sexta-feira, 23 de maio de 2014

Copa com festa oficial na praia, bares e restaurantes

Praia de Icaraí na Copa de 94 (foto: arquivo/Mario Dias)
Os jogos do Brasil na Copa do Mundo têm previsão de eventos especiais na Praia de Icaraí, e deverá também acontecer em bares, restaurantes, clubes  e residências.
Nos estabelecimentos e clubes, os jogos serão acompanhados através de televisores, pois os telões acarretariam elevados custos. Assim, os frequentadores poderão torcer durante os jogos, principalmente da seleção brasileira.
A festa da praia
           
Equipe de jornalistas na cobertura
(foto: arquivo/Mario Dias)
As grandes festas da Praia de Icaraí tiveram início em 1994, quando convidados pelo jornalista Mario Dias, hoje editor do CASA DA GENTE, os integrantes do “Clarão da Lua” ainda integrado por Gusttavo Clarão, Renatinho, Branca de Neve, Bimba, Jorginho e Mikimba, sobre um trio elétrico se apresentavam cantando sucessos da MPB, principalmente sambas-enredos.

No segundo jogo da seleção brasileira, o realizador do evento conseguiu com a Rede Globo de Televisão, após reunião com os jornalistas Renato Ribeiro e Manoel Alves, da Central Globo de Jornalismo, um telão para a Praia de Icaraí, levando uma multidão para a areia da praia, e a cada vitória o local se transformava num grande carnaval, culminando com a festa final, com Brasil campeão.
            A cada jogo, a TV Globo mostrava a alegria do niteroiense, sendo a única cidade que não era capital a ter a festa em transmissão nacional. A partir do terceiro jogo, todas as emissoras de televisão do Rio de Janeiro, além de outras internacionais, dentre as quais França, Inglaterra e Alemanha, que também dedicaram espaços para Niterói.
            Isto repetiu-se em 1998, 2002, 2006, mas o ano de 1994 foi marcante, por ser a primeira produção na Praia de Icaraí.

Custos e violência

Para este ano, mesmo com os altos custos, o medo da violência e os transtornos no trânsito, apontados como barreiras para eventos ao ar livre como na Praia de Icaraí, a previsão é de que em cada jogo, em caso de vitória do Brasil, os torcedores se reúnam naquele local.
A Neltur está se preparando para receber os turistas na Copa do Mundo. Para isso planeja montar em três pontos diferenciados da cidade, telões de alta definição para exibição dos jogos. Um telão será montado na Praia de Icaraí e outros dois serão montados em dois pontos, um na Região Oceânica e outro na Zona Norte.
Para uma programação intensa durante a Copa, em Niterói o turista poderá dispor também de toda a beleza natural e arquitetônica da cidade, que possui mais de 13 km de praias, o Complexo dos Fortes, museus, dentre eles o Museu de Arte Contemporânea (MAC) – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Caminho Niemeyer, além de outros atrativos. Para mais informações pode-se acessar o www.neltur.com.br.

Bares e restaurantes
Dentre os bares, já estão preparados com TV’s os seguintes locais:
Academia de Niterói - São Francisco
Bares do Meio - Icaraí e Centro
Chalé II - Charitas
Casa do Caranguejo - Charitas
Data Venia e Grauduados - Visconde de Sepetiba, Centro
Bar do Jorginho - Itaipu
Mario Caneco Gelado - Centro
Bar do Aeroclube Charitas

A seleção dos eternos craques
Zizinho encabeça a lista de grandes craques de Niterói que atuaram na seleção brasileira ao longo do tempo. Mestre Ziza, como era carinhosamente chamado, serviu ao grupo seleto do primeiro campeonato mundial realizado no Brasil, amargando até a sua morte a tragédia de 1950.
            No decorrer das últimas Copas, a cidade sempre esteve presente na seleção, com mais sorte pois integraram equipes vitoriosas, sagrando-se campeões do mundo.
Altair e Jairzinho na seleção de 1962; Gerson, Roberto Miranda na Copa de 1970; Leonardo em 1998. Todos continuam em atividades ligadas ao futebol, Altair e Jair Miranda com “escolinhas”; Gerson, no projeto que leva seu nome, e comentando jogos para emissoras de rádio. Leonardo na direção de futebol, na Itália. Um detalhe: todos acreditam no sucesso da seleção de 2014.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário