Mostrando postagens com marcador Thalita Rebouças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Thalita Rebouças. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de março de 2015

Coluna Compartilha! São Gonçalo - mês de março

Por Washington Araújo
wcosmosw@gmail.com

Maurício de Sousa e a Turma da Mônica em São Gonçal0


Com número recorde de público, Mauricio de Sousa esteve
no encerramento do I Salão de Leitura.
Não importa a idade, o público fiel do escritor é a
marca de seu sucesso
(fotos divulgação/ Washington Araújo)
No encerramento do I Salão Municipal de Leitura, Maurício de Sousa veio especialmente de São Paulo participar do evento e contar um pouco de sua história de sucesso ao longo de muitas décadas. Carismático, cordial e envolvente Maurício de Sousa é uma lenda no universo editorial do Brasil e mereceu de mais de seis mil crianças e adultos uma atenção especial e muitos aplausos. E ele deixou uma mensagem às crianças: “Acho que somos os maiores alfabetizadores do país, fico muito feliz com isso, e por conta dessa responsabilidade, temos cinco revisores. Para nós, isso é vital”, declara o pai da Mônica e do Cebolinha.





Milhares de alunos visitam o I Salão de Leitura
Na abertura, na terça-feira, 10 de março, o evento teve a presença do Prefeito Neilton Mulim e de diversas outras autoridades, dentre eles o Secretário de Educação Claudio Mendonça e o de Cultura e Turismo, Michel Portugal. Palavras do Prefeito de São Gonçalo: "Precisamos focar na educação e na leitura compartilhada em família; uma criança que chega com um livro em casa não vai ser a única a ler", destacou Neilton. 

Autores consagrados marcaram presença
Um exército de jovens na fila de autógrafos de Thalita Rebouças, dentre
eles o livreiro Antônio Gomes, que declamou poemas
de Fernando Pessoa na programação
Dentre os autores locais bem como os consagrados nacionalmente lá estiveram Thalita Rebouças, que durante hora e meia autografou seus livros para um exército de meninas e meninas que aliás, a aguardava impacientemente para serem clicados e “tietar”.
Zuenir Ventura é Rogério Andrade Barbosa:
 duas sumidades intelectuais
O jornalista Zuenir Ventura esteve pela manhã palestrando ao público ao lado da mediadora Isabel Tubino e, no final da tarde, o autor brasileiro de renome internacional Rogério Andrade Barbosa que falou de sua trajetória como professor, contador de histórias e escritor com profundas ligações com a mãe África.



 
 
 
 

I Ciclo de Palestras Sobre Autismo
Vereador Diego São Paio recebeu Berenice Piana, importante ativista, e o prefeito
Neilton Mulim que anunciou a criação da escola para Autistas
Com a presença do Prefeito Neilton Mulim, secretários municipais, demais autoridades além de pais e profissionais da área, o Colégio Odete São Paio realizou das 9h às 12h30, sábado 14, um trabalho pioneiro e que mereceu o aplauso da população devido o foco do evento, o autismo, trazer ao evento um público especial de pais e responsáveis ávidos por informações haja vista que grandes profissionais apontaram perspectivas novas sobre o avanço do tratamento daquele transtorno.
O Prefeito Neilton Mulim em depoimento exclusivo ao jornal CASA DA GENTE parabenizou a iniciativa da equipe e do vereador e destacou que “quero aqui parabenizar o Vereador Diego São Paio por abraçar essa bandeira tão nobre e nós vamos fazer a Escola do Autista ainda este ano. Vai ser a segunda do Brasil, a primeira foi criada em Itaboraí pela Berenice Piana, e a nossa casa aqui na cidade será muito importante para os nossos mais 2.500 autistas que vivem em São Gonçalo,”, afirma Neilton.
Empenhada a muitos anos nesse trabalho incansável com a causa do autismo, Berenice Piana, cuja lei Federal 12.764 leva o seu nome, ela destacou que “a importâncias desse Ciclo de Palestras é dar conhecimento à população sobre o autismo e sobre como lidar com a síndrome. As pessoas vão levar daqui a certeza de que o autismo é tratável e que essas pessoas são seres humanos e tem todos os direitos que nós temos de viver com todas as regalias e direitos que os demais”, confirma a empresária  ativista pelos Direitos do Autista.   
O evento que teve a coordenação geral do vereador Diego São Paio teve larga divulgação nas redes sociais com resposta imediata de público e seus organizadores, na semana da Palestra, confirmavam 700 inscritos. Para Diego o evento é um marco: “O que esse público nesta manhã leva de volta pra casa é muita informação e orientação, levam pra casa a certeza de que os autistas não estão sozinhos; muitos pais se acham sozinhos, a luta é conjunta e iremos crescer em conhecimento e orientação”.  
Hoje uma em cada 50 pessoas no mundo é diagnosticada com autismo e na quinta-feira, 2 de abril, acontecerá o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a orientação é que todos vistam roupas azuis para assinalar a data. Monumentos como a Casa Branca, o BIG BENB e o Cristo Redentor serão iluminados em tons azuis.    
 
 




segunda-feira, 9 de março de 2015

São Gonçalo: Salão Municipal do Livro começa amanhã

A escritora Thalita Rebouças é uma das atrações do Salão do Livro
(foto divulgação Barbara Raso)
Como foi noticiado na coluna de Washington Araújo de fevereiro, terá início amanhã, dia 10 de março, a abertura do I Salão Municipal do Livro de São Gonçalo. Com entrada gratuita, o evento vai ser realizado na I9, no bairro Camarão, até o dia 12, quando é comemorado o Dia Municipal de Incentivo à Leitura. Com a presença do prefeito Neilton Mulim e do secretário de Educação de São Gonçalo, Cláudio Mendonça, o início está previsto para as 15h.
Às 15h30 a contadora de histórias Kiara Terra vai apresentar “Obax – A coragem de inventar suas próprias histórias”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor infantil, em 2011. O livro relata uma ficção ambientada na África, inspirada na publicação “African canvas, the art of west african women” (Canvas africano, a arte das mulheres da África Ocidental) e  nas fotos  da fotojornalista namibiana  Margaret Courney-Clarke.
A história se apropria de elementos culturais africanos e afro-brasileiros para relatar as aventuras de Obax, uma criança de imaginação fértil que inventava histórias que, de tão criativas, crianças e adultos não acreditavam. Depois de ter a ideia de partir pelo mundo ela decidiu que iria para provar a todos que sua história era verdadeira. De 18h às 21h haverá uma oficina com Kiara, com a temática “Como nasce um narrador”. Haverá 30 vagas. As inscrições serão feitas no local.
Já às 16h30 é a vez de Thalita Rebouças, que escreve para o público adolescente e é a escritora brasileira que mais vende publicações neste segmento no Brasil, subir ao palco. Ela vai ler trechos de seu livro “360 dias de sucesso”, que fala sobre sonhos, ídolos, romance, traição, escolhas e música. Lançado no ano passado, ele narra uma história de fama instantânea e efêmera relatando as aventuras de um grupo de amigos que vêem suas vidas virar de cabeça para baixo quando publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. De 17h30 às 18h haverá sessão de fotos e autógrafos com a escritora. Haverá distribuição de senhas.
Às 18h, a contadora de histórias Maria Clara Cavalcanti, do grupo Confabulando, se apresenta no espaço “Canto de Contos 1”. E, de 18h30 às 21h, estará à frente de uma oficina de contação de histórias, no Espaço Affonso Romano de Sant’Anna.
Simultaneamente, os poetas gonçalenses Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Matheus Goudar e Carlos Eduardo Vitorino vão se apresentar durante 40 minutos e desenvolver o tema “A nova poesia gonçalense – Uma Noite na Taverna e Coletivo Ágora Urbana”.
Às 18h30, no espaço “Cantos de Contos 1”, a jornalista, radialista, publicitária e escritora Cláudia Cataldi fará a leitura das histórias bilíngues “A Família Salada” e “O sol que queria nascer de noite”.
No mesmo horário, o proprietário da livraria Gutenberg de Icaraí, Antônio Eduardo Gomes, vai recitar poemas do poeta português Fernando Pessoa no stand da livraria. Especialista em Educação Bilíngue, Cláudia Spitz dará uma palestra com o tema “Ouvindo histórias, fortalecendo laços: a importância das histórias na educação bilíngue”, a partir das 19h30, no espaço “Canto de Contos 1”.
No mesmo horário, no palco, a coordenadora de Educação Integral, Shrilei Victorino, e o doutor e mestre em literatura brasileira Érico Braga vão proferir a palestra “Gosto Literário – Pra não dizer que não falei dos livros”.
“Acreditamos que a leitura é o caminho para transformar a realidade. É um investimento a longo prazo, mas seguro, que forma cidadãos pensantes, responsáveis e críticos”, ressaltou a coordenadora municipal de leitura Isabel Tubino, que é doutora em linguística e coordenadora do Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em São Gonçalo.
As atividades estão sendo custeadas pelas editoras, em contrapartida ao espaço oferecido pela secretaria de Educação e aos stands fornecidos pela secretaria de Cultura. Uma moeda criada especificamente para o evento – e batizada como gonçalinho – será distribuída na rede municipal de ensino. Alunos do Ensino Fundamental vão receber 100 gonçalinhos, enquanto os do 2º segmento terão direito a 200 gonçalinhos. Já os professores vão ganhar 300 gonçalinhos e as equipes das escolas (formadas pelo diretor, orientador pedagógico e mediador de leitura) vão receber 600 gonçalinhos para adquirir livros para as unidades de ensino.