sexta-feira, 20 de março de 2015

Coluna Compartilha! São Gonçalo - mês de março

Por Washington Araújo
wcosmosw@gmail.com

Maurício de Sousa e a Turma da Mônica em São Gonçal0


Com número recorde de público, Mauricio de Sousa esteve
no encerramento do I Salão de Leitura.
Não importa a idade, o público fiel do escritor é a
marca de seu sucesso
(fotos divulgação/ Washington Araújo)
No encerramento do I Salão Municipal de Leitura, Maurício de Sousa veio especialmente de São Paulo participar do evento e contar um pouco de sua história de sucesso ao longo de muitas décadas. Carismático, cordial e envolvente Maurício de Sousa é uma lenda no universo editorial do Brasil e mereceu de mais de seis mil crianças e adultos uma atenção especial e muitos aplausos. E ele deixou uma mensagem às crianças: “Acho que somos os maiores alfabetizadores do país, fico muito feliz com isso, e por conta dessa responsabilidade, temos cinco revisores. Para nós, isso é vital”, declara o pai da Mônica e do Cebolinha.





Milhares de alunos visitam o I Salão de Leitura
Na abertura, na terça-feira, 10 de março, o evento teve a presença do Prefeito Neilton Mulim e de diversas outras autoridades, dentre eles o Secretário de Educação Claudio Mendonça e o de Cultura e Turismo, Michel Portugal. Palavras do Prefeito de São Gonçalo: "Precisamos focar na educação e na leitura compartilhada em família; uma criança que chega com um livro em casa não vai ser a única a ler", destacou Neilton. 

Autores consagrados marcaram presença
Um exército de jovens na fila de autógrafos de Thalita Rebouças, dentre
eles o livreiro Antônio Gomes, que declamou poemas
de Fernando Pessoa na programação
Dentre os autores locais bem como os consagrados nacionalmente lá estiveram Thalita Rebouças, que durante hora e meia autografou seus livros para um exército de meninas e meninas que aliás, a aguardava impacientemente para serem clicados e “tietar”.
Zuenir Ventura é Rogério Andrade Barbosa:
 duas sumidades intelectuais
O jornalista Zuenir Ventura esteve pela manhã palestrando ao público ao lado da mediadora Isabel Tubino e, no final da tarde, o autor brasileiro de renome internacional Rogério Andrade Barbosa que falou de sua trajetória como professor, contador de histórias e escritor com profundas ligações com a mãe África.



 
 
 
 

I Ciclo de Palestras Sobre Autismo
Vereador Diego São Paio recebeu Berenice Piana, importante ativista, e o prefeito
Neilton Mulim que anunciou a criação da escola para Autistas
Com a presença do Prefeito Neilton Mulim, secretários municipais, demais autoridades além de pais e profissionais da área, o Colégio Odete São Paio realizou das 9h às 12h30, sábado 14, um trabalho pioneiro e que mereceu o aplauso da população devido o foco do evento, o autismo, trazer ao evento um público especial de pais e responsáveis ávidos por informações haja vista que grandes profissionais apontaram perspectivas novas sobre o avanço do tratamento daquele transtorno.
O Prefeito Neilton Mulim em depoimento exclusivo ao jornal CASA DA GENTE parabenizou a iniciativa da equipe e do vereador e destacou que “quero aqui parabenizar o Vereador Diego São Paio por abraçar essa bandeira tão nobre e nós vamos fazer a Escola do Autista ainda este ano. Vai ser a segunda do Brasil, a primeira foi criada em Itaboraí pela Berenice Piana, e a nossa casa aqui na cidade será muito importante para os nossos mais 2.500 autistas que vivem em São Gonçalo,”, afirma Neilton.
Empenhada a muitos anos nesse trabalho incansável com a causa do autismo, Berenice Piana, cuja lei Federal 12.764 leva o seu nome, ela destacou que “a importâncias desse Ciclo de Palestras é dar conhecimento à população sobre o autismo e sobre como lidar com a síndrome. As pessoas vão levar daqui a certeza de que o autismo é tratável e que essas pessoas são seres humanos e tem todos os direitos que nós temos de viver com todas as regalias e direitos que os demais”, confirma a empresária  ativista pelos Direitos do Autista.   
O evento que teve a coordenação geral do vereador Diego São Paio teve larga divulgação nas redes sociais com resposta imediata de público e seus organizadores, na semana da Palestra, confirmavam 700 inscritos. Para Diego o evento é um marco: “O que esse público nesta manhã leva de volta pra casa é muita informação e orientação, levam pra casa a certeza de que os autistas não estão sozinhos; muitos pais se acham sozinhos, a luta é conjunta e iremos crescer em conhecimento e orientação”.  
Hoje uma em cada 50 pessoas no mundo é diagnosticada com autismo e na quinta-feira, 2 de abril, acontecerá o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a orientação é que todos vistam roupas azuis para assinalar a data. Monumentos como a Casa Branca, o BIG BENB e o Cristo Redentor serão iluminados em tons azuis.    
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário