Mostrando postagens com marcador Washington Araújo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Washington Araújo. Mostrar todas as postagens

sábado, 15 de dezembro de 2018

Coluna Compartilha - edição de Dezembro/2018


Por Washington Araújo

Maricá parou para aplaudir quinze alunos que conseguiram lançar
o primeiro livro de suas vidas
(foto divulgação)
Alunos da rede pública de ensino de Maricá lançam livro
 Muita emoção e até lágrimas de alegria marcaram a tarde de sábado, dia 8 de dezembro, no lançamento do livro "Apenas um começo três pontinhos", um projeto editorial que teve a coordenação dos professores Paula Alves das Chagas e Rodrigo Lobo da Silveira e reuniu numa publicação inédita textos de 15 alunos da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, em Maricá.
Lançado pela Editora Makir, cujo responsável pelo lançamento gráfico, Ênio Favacho, ele mesmo presidente da editora fez questão de ir à escola entregar as caixas com o material. Favacho ressaltou que esse é um momento especial na vida tanto de alunos, professores, como da própria editora: “Acreditamos que esses jovens escritores estão dando início a uma carreira promissora, e nós da editora somos gratos por tornar real o sonho de todos eles”. Com um projeto audacioso – e que já se consolidou nos estados do Norte e Nordeste – a Editora Makir desembarca no Rio, em janeiro próximo.
Os professores Rodrigo e Paula agradeceram a presença de todos e falaram sobre a importância do lançamento: “Estávamos nos sentindo pequenos demais, perante o tamanho da produção literária de nossos alunos e, por isso, começamos a sentir que outras pessoas deveriam também ter acesso àquele material”.
Sara Fernandes Moreira, que está no 1º ano do Ensino Médio, foi uma das participantes do Projeto Jovem Escritor. Tão emocionada quanto seus colegas, ela disse: “Eu venho aqui para compartilhar a nossa incrível experiência no Colégio Clério Boechat de Oliveira. Acredito que eventos como esse, apesar de parecerem pequenos; são como o nosso livro: apenas um começo. Sara conclui destacando que, eventos como esse abrem portas para os alunos e são muito importantes também, pois estimulam a prática constante da escrita e a construção de personalidade artística de cada um”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Adriana Luíza da Costa, “o lançamento editorial desses alunos é motivo de orgulho para a nossa Secretaria; pois, entendemos que o esforço para essa realização ficará como um marco para os demais alunos, para todos os professores, bem como para seus pais e responsáveis. É, sem dúvida, a marca de uma vitória em equipe”.
Por conta de outros compromissos de agenda, a Secretária Municipal não pode estar presente ao evento, mas agradeceu pelo envio de um exemplar do livro que ficará exposto em local de destaque em seu gabinete.

Com 1,90m de altura e toda uma vida pela frente,
os sonhos do zagueiro Gustavo Martins começam
agora no Grêmio
São Gonçalo dá um craque para o Grêmio
Muitos jovens sonham com a carreira no futebol; poucos, porém, conseguem chegar lá. Não foi o caso do zagueiro Gustavo Martins que, aos 16 anos, conquistou um contrato com o Grêmio Futebol Porto Alegrense.
Orientado pelo pai, Sérgio Santos, Gustavo Martins começou sua caminhada aos 4 anos de idade numa escolinha no Pacheco, bairro em que morava, em São Gonçalo. Dois anos mais tarde, relembra seu pai: “Ele foi matriculado na escola de futebol EDUCSPORT, núcleo do Vasco, também em São Gonçalo, dirigida pelo professor de Educação Física Roberto Gonçalves; onde jogou até os 10 anos”.
Ali no Laranjal, Gustavo começou sua fulminante carreira de atleta sendo artilheiro da Copa Vasco, artilheiro da Copa da Amizade, e, por seu excelente desempenho, Gustavo foi indicado para uma avaliação no Botafogo Futebol de Regatas em janeiro de 2013 tendo sido aprovado no primeiro dia de treino.
O jovem foi campeão Carioca nesse mesmo ano pelo sub 11, e permaneceu por mais três anos seguindo para o Vasco da Gama, onde jogou por dois anos e, em janeiro deste ano, a revelação gonçalense com 1,90m de altura chega ao Grêmio. Em terras gaúchas, com apenas 6 meses de Grêmio, Gustavo assinou contrato profissional por três anos. Seis meses mais tarde, o zagueiro já na equipe se torna campeão Sul-americano pelo sub 18, no Equador.
Parabéns à família que num mar de craques espalhados pelo Brasil vê o filho atleta bem sucedido e com amplas chances de seguir uma brilhante carreira profissional. E, que seu exemplo fique aos demais meninos e meninas que buscam o mesmo ideal. O pai do jovem ressalta que,“Gustavo segue estudando e com ótimas notas, pois o Grêmio é exigente e investe também na sua carreira extracampo com ótimos professores e matriculado num bom colégio gaúcho. Recuperação? Nem pensar!"
No dia 21 agora, o zagueiro desembarca em São Gonçalo para as festas de fim de ano com a família. Dia 1º de janeiro, porém ele já retorna. Vida dura essa de atleta!

Centro Cultural Palhaço Carequinha recebe exposição de bonecas de pano da AEBH

Foi inaugurada na terça-feira, 4 de dezembro de 2018, a Exposição Bonecas de Pano AEBH do ateliê de Clarice Ferreira; no Centro Cultural George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, localizado na Câmara de Vereadores de São Gonçalo.
O evento, organizado pelo ativista social Jair Mello, pela presidência da Associação de Espinha Bífida e Hidrocefalia do Rio de Janeiro e seu presidente, Júlio Lucena e, em parceria com a Assessoria de RP da Câmara.
Toda a renda obtida com a venda das bonecas de panos confeccionadas por responsáveis amigos da instituição será revertida para a AEBH, com sede na Brasilândia, em São Gonçalo.
Na inauguração da exposição, além da presença de pais e de diversos adolescentes e crianças com espinha bífida e hidrocefalia; o evento recebeu o presidente da Câmara, o Vereador Diney Marins, outros parlamentares também e demais autoridades.
A exposição permanece até a sexta-feira, 21 de dezembro podendo ser vista a partir das 9 horas até às 17 horas. O Centro Cultural Palhaço Carequinha fica em frente à Praça Zé Garoto, no antigo Fórum.

Ação social em Santa Luzia
A Associação Cultural e Social Flor da Matta, instituição sem fins lucrativos localizada na pracinha do bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo; reuniu um exército de profissionais no sábado, 1º de dezembro, para oferecer à população uma série de serviços que incluiu manicuro, pedicuro, massoterapia, design de sobrancelhas, maquilagem entre outros. A presidente Flor da Matta comemora o êxito alcançado: “Oferecemos, desde a manhã até às 17 horas vários serviços bastando que trouxessem um quilo de alimentos não perecível. No ano que vem pretendemos aumentar a quantidade de ações sociais”. Todos os alimentos arrecadados seguiram para ao ONG S8, no Vista Alegre, que cuida de dependentes químicos. Show!

sábado, 15 de setembro de 2018

Coluna Compartilha! - Edição de Setembro/2018

O secretário de Meio Ambiente Fael destaca o avanço de sua
pasta dentre as muitas conquistas na gestão musical em São Gonçalo

Por Washington Araújo

Meio Ambiente em São Gonçalo com várias ações eficazes
Em uma ação voltada para a conscientização e promoção da reciclagem em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Recicla Ambiental, realizou mais uma edição do projeto E-Lixo Zero. Foi montada uma tenda na Praça Doutor Luiz Palmier, no bairro conhecido como Rodo, onde cerca de 360 quilos de resíduos eletrônicos foram recolhidos: Monitores, CPUs, TVs, cabos, celulares, telefones, entre outros aparelhos eletrônicos. 
O Projeto E-Lixo Zero trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, e é parceiro do município desde 2017. Todo material recolhido é destinado para ONGs, escolas e projetos voltados para esta área. A ação também atende outros municípios da região, com intuito de promover uma grande rede de reciclagem. 
De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Aretha Salles, esta edição do E-Lixo Zero faz parte do calendário de aniversário de São Gonçalo, no entanto, a intenção é fazer com que o projeto seja realizado bimestralmente na cidade. "Nossa próxima edição será em Alcântara, já que é um local de grande fluxo de pessoas. Vamos sempre levar para praças e pontos de encontro movimentados", revelou. 
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu Magalhães, conhecido como Fael, a Secretaria em um ano e meio alcançou diversas metas: “O prefeito José Luiz Nanci assinou decretos que ampliaram a área de preservação ambiental de 4% para 19%. A partir de agora, São Gonçalo passa a contar com três novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Alto do Gaia (Santa Izabel), Itaoca e Estância Pendotiba (Maria Paula). Somadas junto a APA do Engenho Pequeno, única que existia, representam mais de 37 Km² de área. Até então eram pouco mais de 10 Km²”, destaca.
Ainda de acordo com o Secretário, a criação das novas APAs é parte de uma série de ações que servirá para consolidar definitivamente a Política de Gestão de Áreas Verdes na cidade. Desde a criação da APA do Engenho Pequeno, em 1991, nenhuma outra Unidade de Conservação da Natureza havia sido criada. Cabe destacar que, depois de 27 anos, a APA do Engenho Pequeno ganhará, definitivamente, o seu Plano de Manejo. “E com isso – destaca Fael – aumentamos o ICMS Verde e poderemos multiplicar por três a captação de recursos”

Os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram na Barra um
grande sonho: foram treinados por técnicos do Real Madrid
Projeto Craque do Amanhã realiza  um lindo sonho 
A Fundação Real Madrid disponibilizou 14 bolsas de estudos integrais para o trabalho social existente no bairro Arsenal, em São Gonçalo denominado "Craque do Amanhã".
A fim de poderem participar da Clínica do clube espanhol Real Madrid, os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram um sonho destinado a poucos e, que aconteceu na AFBNDES, na Barra da Tijuca, em julho passado.
Durante uma semana, explica Felipe Soares, atual gestor do projeto, “nossos jovens tiveram a oportunidade de melhorar e aprimorar suas habilidades jogando futebol e sendo orientados por treinadores da equipe espanhola. A metodologia aplicada foi a mesma utilizada nas divisões de base do Real Madrid, onde são ensinados e aprimorados conceitos técnicos e táticos, de forma individual e coletiva”, conclui.
Idealizado há exatos cinco anos pelo ex-jogador do Flamengo Ibson Barreto da Silva e seu amigo de infância, Felipe Soares; o Projeto Craque do Amanhã tem como padrinhos os jogadores Pato, Wagner Love e a atriz e empresária Juliana Paes.
“O projeto começou do nada, de uma ideia do Ibson, e hoje mais de 200 jovens recebem o nosso apoio, que não envolve somente esporte, porque o Projeto Craque do Amanhã desenvolve uma metodologia baseada em três eixos: família, escola e esporte, dando uma formação integral ao jovem”, ressalta Felipe Soares.

O “Pintor do Mundo” na Multiplicar, em Itaboraí
O bairro Ampliação e a Juventude Multiplicar recebem,
em Itaboraí, o autor de Pintor do Mundo, encerrando a
Conferência aos Jovens
 

A história do autor, produtor, arranjador e líder de jovens, Marcos Lucas - como cantor - é parecida com aquelas contadas em filmes. O levita também desenvolve há quase dez anos um importante trabalho com jovens na Comunidade Vida no Altar, da qual é cofundador e líder de jovens do JNV (Jovens na Visão).
Agora, Pr. Lucas traz seu terceiro álbum “Pintor do Mundo”, que já nasceu superando todas as expectativas e explodindo nas rádios cristãs e populares por todo o Brasil e o mundo.
O clipe oficial da música “Deus de Detalhes” se tornou um grande sucesso e alcançou milhões de visualizações, seguida por “O lugar” com mais alguns milhões de visualizações. O vídeo do seu novo sucesso “Pintor do mundo” rompeu um milhão de visualizações em apenas três semanas de lançamento no YouTube, e está na playlist de todas as rádios do Brasil.
Vale ressaltar que Marcos Lucas, aos 34 anos, escreve o que vive, presencia, sente. “Quero ser uma referência na minha geração!”, explica.
No sábado, 6 de outubro, a Multiplicar recebe a juventude de São Gonçalo, Itaboraí e toda a Região Metropolitana para um dia de muita reflexão e congraçamento no evento denominado "Chamados para fora!". O templo cristão realiza das 9h às 19h, no bairro Ampliação em Itaboraí, a Conferência Movement Ekklesia. O ponto alto será a participação do autor de O Pintor do Mundo acompanhado de convidados especiais, "Força e Avivamento". Imperdível!

sábado, 30 de junho de 2018

Coluna Compartilha! - junho/2018


por Washington Araújo

O aluno Ronald Figueiredo, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal
Darcy Ribeiro, em São Gonçalo, venceu uma competição
internacional de matemática
(fotos divulgação)
Estudante gonçalense conquista medalha de ouro em competição internacional de Matemática
A primeira participação de uma escola da rede municipal de São Gonçalo na competição Canguru de Matemática - uma competição internacional que acontece anualmente e reúne um enorme número de estudantes em todo o mundo- trouxe muito orgulho para a educação do município. Ronald Nascimento de Figueiredo, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro Vista Alegre, conquistou medalha de ouro. 
Segundo a diretora Joelma da Hora Guimarães, Ronald é um aluno que possui grandes habilidades e sempre se destaca nas atividades escolares. "O professor Jean foi o responsável por todo o processo e preparou, no dia a dia, nossos alunos do 6º ano para essa competição. Sinto-me honrada de estar à frente desta unidade escolar", afirmou Joelma.
Responsável pela preparação das turmas da Escola Darcy Ribeiro para a competição, o professor Jean Carlo da Silva Cordeiro explicou que mais de seis milhões de estudantes do mundo inteiro participam do Canguru de Matemática:
“Acredito que ao participar de olimpíadas como essa, a gente acaba descobrindo, entre os nossos jovens, talentos que estariam escondidos e que jamais seriam vistos se não tivéssemos participado”, ressaltou o professor.           
Mais do que uma competição, é uma espécie de jogo, onde estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Um dos objetivos do concurso é mostrar aos estudantes que a Matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertida. Este ano, só no Brasil participaram cerca de 175 mil estudantes. 

Gisele Soares reuniu no início de junho, formadores de opinião
de diversos segmentos de São Gonçalo para a mostra
do documentário "Mulheres Urbanas" 
Mulheres urbanas
O Centro de Convenções do Partage Shopping, em São Gonçalo, recebeu a exibição do documentário "Mulheres Urbanas" seguida de uma palestra alusiva à obra. Ambos os eventos foram realizados com a presença da autora, Gisele Soares; produtora e profunda pesquisadora de manifestações sociais.
Gisele destacou aos convidados a importância de uma tomada de posição da mulher brasileira e, como consequência imediata, a união e aliança entre mulheres: Sororidade!
Muito aplaudida no encerramento do documentário "Mulheres Urbanas", o vídeo teve a direção de Cláudio Mendonça.
“Busquei valorizar o conhecimento como caminho essencial de emancipação da mulher para que possamos ter uma sociedade mais justa”, diz Soares. “Mulheres urbanas não mostra mulheres com feitos extraordinários, mas ao mesmo tempo faz exatamente isso, na medida em que expõe a capacidade de nós mulheres caminharmos com base no nosso próprio esforço, enfrentando uma realidade que nos oprime e deprime”, ressaltou a palestrante que também é advogada.

ANOTE NA AGENDA

Alienação Parental
Já está no ar o blog do advogado e consultor legislativo, Dr. Cleiton Monteiro. Buscando sempre traduzir para uma linguagem próxima ao popular as lendas e mistérios do "juridiquês"; enquanto não lança seu primeiro livro, Dr. Cleiton vai destrinchando na internet temas que vão desde Direitos Autorais até Alienação Parental.  O endereço para quem quiser conhecer o seu trabalho é:


Itaboraí vai ganhar usina termelétrica
 Em reunião com formadores de opinião e militantes, o Dep. Fed. Altineu Cortes (PR-RJ) e o Vereador Capitão Nelson foram recebidos em Itaboraí há pouco no escritório do advogado e pesquisador, Dr. Marcos Alves (ao centro na foto, com os demais) e, na oportunidade, foi destacado o projeto de os três caminharem juntos. Outro destaque foi a notícia trazida de Brasília pelo Deputado federal e que vai sacudir Itaboraí: Ainda sem data programada, vem aí  uma Unidade de Processamento de Gás e uma Usina Termelétrica, ambas na rebarba do COMPERJ que – comprada pelos chineses – já ensaia os primeiros passos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Coluna Compartilha - edição de Janeiro 2017

Mesmo sem recursos, a vitoriosa equipe do prof. Maurício Marmelo, em São Gonçalo,
se prepara para campeonatos em todo o Brasil
(foto divulgação)
São Gonçalo sediará seletiva pré-olímpica de Karatê
No sábado, 14 de janeiro, aconteceu a eleição para presidente da Federação de Karatê do Estado do Rio, e Juarez Santos foi reeleito para o cargo. Dentre as autoridades presentes, o presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Luiz Carlos Cardoso do Nascimento confirmou para a coluna, a notícia de que haverá uma seletiva pré-olímpica englobando os municípios brasileiros, sendo que uma delas será em São Gonçalo, quando surgirão oportunidades para que atletas gonçalenses representem o Brasil na Tokio-2020.
Nos dias 12 de fevereiro e 4 de março, acontecerá no Espírito Santo as seletivas classificatórias para o Campeonato Brasileiro. Maurício Marmelo e sua equipe vitoriosa do bairro Salgueiro, em São Gonçalo treinam nas férias e já aguardam com expectativa total a viagem para os eventos. Patrocinadores e amantes das artes marciais: vamos ajudar a essa equipe de guerreiros! Toda oferta será bem-vinda. Informações: (21) 98583-1369   

Cerca de 60 crianças tiveram uma semana inteira de atividades recreativas, cívicas
e culturais na Ilha das Flores
Colônia de férias encantou a criançada na Ilha das Flores
Durante uma semana, de 9 a 13 de janeiro, cerca de 60 crianças participaram da Colônia de Férias oferecida pelo Comando da Tropa de Reforço, em São Gonçalo, na Ilha das Flores.
Na segunda, 9, aconteceu a abertura dos eventos com a presença do Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante José Luiz Corrêa da Silva. Em seguida, as crianças devidamente acompanhadas por guias da própria Unidade fizeram um passeio pelo Museu da Imigração da Ilha das Flores e percorreram os pontos principais. Houve ainda, uma palestra sobre saúde bucal dada pela Unidade Médica Expedicionária da Marinha e o restante do dia foi de atividades lúdicas e recreativas.
Na terça, 10, houve a demonstração do Carro-Lagarta Anfíbio (CLAnf), apresentação com cães da Companhia de Polícia da Tropa de Reforço, finalizando com atividades recreativas na piscina.
Na quarta, 11, um ônibus deslocou todas as crianças para o Complexo Naval Caxias - Meriti onde aconteceram demonstrações de atividades das Unidades do Batalhão de Engenharia e do Batalhão Logístico, ambos integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais.
Na quinta, 12, aconteceram atividades recreativas na parte da manhã e à tarde aconteceu um passeio ao Museu Naval, no Rio de Janeiro. No encerramento, na sexta, 13, aconteceram atividades recreativas, plantios de mudas, passeio de lancha na orla da Ilha das Flores e a entrega de diplomas ao final dos trabalhos.
Parabéns à Unidade do Corpo de Fuzileiros Navais que naqueles cinco dias, não mediu esforços para proporcionar atividades de altíssima qualidade. Certamente aquelas crianças guardarão em suas memórias, durante muito tempo, lembranças de férias enriquecedoras.

O novo secretário, Carlos Ney, com apoio do prefeito José Luiz
Nanci, traz um gás novo para atividades na cidade
(foto Washington Araújo)
Secretaria de Cultura e Turismo começa a definir estratégias
Acumulando a Fundação Municipal de Artes e a Secretara de Cultura e Turismo, Carlos Ney Ribeiro acaba de dar os primeiros passos na gestão do Prefeito Luis Nanci, e com sua equipe quase formada, ele parte para iniciativas na área de operações culturais com a certeza de grandes investimentos e realizações, ainda que, “os recursos venham da iniciativa privada, onde buscaremos soluções de patrocínio e apoio e cultural, sem onerar os cofres públicos”. Segundo Ney, dois nomes já estão confirmados na equipe, Romário Regis, na implantação de projetos e Rafael Bragança, na captação de recursos.  
Já no dia 2 de fevereiro, acontece a Festa de Nossa Senhora da Luz, em Itaoca; e, no dia 5, acontece a Festa de Iemanjá, na Praia das Pedrinhas. Para Carlos Ney, “procuraremos ouvir amigos empresários e buscar apoio deles para nossos muitos projetos ao longo do ano. Temos nos reunido com artistas da área de dança, música e matrizes africanas, e vamos valorizar ao máximo, elementos do patrimônio imaterial da cidade. Estamos afinados com os ideais de uma gestão transparente e ágil, conforme entendimento já estabelecido com o Prefeito José Luiz Nanci que vai nos dar apoio e será o nosso maior incentivador”.

Espaço Cultural Correios recebe exposição itinerante do Museu do Imigrante
Com farto material fotográfico e documentos originais que contam a linda história sobre a vinda de imigrantes para o Brasil de europeus e orientais nos séculos 19 e 20, acontece até 11 de março no Espaço Cultural dos Correios, no Centro de Niterói, a exposição itinerante realizada pela Associação Cultural do Museu da Imigração da Ilha das Flores, Base dos Fuzileiros Navais em São Gonçalo.
Segundo o presidente da Associação Cultural do Museu, Vagner da Rosa Rigola, “a exposição consiste de cenas do cotidiano da Ilha das Flores pelas lentes de moradores e funcionários da Hospedaria de Imigrantes”. A exposição fica aberta de segunda a sábado das 11h às 18h.

Comemoração centenária
Os diretores da Faculdade Paraíso, em São Gonçalo, Antonio Montenegro Fiuza e Nilza Bittencourt (casal central localizado na foto) participaram no Consulado Geral de Portugal, no Rio, da celebração dos 105 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio. Mais à esquerda na foto, o casal Nuno Rebelo de Sousa, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, e a consulesa, Marla Eduarda Leitão, e o último à direita, Ricardo Coelho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, no Rio.


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Compartilha! - Novembro 2015

Por Washington Araujo

Fernando Aguzzoli foi recebido pela direção do CESP e teve que atender
a mais de 300 alunos que venderam rifas e salgadinhos para adquirir o seu livro
(fotos Washington Araujo)
Escritor Fernando Aguzzoli esteve em SG
Autor do best-seller "Quem, eu?", o gaúcho Fernando Aguzzoli esteve em Tribobó e palestrou aos alunos do CESP - Centro Educacional Sobral Pinto - em São Gonçalo. Sua vinda coincidiu com o I Encontro Literário. A coordenação do evento foi da Professora Elisa Areas, e tanto ela como a direção do CESP trabalharam incansavelmente para o êxito do evento, conforme afirmaram o diretor Antônio Abreu e sua coordenadora geral, Jane Leiras.
Direção, alunos e pais levantaram verbas vendendo salgadinhos, doces e oferecendo rifas na vizinhança para a realização do evento. A promessa do autor  é retornar a São Gonçalo no ano que vem. Vamos aguardar!





Inaugurado o Centro de Inclusão Municipal
Prefeito Neilton Mulim na inauguração
Na sexta-feira, 6 de novembro, com a presença do Prefeito Neilton Mulim, do Deputado Estadual Nivaldo Mulim, da Secretária de Educação Vaneli Chaves e de diversas outras autoridades, a prefeitura de São Gonçalo entregou à população o CIM Hellen Keller, Unidade em Vila Lage que atenderá a cerca de 750 alunos com necessidades especiais. Segundo a Secretária de Educação, Vaneli Chaves, “A Unidade Escolar contará com equipe de terapeutas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores num trabalho sem paralelo e que encerra um périplo de 15 anos, enquanto o CIM buscava definitivamente uma sede própria”, conclui.
O casal Aline Lucas e Alex Wolbert deram asas à uma ideia que a filha
Vitória teve aos 12 anos
RECICLA LEITORES – uma bela ideia que vale seu livro
Vitória já está com 16 anos, mas há quatro anos, sentindo-se indignada com o fato de muitas crianças não terem acesso aos livros, a jovem teve uma bela ideia que os pais, Aline Lucas e Alex Wolbert transformaram no projeto Recicla Leitores", conforme Aline Lucas explica: “O Recicla Leitores é um projeto de ensino à leitura idealizado pela nossa filha, que entendia que todos deveriam ter acesso aos livros que nem ela. Vitória começou a doar os livros que tinha em casa e nós, seus pais, começamos a pedir livros a amigos e em editoras. O material obtido nós agora doamos, tanto em comunidades como nos diversos eventos culturais que a cidade realiza”. Quem quiser participar doando livros em bom estado e que não queira mais basta acessar o facebook Recicla Leitores ou o e-mail reciclaleitores@yahoo.com.br Informações também pelo celular: 96452-7208. Essa bela ideia vale o seu livro!
ACONTECEU...

Lavourão recebe Encontro de História
A Biblioteca Municipal de São Gonçalo tendo à frente seu diretor, Fabrício Alves promoveu mesa-redonda para o lançamento do livro "O preço de um fracasso", do Prof. Maurício Luís Bertola. Estiveram presentes a Secretária de Administração Roseli Constantino (na foto com os escritores e à esq. Fabrício Alves), o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Prof. Marcos Albuquerque, e o Subsecretário de Cultura Prof. Marcus Vinícius.

VAI ACONTECER...

A Mais Bela Estudante de São Gonçalo

Já é tradição na cidade o concurso de beleza que elege a cada novo ano um rosto lindo de menina que reinará durante um ano com o título de "A mais bela estudante de São Gonçalo". O evento é realizado pela TV WIN já há alguns anos e tem à frente o produtor Antônio Souto. A final do concurso - que este ano terá 16 finalistas - acontece na quinta-feira, 26 de novembro, será a partir da 19h30 no Clube Tamoio de São Gonçalo. Imperdível!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Coluna Compartilha! - Agosto

Alunos da escola municipal em Itaoca foram alvo de ampla reportagem
para a televisão japonesa
Por Washington Araújo
wcosmosw@gmail.com

TV Japonesa produz documentário em Itaoca
A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Itaoca, em São Gonçalo, recebeu a visita da equipe de reportagem da TV NHK, emissora oficial japonesa, e dos ambientalistas do Projeto Uçá, da ONG Guardiões do Mar. Durante toda a manhã, eles percorreram com a Diretora Ângela Soledade as dependências da Unidade Escolar e gravaram imagens com alunos entre 4 e 8 anos de idade e suas professoras para um documentário sobre a preservação do meio ambiente. Representando a Secretaria de Educação, a Profª Lígia Coutinho também foi entrevistada para a TV. O documentário estreou no dia 5 de agosto e é o embrião de uma série de reportagens que a NHK realizará até os Jogos Olímpicos.
A diretora Monica dos Santos e as professoras da Creche Menino Jesus
com os embaixadores Manfú e Jansen Tito, e ainda José Antonio e Max Domingues,
da Cultura na Casa de Artes Villa Real
Arte Francesa em São Gonçalo
No dia 17 de agosto, o Jardim de Infância Municipalizado Menino Jesus, no bairro do Zé Garoto, em São Gonçalo, foi alvo de uma homenagem da "Divine Academia de Francesa de Arte e Cultura", com a exposição-relâmpago "Chateaux de France", na Casa das Artes Villa Real.
Ao final da exposição, o importante instituto de artes sediado em Paris presenteou a creche com toda a obra exposta.  A artista plástica e empresária brasileira Diva Pavesi, sensibilizada com o importante trabalho realizado pela diretora Mônica Ferreira dos Santos e sua equipe, enviou os embaixadores Manfú e Jansen Tito a São Gonçalo para conhecerem de perto o trabalho que é realizado na instituição. O anfitrião do evento foi José Antonio Ferreira Machado, presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo. Em setembro, Diva Pavesi virá ao Brasil para uma agenda de homenagens, quando conhecerá de perto o trabalho realizado na creche, em especial com um grupo de alunos autistas.


Carlos Oliveira (segundo à esquerda) com amigos e também o escritor
Décio Machado mais à direita
Olhares e intenções
Vai até o dia 4 de setembro a exposição "Olhares e Intenções", de Carlos Oliveira, em cartaz na Casa das Artes Villa Real, na Praça Zé Garoto, em São Gonçalo. Na vernissage,  o artista recebeu amigos e admiradores de suas pinturas surrealistas e coincidiu a data para o seu lançamento editorial "Quartos de tempo". Imperdível!  






O Secretário de Cultura e Turismo Michel Portugal ladeado pelo empresário
Fábio Hartmann e pelo subsecretário de Cultura Prof. Marcus Vinicius
Sabores de São Gonçalo: inscrições prorrogadas
Vai até domingo, 23 de agosto, o prazo de inscrição para bares, restaurantes e lanchonetes da cidade.  A Prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria de Turismo e Cultura prometem envolver e divulgar  um grande número de estabelecimentos gastronômicos da cidade. Para conhecer o regulamento e se inscreverem, os estabelecimentos devem acessar pelo www.pmsg.rj.gov.br/smtc/saboresdesaogoncalo
A premiação consistirá em troféus e diplomas para cada um dos seis finalistas. Entusiasmado com o brilho que o evento trará para São Gonçalo, o Secretário Municipal de Turismo e Cultura Michel Portugal destaca que “estamos certos de poder contar com o profissionalismo de muitos, até mesmo por ser ocasião dos 125 anos que a cidade estará comemorando entre doces e salgado!”, comemora. A inscrição é gratuita.


Berenice Piana: muitos anos de vida!
Quem trocou de idade no dia 18 de agosto foi a microempresária e ativista social Berenice Piana. Gaúcha de origem, mãe de um menino autista, o Dayan (com ela na foto), Berenice foi triunfante numa batalha para a criação da lei federal que leva o seu nome e que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Parabéns, batalhadora incansável!

domingo, 19 de abril de 2015

Coluna Compartilha! - edição de abril 2015

Por Washington Araújo
wcosmosw@gmail.com

Flasmob de Badminton incluiu Niterói e São Gonçalo no Circuito Mundial
Professor Gabriel é o responsável pelo flashmob de badminton
Organizado pelo Professor Gabriel Alcântara e atletas do Niterói Badminton Club, aconteceu no sábado, 18 de abril, a edição 2015 do SoliBadDay. Evento simultâneo em diversos países dos cinco continentes com objetivo de divulgar a prática do segundo esporte mais difundido no mundo, o Badminton.
O evento aconteceu pela manhã nas dependências do Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e a Secretaria de Educação de São Gonçalo enviou dois ônibus com alunos dos Colégios Municipais Castelo Branco e Luiz Gonzaga.
Segundo o organizador do certame, “o Brasil e principalmente a Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm condições de muito em breve deslanchar no cenário internacional como uma das forças no Badminton, que é um esporte relativamente barato, de fácil aprendizado e empolgante podendo ser praticado por todos e sem restrição de idade ou condições físicas. Além da preparação de atletas na modalidade as Olimpíadas de 2016, o Brasil prepara para-atletas visando 2020, onde será a estreia da modalidade em competições paralímpicas” comemora Prof. Gabriel Alcântara que já ensina o esporte em três pontos de Niterói e em breve abrirá escolinhas de Badminton também em São Gonçalo.


Qualificação de professores na área de Meio Ambiente
 
A agência Print de Comunicação e SEMED oferecem em SG
a partir do mês que vem cursos de qualificação aos professores
na área de meio ambiente
(foto Washington Araújo)
A empresa Print Comunicação renovou o contrato de parceria com a Secretaria Municipal de Educação para as oficinas de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Fruto de uma parceria desde o ano passado entre o CREFCON (Centro Municipal de Referência em Formação Continuada, órgão da Secretaria de Educação) e o COMPERJ, as oficinas neste ano terão 80 horas de duração. No ato da assinatura estiveram o gerente de projetos Alberto Monteiro, Henriette Porciúncula, coordenadora do CREFCON e também, Lauro Nobre, coordenador de Ensino Ambiental, no município.  Segundo a Professora do CREFCON, Henriette Porciúncula, “o curso estará aberto a uma vasta gama de pessoas que tenha a capacidade de multiplicar esse conhecimento depois e isso inclui, não apenas professores da Rede Pública, mas também os da rede particular de ensino, bem como representantes da sociedade civil”. As inscrições já estão abertas. Serão apenas 30 vagas disponibilizadas este ano. Vale ressaltar que todo o material didático será fornecido gratuitamente pela Petrobras.


Casal de Artistas ensina arte aos jovens de Neves
Cristina Cavallo trabalha diariamente em São Gonçalo com o marido
Cidel Trindade, em seu atelier com produções artísticas em desenhos,
pinturas e muito mais
(foto divulgação)
Localizada no bairro de Neves, em São Gonçalo, a Casa Atelier, criada por Cidel Trindade e Cristina Cavallo, já é uma referência artística e cultural no bairro. O espaço por eles dirigido é denominado Companhia Mãos Calejadas de Música, Arte e Cultura Popular.
A Casa Atelier tem em sua proposta, uma veia sustentável e, por isso, busca integrar-se, da melhor forma, ao meio ambiente, através das relações com as pessoas, a casa abre, em datas específicas, para saraus de música e de poesia, onde artistas convidados se apresentam ao vivo.
Cidel Trindade além de músico é também pesquisador de ritmos regionais, luthier, compositor e artesão, natural de São Luís-MA, mas, residindo há dez anos no RJ, na cidade de São Gonçalo. Trabalha com sua esposa, que é artista plástica e agrega pinturas artísticas as peças. Ela, por sua vez, Cristina Cavallo é artista plástica, designer, artesã, arte-educadora e antropóloga. Trabalha diariamente em seu atelier com produções artísticas em desenhos, pinturas, poesias, colagens, arte em papel, tecido, mosaicos, arte-reciclagem, entre outras técnicas. No campo da antropologia, desenvolve pesquisas em etnoestética, relacionando cultura popular, design e identidade.

Bianca Fonseca e o Autismo em São Gonçalo
Dra. Bianca Fonseca traz para São Gonçalo cursos e toda uma gama
de conhecimento na área de transtornos do desenvolvimento e do comportamento
e da aprendizagem
O número de casos de autismo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. As estatísticas mais atualizadas (ONU/2010) apontam para 70 milhões de casos no mundo, sendo que, nos EUA, uma em cada 68 crianças em idade escolar são portadoras das chamadas desordens do espectro autista. E no Brasil o número cresce a cada ano.
Preocupada com essa estatística devastadora, e na busca de qualificar profissionais na área de Educação e Saúde, a neurocientista e professora Bianca Fonseca desembarca em São Gonçalo a partir de maio para oferecer uma vasta gama de seu conhecimento através de cursos e palestras na área de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Segundo ela, “no Brasil, a última estatística é de 2007 (HC/USP) e já considerava 1% da população com a síndrome, havendo projeções de especialistas de que o distúrbio já atinja 2 milhões de brasileiros. Temos que qualificar urgentemente nossos educadores para que eles detectem e cumpram sua função social como profissionais também nessa área”, afirma Drª Bianca.