Exposição internacional inédita "Human Bodies" com corpos completos e órgãos reais
Foto Divulgação/ Diego Migotto |
A mostra internacional, educativa e científica, a exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, está em cartaz na Expansão do Plaza Shopping, em Niterói. A atração é uma realização do shopping com ArtBHZ e ficará em cartaz até dia 30 de maio, diariamente das 14h às 21h.
A mostra foi projetada numa grande estrutura, no piso L4, onde galerias com corpos completos, em plastinação, ilustram de forma dinâmica os sistemas do corpo humano. Espécies de animais também estarão expostas, revelando algo intrigante: nossas semelhanças e diferenças.
“A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando a qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos. A exposição é uma grande homenagem ao bem mais precioso que temos: a vida”, diz o coordenador da exposição, Lúcio Oliveira.
O acervo conta com nove corpos reais e mais de cem espécimes de órgãos que ajudarão crianças e adultos a conhecerem a fundo a estrutura de cada sistema – um mergulho por tecidos e ossos, dos pés à cabeça. Será possível compreender doenças de uma maneira nova e também esclarecer os danos e lesões causados aos órgãos por problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo. Os visitantes terão a oportunidade de imergir dentro dos organismos, com uma visão tridimensional da espécie humana.
Como o ensinamento de anatomia humana e fisiologia são pontos marcantes na educação infantil, a exposição está aberta para receber grupos e escolas interessadas em visitar e aprender mais sobre nosso corpo. O contato com o acervo é uma forma de aprendizado claro, didático e estimulante.
Curiosidade e conhecimento se unem ao objetivo de encantar crianças e adultos com as surpresas que nosso corpo tem a oferecer, em níveis jamais imaginados. A exposição também ressalta a importância de inserir práticas saudáveis e adequadas de nutrição e atividades físicas na nossa rotina.
Plastinação
Através deste método criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens, e realizado desde 1970, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo - que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita.
O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Só recentemente, em 2007, o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário