comemorará seu aniversário na Sapucaí. Monarco – presidente de honra da Portela ; Viviane Araújo – rainha de bateria do Salgueiro ; e Rosa Magalhães, carnavalesca da Mangueira também marcaram presença.

Ao final do sorteio, as escolas tinham apenas 5 minutos para negociar possíveis trocas de ordem, e os representantes aproveitaram desta vantagem prevista no regulamento : no domingo, Beija-Flor trocou com São Clemente e vai encerrar os desfiles do dia ; e Mangueira e Salgueiro, inverteram posições, garantindo uma noite de tirar o fôlego. Já na segunda, Unidos da Tijuca e Portela inverteram posições, cabendo ao « Pavão » fechar os desfiles do Grupo Especial.   
Uma novidade anunciada foi a mudança no lado da concentração das escolas na Sapucaí : para 2014, as agremiações que tiverem posição ímpar no desfile, terão a concentração no lado dos Correios ; já as escolas pares, ficarão do lado do edifício Balança mas não-cai.
 
Confira a ordem do desfile do Grupo de Acesso A e do Grupo Especial

Sexta-feira (28/02/2014)
Sábado (01/03/2014)
1 – Em Cima da Hora
1 – Tradição
2 – União de Jacarepaguá
2 – Alegria da Zona Sul
3 – Acadêmicos da Rocinha
3 – U. do Parque Curicica
4 – Renascer de Jacarepaguá
4 – Caprichosos de Pilares
5 – Porto da Pedra
5 – Unidos do Viradouro
6 – Paraíso do Tuiuti
6 – Estácio de Sá
7 – Belford Roxo
7 – Acadêmicos de Santa Cruz
8 – Império Serrano
8 – Unidos de Padre Miguel

9 – Acadêmicos do Cubango


Domingo (2/03/2014)
Segunda-feira (3/03/2014)
1 – Império da Tijuca
1 – Mocidade Independente de Padre Miguel
2 – Grande Rio
2 – União da Ilha
3 – São Clemente
3 – Vila Isabel
4 – Salgueiro
4 – Imperatriz Leopoldinense
5 – Mangueira
5 – Portela
6  - Beija-Flor
6 – Unidos da Tijuca



Nenhum comentário:

Postar um comentário