Instituto Vital Brazil orienta a população sobre prevenção de doenças renais
Você bebe pouca água diariamente? Consome muito sal? Esses dois hábitos podem levar você a estar na lista das pessoas com probabilidade de desenvolver algum problema renal. Para alertar sobre os cuidados que se deve ter com os rins, o Instituto Vital Brazil participará da campanha que marca o Dia Mundial do Rim e será realizada no dia 12 de março, das 9h às 12h, no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). O evento é aberto ao público e acontece no auditório Humberto Dantas, do CHN – Rua La Salle, 12/7º andar, Centro – Niterói.
Durante o evento, o Laboratório de Biomarcadores (Biomarc) do Instituto realizará medição das taxas de creatinina, hepatites B e C. “A creatinina é uma substância presente no organismo que permite saber se os rins estão em pleno funcionamento. Ela é o principal marcador para descobrir uma possível doença renal”, explicou Juan Fidel Bencomo, diretor do Biomarc.
O tema da campanha desse ano, “Rins Saudáveis” e Prevenção das Doenças Renais Crônicas (DRC), tem como objetivo alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.
Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, o que deixa evidente que o risco aumenta substancialmente com o envelhecimento.
A programação inclui outros exames como dosagem das taxas glicêmica e de colesterol e cálculo de massa corpórea. Além disso, haverá três palestras que abordarão o tema: A Importância de Ter Rins Saudáveis, com Alan Castro, nefrologista; O Peixe Morre pela Boca? Como Evitar a Gula e Manter o Corpo Saudável?, com Cláudia Costa de Oliveira, nutricionista; e Prevenção da Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus nas Empresas, com Jones Alberto de Almeida, médico do trabalho.
Uma vida saudável e equilibrada é a chave para evitar doenças renais. “Boa alimentação, controle do peso, prática de atividades físicas, controle da pressão e beber muita água são dicas preciosas para manter a saúde dos rins”, disse Juan Fidel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário