quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O Espírito Olímpico em Niterói

Comitê Rio 2016 realiza Festival Transforma, com diversas atividades esportivas gratuitas

(fotos divulgação - Alexandre Loureiro)
No sábado, dia 19, das 8h às 13h, Niterói recebe pela primeira vez o Festival Transforma, evento de experimentação esportiva desenvolvido pelo programa de Educação do Comitê Rio 2016. Esta é a sétima edição do Festival, que já levou mais de sete mil pessoas a praticarem esportes na Rocinha, Estádio do Maracanã, Lagoa, Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande. Desta vez, o local escolhido é o estádio Caio Martins, onde será montado um grande circuito com esportes Olímpicos e Paralímpicos pouco conhecidos no Brasil, como rugby, badminton, vôlei sentado e goalball.

O evento, gratuito e para todas as idades, é produzido em parceria com as confederações, que fornecem equipamentos e instrutores para a prática dos esportes. “Queremos apresentar e promover a prática de modalidades pouco convencionais no Brasil. Capacitamos professores e alunos dos complexos esportivos para que o evento continue sendo replicado mesmo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, comenta Vanderson Berbat, Gerente de Educação do Comitê Rio 2016. As próximas cidades a receberem o Festival Transforma serão Brasília, São Paulo e Manaus. 

Para levar toda a energia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro das escolas, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 desenvolveu o Transforma, programa de educação que promove esportes e valores para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O programa oferece, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades sobre a História, a simbologia e os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. O programa também organiza os Festivais Transforma, evento aberto ao público que permite experimentação em novos esportes e contato com atletas e mascotes. O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.500 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Minas Gerais, com, aproximadamente, um milhão de alunos impactados e expansão prevista ainda em 2015. Mais informações: www.rio2016/educacao.


Nenhum comentário:

Postar um comentário