sexta-feira, 23 de maio de 2014

Artista Empreendedor

Curso será ministrado em junho no Espaço Cultural Ladeira das Artes
A partir do dia 3 de junho, o ator e produtor Alexandre Lino inicia o curso Artista Empreendedor no Espaço Cultural Ladeira das Artes, em Icaraí, Niterói. O curso abordará temas importantes para que o artista aprenda a produzir cada etapa do seu próprio espetáculo. O projeto vem cobrir uma lacuna que é essencial para o artista: conhecer todas as etapas de uma produção e entrar no mercado com as caraterísticas e solidez necessários para ser competitivo. No dia 20 de maio, às 19h, Alexandre Lino dará uma aula inaugural aberta a todos no Ladeira das Artes, para que os interessados  possam conhecer melhor a proposta da formação.
O curso foi elaborado para desenvolver a sensibilização artística, estimular o desenvolvimento de ideias e propiciar noções precisas de como realizar ou estruturar projetos, grupos, companhias de teatro, artistas, produtores independentes e suas criações. Questões como montar o projeto (nos moldes de mercado), ver se é possível captação de recursos via leis de incentivo e saber se é realizável com recursos próprios estão entre os itens do curso. E ao final será apresentada uma peça dentro dos moldes de mercado para que os alunos tenham noção real de como produzir. Lino apresentará todo panorama de mercado e alguns alunos serão selecionados para estagiar na produtora CINETEATRO.
“Hoje é fundamental ser empreendedor no cenário das artes no Brasil. Isso é formidável, primeiro pela possibilidade de você poder escolher encenar uma peça, produzir um texto, escolher as pessoas que vão fazer aquele trabalho com você, e é o maior valor disso tudo. E, segundo, pela liberdade. Quando você realiza seus próprios trabalhos, tem a liberdade de opinar e apontar mais. Isso nunca pode ser misturado com autoritarismo, muito pelo contrário. Arte em especial se faz da melhor maneira quando é feita em conjunto, com democracia, com pessoas criando junto”, diz Alexandre Lino.
O curso serve para qualquer profissional do segmento, mas principalmente para os iniciantes e companhias de teatro amadoras. Serão 30 vagas e a duração será de seis meses, com aulas às terças-feiras, das 19h às 22h. Informações e inscrições pelos telefones (21) 2721-0468 e (21) 8872-0468.


Nenhum comentário:

Postar um comentário