domingo, 19 de abril de 2015

Maternidade em dose dupla

Mães falam das alegrias e dificuldades com a chegada do segundo filho
           
Maria Fernanda, com seu pequeno Victor e, no ventre,
Maria Cecília que nasce em junho
(foto acervo pessoal)
Um período de transformação – do corpo, da rotina, do tempo – assim é a maternidade. Uma etapa de descobertas físicas e psicológicas, que levam à mulher a um estado de felicidade, mas também de dúvidas de como será o dia-a-dia com o seu filho. A primeira gravidez é cercada destes sentimentos, somada à ansiedade criada pelo ‘desconhecido’. Mas e quando o casal se prepara para a chegada de um segundo filho? Será que a maturidade e experiência adquiridas fazem a diferença? A menos de um mês para o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, dia 10 de maio, o CASA DA GENTE entrevistou quatro mães de “segunda viagem”, para conhecer melhor a rotina deste universo da maternidade dupla.
            A funcionária pública Maria Fernanda Marques, de 34 anos, está na contagem regressiva para dar à luz em junho à sua segunda filha, Maria Cecília. Segundo ela, com a experiência da primeira gravidez, os ‘medos’ clássicos de como será o parto ou se irá conseguir amamentar são bem menores. A atenção especial está virada para outro assunto: a preparação de Victor, de 5 anos, para a chegada da irmãzinha: 
Maria Eduarda com seu irmãozinho Hudson nos braços:
companheiros para toda a vida
            “Na primeira gravidez, nós 'só' aguardávamos um filho. Agora, na segunda vez, aguardamos uma filha e, ao mesmo tempo, uma irmã - e isso faz toda a diferença. Preparar o Victor para a chegada da irmã tem sido uma experiência bacana!” afirma Fernanda.
Nem sempre a adaptação é fácil. A assistente administrativa Michelle Abreu, de 32 anos, e mãe de Hudson, de apenas 25 dias, e Maria Eduarda, de 4 anos, conta que teve dificuldades no início.
“Maria Eduarda não conseguia entender que o fato de ter um irmão não tiraria a vez dela na família, e com isso, sofreu um pouco, ficou agressiva e 'respondona'. Mas após algumas conversas, ela viu que o irmão veio para somar e ser um companheiro pra vida dela” afirma Michelle.
A cake designer e dona de casa Érica Monteiro, mãe de Milena, de 5 anos e Murilo, de 5 meses, ressalta a relação de cumplicidade que se criou entre os dois filhos.
Erica Monteiro com a filha Milena e o pequeno Murilo
(foto acervo pessoal)
“A Milena adora o irmão, quer pegar, abraçar e brincar. Em alguns momentos chega a ser perigoso, pois com apenas 5 anos, ela às vezes não tem noção de perigo e a intensidade da sua força em relação ao bebê”, conta.
Mãe de duas meninas, a médica Erica Gualda, de 39 anos, ressalta o sentimento de amizade desenvolvido entre Gabriela, de 7 anos; e Rafaela, de 3 anos.
“São abraços, beijos de bom dia, carinhos trocados a todo instante; mas, é claro, também brigam muito - cada uma defendendo o seu ponto de vista”, revela Erica.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif            Ser mãe pela segunda vez traz também uma sensação de maior segurança nas tarefas do cotidiano: desde o período de gestação até as trocas de fraldas e amamentação, coisas que numa primeira gestação são novidade, na segunda são rotinas mais calmas.
“Na primeira gravidez, você passa nove meses ‘alisando a barriga’, lendo tudo sobre a maternidade, cuidando da alimentação e do corpo; na segunda, suas prioridades passam a ser tudo o que diz respeito ao primeiro filho”, complementa Erica Gualda.
Erica Gualda, e as filhas Gabriela e Rafaela
(foto acervo pessoal)
Mas nem tudo são flores com a chegada do segundo filho: um grande desafio é a organização do tempo, que fica ainda mais “apertado”. 
“Somos eternas malabaristas! São necessidades, programas e demandas diferentes; você tem que viver buscando esse equilíbrio, para que nenhum dos filhos se sinta prejudicado” Erica Gualda.
“Eu estou duplamente acompanhada. Esse é um bônus dos filhos. O ônus é o caos, por exemplo, para sair de casa. São dois para dar banho, pentear, arrumar...E lá se vão algumas horas”, conta Michele Abreu, em meio a risos.
Maria Fernanda destaca ainda a importância da base familiar, em especial o companheirismo do pai das crianças.
“Um pai que não 'ajuda' simplesmente, mas que assume efetivamente o papel de pai faz toda a diferença. Os avós, os tios, um coletivo de pessoas repletas de amor - com vínculos de sangue ou não - dispostas a segurar as pontas, a dar aquele suporte quando necessário, é tudo de bom!”
            Em meio a todas as alegrias e dificuldades que aparecem com a chegada de um segundo filho, as mães se mostram felizes e confiantes com a escolha que fizeram de encarar uma nova gravidez.
“Passei muito tempo com a de ter um segundo filho, e agora posso afirmar: foi a melhor escolha! Dá trabalho, cansa... mas é a melhor coisa do mundo”, aconselha Michele Abreu.

“Não tenha dúvidas: seu coração é capaz de crescer de uma maneira que você nem imagina!”, finaliza Erica Gualda.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Festas de São Jorge recebem multidões

A Festa do Santo Guerreiro atrai milhares de devotos
(foto Peter Ilicciev)
São Jorge, o Santo Guerreiro com devotos em todo o Brasil, deverá levar mais uma vez grandes multidões para igrejas, assistindo missas, tríduos em oração, e procissões, além de vigílias diárias durante todo o mês de abril.
Niterói já programou os eventos para a Capela de São Jorge, situada na rua Alcides Figueiredo, 43, Centro da cidade, próximo à Universo. O tradicional Tríduo preparatório para a festa acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, sempre às 19h, respectivamente com os temas “A virtude da fé em São Jorge”; “A virtude da esperança em São Jorge” e “A virtude da caridade em São Jorge”.
Já no dia 23 – data consagrada ao Santo – a festa inicia com a Alvorada, às 6h da manhã, seguida de Missas campais às 6h30, 8h, 10h30, 12h, 14h e 16h. Às 18h, a imagem do Santo será levada pelos fiéis em procissão nas principais ruas do Centro da cidade.

Rio de Janeiro
Louvor na Igreja de São Jorge, na Praça da República
(foto divulgação)
No Rio de Janeiro, na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, o Tríduo também será celebrado nos dias 20, 21 e 22, às 19h. Já na madrugada do dia 23, às 3h30 da manhã, será apresentada a peça “São Jorge, o General Mártir”, do grupo teatral “Filhos de Jorge. Em seguida, haverá a alvorada e missas às 5h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16:30h e 18h. A procissão sairá às 16h.

Já na Igreja de São Jorge, na Praça da República, no Centro do Rio, o Triduo será celebrado nos dias 20, 21 e 22 ao meio-dia, e no dia 23, haverá missa durante todo o dia, a partir das 5h, logo após a Alvorada. Às 18h, será realizado um Auto de São Jorge.

Edição completa - Casa da Gente - Abril 2015

O CASA DA GENTE edição de Abril/2015 já está nas ruas e na internet! Para ler e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI





















e para ler e baixar a versão em pdf do Suplemento CLUBES, basta clicar AQUI

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Começa a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina

Evento acontece de 14 a 17 de abril, no Riocentro, e conta com a presença do Grupo Safran
 
(fotos divulgação/ Grupo Safran)
O Grupo Safran estará presente na LAAD Defence & Security, a maior feira dos setores de defesa e segurança da América Latina, que será realizada no Riocentro, Rio de Janeiro, de 14 a 17 de abril, com apresentação de novidades em produtos e serviços voltados ao segmento. 
No seu stand, a Safran terá como principal peça de comunicação um grande painel de demonstração do KC-390, novo avião de transporte militar da Embraer, e um vídeo da Safran Engineering Service.
A Safran foi selecionada pela Embraer  para fornecer diversos sistemas de seu novo avião: distribuição elétrica, turbina de ar de impacto (RAT), energia elétrica de emergência, controle de frenagem, ventilação e compensador de estabilizador horizontal.
Com mais de quatro décadas de experiência no Brasil, a Safran tornou-se um parceiro tecnológico e industrial de alto nível, apoiando o desenvolvimento da indústria nacional e formando parcerias estruturais para conquistar novos mercados.
Atuando, isoladamente ou em parceria, a Safran mantém posições de liderança mundial e na Europa, considerando os seus principais mercados, com presença consolidada em todos os continentes. O Grupo tem um quadro de 69.000 funcionários e gerou uma receita de 15,4 bilhões de euros em 2014. No Brasil, a Safran conta atualmente com cerca de mil colaboradores distribuídos em quatro empresas – Turbomeca, Optovac, Safran Aeronáutica e Morpho.
O Grupo Safran identifica o país como uma zona prioritária de crescimento e estabeleceu há vários anos um objetivo claro no país: ser um parceiro de longo prazo do Brasil.

Luís Antonio Pimentel em Haicais

Nesta quarta-feira, dia 15 de abril, será lançado o livro "Luís Antônio Pimentel em 176 haicais", organizado por Graça Porto. A obra reúne textos de um dos ícones do jornalismo e da literatura fluminense, o centenário Luis Antonio Pimentel.
O Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.
O lançamento irá acontecer no Parthenon, na rua General Andrade Neves, 40, no Centro de Niterói, a partir das 16h. O evento é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (21) 2722 2256

terça-feira, 31 de março de 2015

Maravilhas do Corpo Humano em Niterói

Exposição internacional inédita "Human Bodies" com corpos completos e órgãos reais

Foto Divulgação/ Diego Migotto
A mostra internacional, educativa e científica, a exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, está em cartaz na Expansão do Plaza Shopping, em Niterói. A atração é uma realização do shopping com ArtBHZ e ficará em cartaz até dia 30 de maio, diariamente das 14h às 21h.
A mostra foi projetada numa grande estrutura, no piso L4, onde galerias com corpos completos, em plastinação, ilustram de forma dinâmica os sistemas do corpo humano. Espécies de animais também estarão expostas, revelando algo intrigante: nossas semelhanças e diferenças.
“A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando a qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos. A exposição é uma grande homenagem ao bem mais precioso que temos: a vida”, diz o coordenador da exposição, Lúcio Oliveira.
O acervo conta com nove corpos reais e mais de cem espécimes de órgãos que ajudarão crianças e adultos a conhecerem a fundo a estrutura de cada sistema – um mergulho por tecidos e ossos, dos pés à cabeça. Será possível compreender doenças de uma maneira nova e também esclarecer os danos e lesões causados aos órgãos por problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo. Os visitantes terão a oportunidade de imergir dentro dos organismos, com uma visão tridimensional da espécie humana.
Como o ensinamento de anatomia humana e fisiologia são pontos marcantes na educação infantil, a exposição está aberta para receber grupos e escolas interessadas em visitar e aprender mais sobre nosso corpo. O contato com o acervo é uma forma de aprendizado claro, didático e estimulante.
Curiosidade e conhecimento se unem ao objetivo de encantar crianças e adultos com as surpresas que nosso corpo tem a oferecer, em níveis jamais imaginados. A exposição também ressalta a importância de inserir práticas saudáveis e adequadas de nutrição e atividades físicas na nossa rotina.

Plastinação
Através deste método criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens, e realizado desde 1970, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo - que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita.
O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Só recentemente, em 2007, o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Companhia de Ballet de Niterói estreia seu primeiro espetáculo infanto-juvenil

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) vai estrear o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, uma versão contemporânea de William Shakespeare, produzido especialmente para jovens e crianças, no dia 10 de abril, sábado, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.
Essa será a primeira vez que a Cia faz uma montagem voltada para o público infanto-juvenil. O trabalho vai unir dança e literatura e tem a coreografia assinada pelo bailarino brasileiro Alex Sander dos Santos, que vive há mais de 11 anos em Paris e é especialista em balé para a crianças.
 Serão 16 bailarinos no palco, vestidos com figurinos feitos de canetas, borrachas, lápis, entre outros materiais, que lembram o universo infantil. A história começa com um aluno, que ao adormecer em sala de aula, sonha estar no livro de William Shakespeare, interagindo com os personagens de “Sonho de uma noite de verão”, levando, inclusive, seus colegas de turma e a professora da vida real para a fantasia.
 De acordo com a produtora do CBCN, Tenara Gabriela, a intenção da Companhia é de quebrar paradigmas, trazendo as crianças para o mundo da dança, através de uma apresentação com linguagem bem acessível.
 “Queremos formar público infantil e para isso estamos investindo na ideia de acabar com esse estereotipo de que o balé é algo de difícil entendimento. Teremos uma linguagem atual, figurinos de fácil leitura e o melhor, vamos levar o cenário para o mundo escolar, onde as crianças têm maior empatia”, ressalta a produtora.
Sonho de uma noite de Verão fica em cartaz de 10 a 19 de abril, as sextas, às 20h; sábados, às 16h e 19h; e domingos, às 16h. O ingresso custará R$ 20. Quem doar um livro em prol da Cruz Vermelha ou levar um comprovante de que é morador do município de Niterói, paga meia entrada.

Câmara abre exposição com belas imagens de Niterói

 
A Câmara Municipal de Niterói abre hoje, às 19 horas, a exposição fotográfica “Niterói, menina dos meus olhos” do fotógrafo Ricardo Pimentel. A mostra que reúne 25 imagens do fotógrafo que também é professor universitário, fica em exposição até o dia 15 de abril no hall de entrada da Câmara. As visitas acontecem de 9h às 20 horas de segunda a sexta-feira.
 Apaixonado por Niterói, o carioca Ricardo Pimentel reúne neste trabalho imagens do cotidiano, belezas naturais e monumentos arquitetônicos. “Procuro sempre explorar ângulos diferentes de paisagens que o niteroiense está acostumado a ver, como o MAC ou a Fortaleza de Santa Cruz”, explica ele.
A exposição faz parte das comemorações pelos 70 anos de fundação da Sociedade Fluminense de Fotografia.
A mostra, uma homenagem aos 70 anos de fundação da Sociedade Fluminense de Fotografia,  reúne 25 imagens do renomado fotógrafo e professor universitário que registra o cotidiano da cidade e suas belezas naturais. Abertura às 19 horas, no hall de entrada da Câmara Municipal de Niterói.  Até dia 15 de abril. De segunda a sexta-feira de 9h às 20 horas. Entrada gratuita. Câmara Municipal de Niterói, Avenida Amaral Peixoto, 625 – Centro Niterói.

quinta-feira, 26 de março de 2015

“Pequenas” grandes notáveis

Três meninas despontam nas passarelas e nas telinhas

Helena Strada: Mini Miss Mesoamerica
Helena Strada já é conhecida dos leitores do CASA DA GENTE: ela foi uma das personagens principais da matéria “O Futuro é agora”, publicada em Novembro de 2014, onde revelamos os talentos mirins da cidade de Niterói. Na época, ela se preparava para participar do concurso “Mini Miss Mesoamerica Universe”, que aconteceu em fevereiro deste ano. A novidade é que a pequena niteroiense, de apenas 6 anos, conquistou a coroa tão esperada, na final realizada na Guatemala.  Ela faz parte do time de “pequenas” grandes notáveis, que destacamos nesta edição.
“Os dias na Guatemala foram maravilhosos. Fizemos muitos amigos. Helena adorou conhecer um novo país com costumes bem diferentes do nosso. Ela amou o concurso, saiu da Guatemala perguntando quando seria o próximo” conta orgulhosa Laisa Strada, mãe de Helena. 
A espontaneidade, carisma e a segurança de Helena fizeram a diferença. Na apresentação do traje típico, ela sambou no palco e foi aplaudida pela plateia. A pequena Miss faz agora planos para seu futuro:
“Ainda estamos procurando uma agência para gerenciar a sua carreira de modelo. Helena ama desfilar, adora ser fotografada. Para criança, infelizmente, não tem muita divulgação ganhar um concurso de Miss, não há muito apoio e retorno. Muitos até criticam o fato de uma criança participar de tal coisa, mas eu sempre digo que feliz é aquela pessoa que pode fazer nessa vida o que realmente gosta e que consegue realizar seus sonhos” finaliza Laisa.

Bernadete está no ar em Babilônia
(foto divulgação/ Agência Désir)

Horário Nobre
Com apenas 13 anos, Bernadete Wilhelm também demonstrou desde pequena muito interesse pelas artes. Sua estreia foi na gravação de um DVD do Instituto Alfa e Beto, mas é na TV que ela vem encontrando cada vez mais espaço.
Bernadete integrou o elenco da primeira fase da novela “Avenida Brasil”, onde interpretou Betânia; no mesmo ano, participou de outras duas produções: “Tapas e Beijos” e Gabriela. Em 2014, participou da novela “O Rebu”. Natural do Rio de Janeiro, ela vive agora o desafio de atuar na novela “Babilônia”, que acaba de estrear no horário nobre da TV Globo. Ela interpreta “Nina”, filha de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), um assessor desempregado, e sua mãe Karen (Maria Clara Gueiros).
 
 
Maitê Padilha vive Estrella
(foto divulgação/ Agência Désir)
Estrela
Já Maitê Padilha vive “Gaby Estrella”, personagem principal da novela voltada ao público infantil, e exibida pelo canal pago Gloob. Apesar de ganhar o papel de protagonista de cara, aos 12 anos, ela não acreditou que seria escolhida.
“Vi o teste das outras pessoas e achei que não ia passar. Quando recebi a ligação, não acreditei” conta a atriz mirim.
Na trama, Gaby precisa se mudar para o interior depois de sua mãe receber um convite para trabalhar num jornal de Nova York. Ela se muda para a Fazenda Estrella, onde mora sua avó, Laura Estrella (Regina Sampaio). Na vida real, a atriz também passou por uma mudança radical. Nascida e criada na cidade de Juiz de Fora, ela passou por Petrópolis e veio morar em seguida no Rio.
“Saí de Petrópolis para o Rio. A mudança até parece com a da Gaby. Mas eu vim para uma cidade grande” compara Maitê, que vive com a mãe e a avó na Barra, enquanto o pai e o irmão continuam na Cidade Imperial.
A novelinha “Gaby Estrella” foi recentemente indicada ao Emmy Kids Awards, maior premiação internacional de atrações infantis. A novela foi a única atração brasileira indicada ao prêmio, e concorreu na categoria Série com programas da Austrália e da Espanha. Infelizmente, a série não trouxe o prêmio pra casa, mas levou o nome do Brasil para o exterior pela qualidade do conteúdo.

 

sábado, 21 de março de 2015

Corpo do ex-verador Magaldi está sendo velado na Câmara de Niterói

O corpo do ex-vereador Carlos Magaldi está sendo velado na Plenária da Câmara de Niterói, onde permanecerá até às 15 horas. O Sepultamento acontecerá às 16 horas no Cemitério do Maruí, no Barreto.  
Magaldi de 67 anos, foi assassinado no início da tarde desta sexta-feira (20/03), no bairro de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, provavelmente numa tentativa de assalto. No ano passado, Magaldi exerceu por três meses o oitavo mandato na Câmara de Niterói, como suplente do vereador Milton Cal (PP). Ele estava filiado ao partido Solidariedade e tinha a segurança pública como uma das suas principais linhas de atuação parlamentar. Na última eleição foi o 11º candidato mais votado da cidade, com 3137 votos e ficou com a primeira suplência do Partido Popular (PP). Ele deixa viúva e um filho.
O presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira, companheiro de partido, lamentou o assassinato e cobrou uma profunda investigação da polícia. “Tentei agora há pouco falar com o Governador Pezão para pedir total empenho na apuração do assassinato. Perdi um amigo e Niterói perdeu um homem público que lutava pela cidade. A pedido da família, o corpo dele será velado na Câmara, onde por mais de 30 anos foi a sua segunda casa”, disse.
Carlos Alberto Pinto Magaldi era um apaixonado pelo carnaval, sempre atuou em defesa do samba, dos blocos e escolas de samba de Niterói. É de sua autoria a lei criando a Semana Municipal do Samba no município. Já faz parte do calendário oficial da cidade a presença de grandes nomes da Música Popular Brasileira no plenário da Câmara para celebrar o samba no mês de dezembro. No último evento, homenageou os carnavalescos Max Lopes e João Victor, o sambista Jorginho do Império e o radialista Adelson Alves.  
Magaldi tinha forte influência eleitoral na Zona Norte da cidade, notadamente nos bairros do Fonseca, Riodades, Viçoso Jardim e Cubango. Dedicar às mais diversas manifestações populares era uma de suas paixões. Natural de Macaé, escolheu Niterói para viver, e conquistou sua primeira vitória em 1984, quando elegeu-se vereador através do voto popular, pelo PTB.
Desde então, Magaldi vinha se dedicado a servir ao povo niteroiense, ao mesmo tempo em que lutou em prol de diversas causas sociais, o que rendeu o mérito da Medalha Tiradentes, pela sua “fidelidade às causas sociais”. Depois de passar pelo PP, estava filiado ao Solidariedade, onde entrou a convite do amigo e colega, vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara de Niterói.
Ao longo de sua vida pública, além de vereador, Magaldi foi secretário de Bem Estar Social no Governo do Prefeito João Sampaio e Administrador Regional do Fonseca, na gestão Jorge Roberto Silveira.  Outras leis de sua autoria são a que obriga a realização do Teste do Pezinho em bebês e a que isenta do pagamento do IPTU os imóveis utilizados por livrarias.
(via Ascom/ Câmara de Niterói)