sábado, 11 de maio de 2019

Mães (e mulheres) possíveis


Histórias de vida plurais que se cruzam em redes de apoio em torno da maternidade

Por Luana Dias

No mês de Maio, o jornal CASA DA GENTE inicia uma série de reportagens que irá trazer à tona o perfil de mulheres contemporâneas que se conectaram entre si, e decidiram unir forças num dos momentos mais singulares da vida: ser mãe.
Bombeira, produtora de cinema, analista de sistema, dona de casa, atleta, biomédica: mulheres com perfis tão diferentes entre si, mas que buscam juntas o caminho de uma maternidade mais sensível, livre, pessoal e envolvida por uma rede de apoio de troca de experiências e aprendizados.
Dia após dia, elas tentam compreender os obstáculos, respeitar os limites pessoais, ter paciência e se desvencilhar de culpas e medos que podem atingir a mulher durante esta fase. 

Ludmilla Abreu
Moradora do bairro do Engenho do Mato, a atleta e dona de casa Ludmilla Abreu tem 32 anos é mãe do João, que veio a falecer aos 5 meses de idade, devido a complicações uma má-formação congênita, e da pequena Manuella, de 2 anos e 4 meses.  
"Durante o período em que minha filha está na escola, eu aproveito para treinar, ou realizar alguma atividade relacionada a esporte.  Quando ela está comigo, eu me divido na função de dona de casa e mãe", conta.
Com a  maternidade, Ludmilla acredita que aprendeu a ter mais paciência.
"Depois que tive a Manu,  tive a percepção de que tudo passa e as coisas sempre se encaixam. Manu é super criativa, falante, expressiva. Não gosta de grude (igual a mãe!), adora animais e a natureza".
"Ser mãe é...
cansativo. É a primeira palavra que passa pela minha cabeça, que resume bem o nosso dia-a-dia".  

Ana Carolina Kuntz
Aos 23 anos de idade, a biomédica Ana Carolina Kuntz é mãe de Júlia, com 2 anos e 5 meses. Moradora do bairro de Itaipuaçu, em Maricá, ela vive uma rotina intensa que começa pela manhã, quando cuida da filha, e segue à tarde, quando dedica tempo aos estudos.
"Enquanto Júlia está na escola, eu cuido da casa e tento estudar para ingressar no Mestrado. A rede de apoio formada por mulheres salva a nossa sanidade mental, e nos faz sentir um pouco menos sozinha", conta.
Ana Carolina diz que a maternidade mudou completamente a sua vida: de jovem estudante e frequentadora de baladas, ela se viu convidada a uma transformação contínua, que a torna mais empática, principalmente com as outras mulheres.
"Ser mãe é ...
nunca mais estar só, mas às vezes se sentir sozinha".

Paula Lagoeiro
Paula Lagoeiro é produtora executiva de Cinema e TV e mãe do Otto de 1 ano e cinco meses. Moradora do bairro do Pé Pequeno, em Niterói, ela  tem 35 anos e uma rotina atribulada. Todos os dias, ela deixa o filho na creche e sai cedo em direção ao trabalho, que fica no Centro do Rio. Paula conta com a ajuda da mãe que  busca o filho, para que ela possa ter tempo de cruzar a ponte e voltar para o reencontro com o seu pequeno.
"Esse é o melhor momento do dia: nosso tempo para brincar e nos divertir, nos olhar e aprender. Meu marido exerce plenamente seu papel de pai e companheiro, então compartilhamos os cuidados com o Otto e das demandas da casa na parte da noite", conta.
Paula assume que nem sempre é fácil se equilibrar entre as demandas pessoas e profissionais. 
"Às vezes ainda falta tempo pra mulher, quando a profissional e a mãe estão em campo. A rede de apoio é de extrema importância para saber que não estamos sós ou loucas", afirma.
Ser mãe é...
busca por uma escuta cada vez ativa e aumento da paciência. É o exercício constante do amor.

"Ser mãe é viver uma eterna contradição entre desejos e culpa"

Lays Delfim
Lays Delfim tem 26 anos e é Bombeiro Militar, e mãe da Elisa de 1 ano e 3 meses. Moradora de São Gonçalo, ela trabalha três vezes por semana, e por conta da maternidade e pela escolha de seguir amamentando até pelo menos sua filha completar 2 anos, ela resolveu  adaptar ao máximo sua rotina de trabalho para poder dormir mais em casa com a sua pequena. Porém, quando Lays tem plantão de 24h no quartel, alguém da rede de apoio leva a bebê até seu trabalho para que ela possa amamentar.
"Tento ir à academia nos dias em que vou trabalhar, para ter um tempinho exclusivamente meu. Meu marido também trabalha por escala, então tentamos conciliar os dias trabalhos e folga para os cuidados da pequena. Minha avó e minha sogra cuidam dela quando as escalas não coincidem " relata sua rotina.
Para ela, a rede de apoio é essencial para poder dividir tarefas, cuidados e conversa.
"O nosso grupo de 'puérperas' é a rede mais linda de apoio que tive, é muito acolhimento. Imprescindível para sabermos que a maternidade é difícil pra todas e não estamos sozinhas nessa", confidencia.
"Ser mãe é ...
viver uma eterna contradição entre desejos e culpa. A maternidade mudou completamente minha forma de enxergar o mundo, as relações, as pessoas. Mas principalmente a me importar com a forma de criação das nossas crianças que são nosso futuro.

Geovana Silva
Geovana Silva tem 39 anos, é Analista de sistemas  e mãe da Mariana, 1 ano e 8 meses. Residente no bairro de Jardim Alcântara, em São Gonçalo, ela se divide entre o trabalho e os cuidados com a filha.  Na parte da manhã, se prepara para levá-la à creche; enquanto está por lá, ela faz alguns serviços domésticos.
"Depois que vou buscá-la, volto a me organizar do jeito que dá, a rotina de cuidar da casa e da 'cria' tem consumido praticamente todo o meu tempo. Estou desempregada desde a gestação e buscando recolocação profissional", conta.
Para ela, a rede de apoio se torna um lugar essencial onde se pode desabafar, e reconhecer que as mulheres passam por problemas e desafios similares, mesmo sendo tão diferentes nos aspectos social e cultural.
"Se sentir acolhida e acalentada, motivada e confiante não tem preço", afirma.
"Ser mãe é...
abdicar da vida pessoal, social e profissional em prol do melhor desenvolvimento e bem estar do filho. Nossas prioridades pessoais mudam e no lugar, temos uma preocupação constante em sermos melhores como pessoa, em todos os aspectos".

Quer participar da série "Mulheres (e mães) possíveis"? Envie sua história para jornalcasadagente@gmail.com ou pela rede social: www.facebook.com/jornal.casadagente

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Morre o biólogo e pesquisador Aníbal Melgarejo

Faleceu na manhã desta sexta, dia 10, o biólogo Aníbal Melgarejo, que há 32 anos fazia parte do grupo de pesquisadores do Instituto Vital Brazil. Aníbal era considerado uma das mais expressivas referências sobre herpetologia do país.
Melgarejo era formado pela Universidad de La Republica (Uruguai), com doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Caracterização Biológica de Venenos pela Universidad de Costa Rica (Instituto Clodomiro Picado).

Dr.Aníbal foi autor de inúmeros livros sobre serpentes e comandou o laboratório de Zoologia Médica do Vital Brazil por anos.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Atividades esportivas agitam o Clube Português


Ninguém vai ficar parado durante o mês de Maio, no Clube Português de Niterói. O professor Paulo Hage, vice-presidente de Esportes, preparou uma programação para lá de especial, que começou com a Maratona Aquática Individual agitou o Clube Português na manhã do dia 5 de maio.
Em seguida, o Clube terá o Torneio de Futebol Infantil, no sábado, dia 19, e o Torneio de Futebol Adulto, no domingo, dia 20 de maio, sempre a partir das 9h da manhã. Na quarta-feira, dia 22, e na sexta, dia 24, é a vez do Basquete sub 15 e sub 17 entrarem na quadra, com torneio e disputa da final e de terceiro lugar.
Para fechar o mês dedicado às atividades esportivas, no domingo, dia 26 de maio, a partir de 10h30 da manhã, será realizada a "1ª Etapa Arena da Quadra", com Sinuca, Dama, Baralho, Xadrez e Futebol de Mesa.
Ingressos para o Santoinho já estão à venda
Um dos eventos mais esperados do ano, a Festa do Santoinho será realizada no domingo, dia 9 de junho. Segundo o presidente Fernando Guedes, a festa terá início às 12h com apresentação musical do conjunto amigos do Alto Minho. No cardápio, sardinhas, febras, galeto, batatas e arroz minhoto. O evento contará ainda com a participação do rancho folclórico Luis Vaz de Camões.
A vice-presidente social Zenir Mello está no comando da organização, e informa que os ingressos para o evento já estão a venda, no valor de R$ 70,00. Mais informações na secretaria do clube ou pelo telefone (21) 2717 4225.

Dia das Mães nos Clubes


Conforto, qualidade no serviço e clima familiar marcam o diferencial da celebração da data nas agremiações

O Rancho Folclórico Luis de Camões fará participação
especial no Dia das Mães do Clube Português
(foto divulgação)
Uma das datas mais celebradas pelas famílias, mas também pelo comércio é o Dia das Mães. Nos grandes centros urbanos como Niterói, o desafio é encontrar um programa que agrade a todos, com o conforto e a qualidade que as homenageadas merecem. Foi pensando nisso que já ha alguns anos, as principais agremiações da cidade vem preparando lindas festas para receber sócios e convidados na data, que neste ano é comemorada no domingo, dia 12 de maio.
O Clube Português de Niterói terá um delicioso almoço dançante, ao som da banda "The Walking band" e participação do Rancho Folclórico Luis de Camões.  Os convites estão à venda na secretaria do Clube, ao valor de R$70,00.
No Jurujuba Iate Clube, Juliano Mello com samba e pagode
Já o Jurujuba Iate Clube prepara um almoço em homenagem às mães, com buffet de Rogério Montenegro e show do cantor Juliano Mello, com muito samba e pagode retrô. Os convites estão a venda no valor de R$70,00, exclusivo para sócios e seus convidados e inclui buffet completo, com petiscos de entrada, cardapio principal, sobremesa e bebidas. "A ideia é de fazer uma festa bastante animada, agradando a toda família", destaca o comodoro Sérgio Daltro.
No Clube Naval Charitas, um buffet especial com pratos quentes, cardápio infantil, acompanhamentos, saladas variadas e sobremesas diversas será servido a partir das 12h, no Salão Principal. Como atração musical, Cássio Tucunduva e Renato Beranger irão tocar sucessos nacionais de MPB como Tom Jobim, João Bosco, Djavan, e hits internacionais. Cada associado terá direito a retirar até 5 (cinco) convites extras, além de 01 convite estacionamento para convidado. Mais informações e reservas na secretaria ou pelos telefones: (21) 2109-8114/ 2109-8110.

“Portais da História” na Câmara de Niterói


O Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle da Câmara de Vereadores de Niterói recebe até o dia 10 de junho a exposição "Portais da História", do artista plástico Dawson Nascimento. Realizada pela primeira vez no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do estado do Rio, a exposição tem como foco o resgate histórico e a preservação da memória do período colonial brasileiro, por meio de representações artísticas de paisagens e construções antigas. 
"Essa exposição é fruto de uma observação ao longo da minha trajetória de vida. A arquitetura colonial e imperial brasileira sempre me chamaram a atenção. Através da arte, eu procuro expressar a minha preocupação pela preservação do patrimônio histórico nacional, que nós temos tão presente em diversas cidades brasileiras", revela Dawson.
Ainda segundo o artista, a proposta desse projeto é, na verdade, “trazer a sensibilização pelo olhar e a construção do conhecimento, mostrando a importância da preservação dessa arquitetura para a nossa história. Que todos se sintam convidados para participar”, complementa.
O Salão Nobre fica no segundo andar da Câmara. A entrada é franca e pode ser vista, de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h. A Câmara de Vereadores de Niterói fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, no Centro de Niterói.


quinta-feira, 9 de maio de 2019

Leia a edição de Maio/2019 do Jornal Casa da Gente

Leia a edição de Maio/2019 do Jornal Casa da Gente. Para ler e baixar a edição completa em pdf, clique AQUI

Em defesa da UFF

A manifestação reuniu pessoas de várias idades em defesa da Universidade Pública
(foto Fabio Caffé/ agência Favela em Foco)


Estudantes, professores, funcionários e simpatizantes participaram de ato no Centro de Niterói
Milhares de pessoas tomaram a Amaral Peixoto
(foto reprodução/ Marcelo Ramos)

Cerca de 5 mil pessoas participaram de um ato intitulado "Eu defendo a UFF", que percorreu as principais ruas do Centro da cidade de Niterói, nesta quarta-feira, dia 8 de maio. O objetivo era colocar em questão o corte de verbas anunciado pelo MEC, indicando redução de 30% do orçamento previsto para a universidade.

Os manifestantes levavam cartazes e faixas com mensagens contra os cortes e a favor o ensino público. A marcha se iniciou no Campus o Gragoatá, passou pela Rua Visconde do Rio Branco e seguiu até a Rua da Conceição. De lá, acessaram a Av. Ernani do Amaral Peixoto e ao chegarem próximos à Câmara Municipal a via precisou ser interditada.


Os professores e funcionários das universidades federais de todo Brasil estão mobilizando uma greve em toda a rede superior de ensino para o dia 15 de maio contra o corte de 30% nas instituições anunciado por Bolsonaro e seu ministro Abraham Weintrab.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Paulo Barros não é mais o carnavalesco da Unidos do Viradouro

Paulo Barros foi um dos destaques no desfile das campeãs do Grupo Especial 2019,
comemorando o vice-campeonato da Viradouro (foto Luana Dias)
A Unidos do Viradouro e o carnavalesco Paulo Barros não continuarão a parceria iniciada para o Carnaval deste ano, que deu o vice-campeonato do Grupo Especial à vermelho e branco.
A diretoria da agremiação não se sentiu confortável com a contratação de Paulo Barros por uma escola do Carnaval de São Paulo, o que impediria que ele se dedicasse integralmente ao projeto da escola de Niterói para 2020. O desconforto foi externado pela diretoria ao carnavalesco que preferiu, então, se desligar da Viradouro.
Paulo Barros é um dos grandes nomes do carnaval, e acumula títulos: foi campeão pela Unidos da Tijuca em 2010, 2012 e 2014, e pela Portela em 2017, além dos vice-campeonatos em 2004, 2005 e 2011 (pela Unidos da Tijuca), além da Viradouro no Carnaval 2019.
Há especulações de que carnavalesco retornaria à Unidos da Tijuca, mas até o momento, Barros não falou oficialmente sobre seu destino no carnaval carioca.

Oportunidade: Procuradoria Geral do Município de Niterói com inscrições abertas para estágio forense

O processo seletivo oferece 10 vagas imediatas, além de cadastro de reserva
A Procuradoria Geral do Município (PGM) está com inscrições abertas para o 7º Exame de Seleção para o Estágio Forense. São 10 vagas imediatas, além do cadastro de reserva para outras que surgirem durante a validade do concurso. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 26 de maio.  
O processo seletivo compreenderá a realização de provas objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório, levando em consideração as disciplinas Direito Civil/ Direito Civil Processual, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
O programa terá carga horária de 20 horas semanais e bolsa-auxílio mensal de R$ 950, além de auxílio-transporte. O estagiário desempenhará as funções na PGM ou em órgão da administração pública municipal que possua procurador em seus quadros.
O coordenador do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município, Renan Pontes de Moura, diz que o programa permite ao estagiário o contato direto com o cotidiano da advocacia pública.
“O Programa de Estágio da Procuradoria Geral do Município permite ao estagiário conhecer um pouco mais sobre esta rotina de trabalho ao congregar tarefas de auxílio aos procuradores, como elaboração de minutas, petições, manifestações jurídicas, entre outras funções, com a experiência acadêmica de cursos e palestras coordenadas pelo Centro de Estudos Jurídicos”, afirma o coordenador.
Os interessados em participar do exame de seleção podem acessar o edital pelo site da PGM, onde encontrarão os procedimentos necessários para se inscrever. Vale ressaltar que a inscrição será realizada presencialmente na sede da PGM (Rua Visconde de Sepetiba, 987), mediante ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50. O horário de atendimento será de 10h às 19h. O candidato deverá acompanhar a confirmação da inscrição, bem como as informações referentes à data, ao horário, local de prova e tempo de duração, também pelo site. 

Glória Bomfim é a atração do projeto "Clássicos do Samba"

Cantora baiana se apresenta no Teatro Municipal de Niterói nesta quarta-feira, dia 8
Dona de um tom de voz singular, a cantora baiana se apresenta no Teatro
Municipal de Niterói (foto divulgação)
O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 8 de maio, quarta-feira, às 19h, a cantora baiana Glória Bomfim. No show, estará lançando o seu terceiro CD, “Chão de Terreiro”, com 13 músicas inéditas de Paulo César Pinheiro a ela confiadas pelo próprio autor.
O repertório inédito foi recolhido da obra de Paulo César Pinheiro, compositor preferido da cantora, que a ela o entregou como um presente. Todas as músicas abordam temas ligados ao candomblé, e muitas têm a forma de cantigas de santo, utilizadas em rituais. As características destas cantigas se iniciam por uma invocação, puxada pelos babalorixás ou yalorixás e respondida pelo coro das yaôs.
Nascida em Areal, um pequeno povoado no interior da Bahia, Glória era requisitada desde muito menina para cantar nas redondezas, em festas de casamento, batizados etc. Ela conta que muitas vezes foi tirada da cama por seu Tutu, festeiro do lugar, vestindo um camisú (daqueles de cambraia com calçola igual) e levada no balaio de um jegue com o intuito de animar essas festas. Não havia rádio e muito menos disco naqueles lugarejos em que a festa dependia dos músicos e cantores da região. Filha de Domingas e Miguel, a pequena intérprete de 8 anos agradava todos com sua voz potente. De cima de um caixote de madeira, era ouvida de longe, garantindo boa dança e boa festa. 
Década de 60, o rock chegando às capitais, e o hit da pequena cantora era a valsa ‘Viagem’, de João de Aquino e Paulo César Pinheiro. A partir daqueles dias, a menininha começa a sonhar em ser cantora de verdade. Aos quatorze anos veio para o Rio em busca de melhores oportunidades. Exerceu diversas profissões e continuou cantando, nos finais de semana, nas rodas de samba do subúrbio, nas quadras de escolas de samba. Ali, conheceu mestre Marçal que, encantado com sua voz, a apelidou de Baianinha e a convidou para as rodas da Velha Guarda da Portela.

Gloria Bomfim interpreta Ogum Onirê
A cantora Glória Bomfim é uma das mais expressivas e autênticas vozes. Seu canto primitivo, forte, verdadeiro, despretensioso e absolutamente intuitivo é um diamante bruto que representa, de forma emocionada, a cultura dos terreiros de candomblé, trazida pelos negros africanos e mantida aqui pelos mestiços brasileiros.
Os ingressos estão a venda ao valor de R$ 30,00 (inteira). O Teatro Municipal de Niterói fica na rua Quinze de Novembro, 35, no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.