Mostrando postagens com marcador Bagueira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bagueira. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Barreto quer mais segurança e retorno da delegacia de bairro

Durante reunião promovida pelo vereador e presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira para discutir a falta de segurança no bairro do Barreto, Zona Norte de Niterói, moradores reivindicaram às autoridades o retorno da delegacia que atendia a região, o aumento do efetivo de PMs fazendo rondas ostensivas e a volta da Ronda Escolar, realizada pela Guarda Municipal. O encontro, que reuniu cerca de 200 moradores no Clube Humaitá contou com a presença do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Fernando Salema, do Secretário de Segurança Pública e Controle Urbano, Gilson Chagas e do Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Moacyr Chagas, que é morador do bairro.
Na abertura do encontro, o vereador Bagueira apresentou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo estadual, que demonstra o aumento da criminalidade na zona Norte de Niterói. “Os dados do ISP comprovam a nossa reivindicação. Os índices de criminalidade na área que compreende a 78 DP, que é onde se concentra todas as ocorrências da Zona Norte de Niterói são, em alguns casos, o dobro daquelas que acontecem em outras áreas”, disse Bagueira. Ele lembrou que há uma crise financeira no governo estadual que prejudica a ação das policias civil e militar, por mais que os responsáveis pela segurança tentem trabalhar. “Temos profissionais competentes em Niterói, mas a crise afeta o trabalho, sem dúvida. Porém, a população precisa de uma resposta a essas ações criminais”, ressaltou.
Também presente na reunião, o Padre Marcelo, da Igreja de São Sebastião, no Barreto fez coro com as críticas dos moradores que pedem mais policiamento. “Até para rezar está difícil. Tivemos dois casos de violência em nossa paróquia e em uma delas os funcionários e voluntários da igreja ficaram reféns de bandidos. Num outro, fiéis foram roubados na saída da missa”, disse.
Já moradores dos prédios localizados ao longo da Rua Doutor Luiz Palmier pediram uma ação efetiva da PM para controlar os assaltos e uso de drogas na Praça Flávio Palmier, localizada em frente ao conjunto residencial do bairro. “Precisamos de uma ação ostensiva da PM. Há assaltos a luz do dia de motociclistas e consumo generalizado de drogas. A PM precisa estar no local, assim como a prefeitura, colocando mais iluminação e podando as árvores, além de cercar com grades a praça que virou um inferno para nós”, disse um dos síndicos do condomínio que preferiu não se identificar.
Também pais de alunos das escolas localizadas no bairro reivindicaram o retorno da Ronda Escolar. Programa da Prefeitura que coloca guardas municipais nas portas das escolas, principalmente no horário de entrada e saída dos estudantes. O Coronel Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública disse que o programa está retomando as suas atividades. “Estamos com 70% de nossos veículos consertados e o programa estará de volta em breve”, disse ele, anunciando que o Barreto ganhará câmeras de segurança integradas ao Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) e prometeu para agosto a inauguração da Cidade da Ordem Pública no Barreto. “Com certeza, em agosto, com a sede da Guarda Municipal no Barreto a sensação de segurança no bairro aumentará bastante”, disse Chagas.
Já Fernando Salema, comandante do Batalhão de Niterói criticou os bailes funks e a liberdade com que marginais enfrentam a justiça. “Prendemos muito, mas os bandidos são soltos facilmente e retornam às ruas para continuar a praticar delitos. Precisamos rever essa situação da justiça. O marginal hoje não tem medo e respeito a nada. Até filmam e colocam nas redes sociais os crimes que cometem.  Enfrentamos uma crise financeira absurda, mas continuamos trabalhando de cabeça erguida e precisamos do apoio da comunidade. Parabenizo essa reunião que contou com uma presença maciça da população”, disse.
Para Moacyr Chagas, do Conselho Comunitário de Segurança, a participação comunitária é importante para fortalecer a segurança pública e lembrou que o Barreto poderá ganhar em breve câmeras de segurança interligadas ao sistema da ong  Viver Bem, cujos cabos de fibra ótica já estão chegando ao Barreto. “Só com participação da sociedade, podemos reverter esse quadro”, disse, lembrando que os índices de violência na região do Barreto, Tenente Jardim e Engenhoca já garantem o retorno da delegacia para o bairro. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

194 anos da Câmara de Niterói




Um dia inteiro de muita prestação de serviço gratuito à população marcou o aniversário da Câmara de Vereadores de Niterói, comemorado na segunda, dia 12 de agosto. Os 194 anos de atividades legislativas começaram com missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, local que foi o berço do sistema político do município de Niterói. Em seguida, mais de duas mil pessoas passaram pelo estacionamento e demais áreas externas da Casa percorrendo os 40 estandes montados por diversas instituições públicas e privadas. O trailer da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ao lado do ônibus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram alguns dos serviços mais procurados.
Até as 15 horas, duas horas antes do encerramento das atividades, foram feitos 127 atendimentos odontológicos pela Firjan e o Tribunal Regional Eleitoral teve que ampliar o atendimento, encaminhando as pessoas para a sua sede na Rua Visconde de Sepetiba, onde 10 computadores também prestavam atendimento.
“Foi uma manhã e tarde em que a população pode desfrutar de atendimento gratuito para regularização de documentos, dicas de beleza, de saúde e muita recreação. Nesses três anos em que estou à frente da presidência foi o evento com maior presença de público, mais organizado e com maior oferta de serviços. Tanto a Câmara como instituição, os funcionários, o conjunto de vereadores e a população estão de parabéns”, disse o vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara.
Inaugurado oficialmente para o evento da Câmara, o trailer da Firjan fez a profilaxia e a aplicação de flúor em 32 pessoas, enquanto seu estande mediu pressão arterial, fez teste para avaliar a taxa de glicose no sangue e mediu altura e peso de 95 pessoas. Entres as instituições de ensino da cidade o estande da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) teve grande procura para as sessões de massagem, bambu terapia e aurículoterapia. Mais de 150 pacientes foram atendidos por estudantes de Fisioterapia para aliviar os sintomas da dor e do estresse. A Universo também teve outro estande para customização de roupas e dicas de como deixar seu guarda-roupa mais moderno.
Trezentas crianças de escolas municipais dançaram, cantaram e participaram de brincadeiras dos projetos Cantando Histórias e Trilhas da Leitura. O estande da Imprensa Oficial vendeu quase 300 livros, todos com preço variando entre R$ 2 e R$ 3.  
A Ação Social promovida pela Câmara de Vereadores teve ainda a emissão de segunda via de carteira de identidade, de carteira do trabalho de agendamento para a emissão do CPF, através, respectivamente, da Fundação Leão XIII, da Secretaria Estadual de Trabalho e dos Correios. O cadastramento de pessoas interessadas em fazer parte do programa Bolsa Família e informações sobre primeiro emprego, cadastramento para estágio e a forma de legalizar seu negócio.
A Codecon, a OAB, as faculdades Candido Mendes e Estácio prestavam informações jurídicas aos visitantes e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca aproveitou o encontro para mostrar à população o projeto de revitalização da praia de Itaipu.
O evento serviu, ainda, para que instituições como  Apae,  Achuap, formada por colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro, a Adama, que reúne voluntários envolvidos na luta contra o câncer de mama, a ong de adoção Quintal da Casa de Ana,  associação dos Escoteiros de Niterói,  Andef, Codim, Pestalozzi e o Rotary Clube pudessem falar sobre a importância dos projetos que atuam.

As concessionárias Ampla e Águas de Niterói deram dicas sobre consumo consciente de de como economizar energia elétrica e a Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) distribuiu mudas de plantas e deu informações de como participar da coleta seletiva de lixo.