Mostrando postagens com marcador Paulo Barros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paulo Barros. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 7 de maio de 2019

Paulo Barros não é mais o carnavalesco da Unidos do Viradouro

Paulo Barros foi um dos destaques no desfile das campeãs do Grupo Especial 2019,
comemorando o vice-campeonato da Viradouro (foto Luana Dias)
A Unidos do Viradouro e o carnavalesco Paulo Barros não continuarão a parceria iniciada para o Carnaval deste ano, que deu o vice-campeonato do Grupo Especial à vermelho e branco.
A diretoria da agremiação não se sentiu confortável com a contratação de Paulo Barros por uma escola do Carnaval de São Paulo, o que impediria que ele se dedicasse integralmente ao projeto da escola de Niterói para 2020. O desconforto foi externado pela diretoria ao carnavalesco que preferiu, então, se desligar da Viradouro.
Paulo Barros é um dos grandes nomes do carnaval, e acumula títulos: foi campeão pela Unidos da Tijuca em 2010, 2012 e 2014, e pela Portela em 2017, além dos vice-campeonatos em 2004, 2005 e 2011 (pela Unidos da Tijuca), além da Viradouro no Carnaval 2019.
Há especulações de que carnavalesco retornaria à Unidos da Tijuca, mas até o momento, Barros não falou oficialmente sobre seu destino no carnaval carioca.

domingo, 10 de março de 2019

Viradouro surpreende e emociona no Desfile das Campeãs

O carnavalesco Paulo Barros desfilou em cima da última alegoria, representando a fênix que renasce das cinzas, e levou o público da Sapucaí ao delírio

Fotos e texto Luana Dias

Paulo Barros no alto da fênix
(fotos Luana Dias)
Público aplaude de pé o carnavalesco
Após conquistar o vice-campeonato no ano em que a agremiação marcava também seu retorno ao Grupo Especial, a Unidos do Viradouro surpreendeu e emocionou o público no Desfile das Campeãs. O carnavalesco Paulo Barros - que assinou o enredo "Viraviradouro" e que já é um dos profissionais confirmados para a equipe da vermelha-e-branca para o Carnaval 2020 - surpreendeu a todos ao desfilar na última alegoria. No alto da fênix, ave que representa o "renascimento" da agremiação, ele levantou a Marquês de Sapucaí, recebendo aplausos de pé.

Paulo Barros vai às lágrimas
Muito emocionado e não conseguindo segurar as lágrimas, o carnavalesco abria uma faixa onde se lia "Gratidão" para retribuir o carinho do público e dos componentes. Este acabou sendo um dos grandes momentos da noite em que as seis primeiras colocadas desfilaram novamente na Sapucaí.

Ao final,  os setores 6 e 12 e 13 chegaram a puxar gritos de "É campeã", trazendo mais alegria e orgulho para os componentes.
Paulo Barros abre faixa com a palavra "Gratidão"



Detalhe da mensagem trazida pelo carnavalesco

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Casa da Gente - Coluna de Samba – agosto/ 2014



Inovação vermelha-e-branca 
Durante a feijoada de reinauguração de sua quadra, a Unidos do Viradouro apresentou o samba que a agremiação irá levar para Sapucaí em 2015. A escola inovou e não realizou disputa de samba-enredo para o próximo carnaval. O presidente, que também é cantor e compositor, Gusttavo Clarão, ficou com a missão de fazer a adaptação das duas músicas do Luiz Carlos da Vila e transformá-las em samba-enredo.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado final. Fiz a adaptação e já senti que a comunidade da Viradouro abraçou o samba. Tenho certeza de que será a sensação do carnaval de 2015” afirmou o presidente.

Retorno
O carnaval de 2015 marcará o retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial. A escola será a primeira a entrar na avenida com o enredo: “ Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça",  que irá narrar a trajetória do negro no Brasil, baseado nas músicas “Nas veias do Brasil” e “Por um dia de graça” do compositor Luiz Carlos da Vila, desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo. 

Blocos criam nova associação
Reunidos no Centro de Niterói, os chamados blocos avulsos, dentre os quais o "Saia na Folia" e "Pauta Quente" decidiram criar uma nova associação que os congregue. Deste primeiro encontro participaram 13 agremiações, mas os dirigentes afirmam que esse número é bem maior. Até setembro, o fato será anunciado oficialmente, inclusive com o local onde pretendem desfilar, afirmam ao CASA DA GENTE com exclusividade.

Rainha homenageada

(foto: divulgação/Ana Cristina Victoria)Rainha homenageada 
A rainha de bateria da Cubango e musa do Salgueiro, a niteroiense Cris Alves será enredo da GRES Souza Soares para o Carnaval 2015. A apresentação do enredo “Cris Alves, rainha de Ébano, estrela de todos os carnavais” foi realizada na quadra da agremiação. Fundada em 1963, a escola de samba de Niterói atualmente está no grupo de acesso das escolas de samba de Niterói e aposta na força do enredo para voltar ao grupo especial.

Pagode do Leão
 Uma das rodas de samba mais tradicionais e badaladas do Rio está de volta. Todas as terças- feiras, acontece o “Pagode do Leão” na quadra da GRES Estácio de Sá. No repertório sambas de Bide e Marçal, Nelson Cavaquinho, Cartola, Martinho da Vila, Aniceto do Império, Mauro Diniz, Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz, Paulinho da Viola, entre outros. A entrada custa R$10. A quadra da Estácio de Sá fica na rua Salvador de Sá, 206/208, no Estácio. Mais informações através do telefone 2504-2883.

45 anos sem Jacob do Bandolim
Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, nos deixou em 13 de agosto de 1969. Em 2014 completam-se 45 anos sem o bandolinista e compositor. Para marcar esta data, a Revista do Choro está preparando uma matéria especial pela passagem do compositor, na segunda edição da revista. Para ler, acesse www.revistadochoro.com.

Sem segredo 

A Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), em parceria com a Livraria Nobel e o Parque Shopping Sulacap, promoveu uma noite de autógrafos com Paulo Barros, carnavalesco da Mocidade Independente de Padre Miguel e autor do livro “Sem Segredo”, da editora Casa da Palavra. O evento aconteceu no dia 21 de agosto, às 19h, no Espaço Carnaval e Cidadania da Amebras, no 2º piso do Parque Shopping Sulacap. 

Ao longo das 176 páginas de “Sem Segredo - Estratégia, Inovação e Criatividade”Paulo Barros disseca seu processo criativo e ressalta a importância da criatividade e do trabalho em equipe. O autor fala também sobre a preparação de enredos como “É Segredo!,” que lhe rendeu o primeiro campeonato na Sapucaí, e “Entrou por um lado, saiu pelo outro...Quem quiser que invente outro!”.

Samba de segunda
 
Marquinhos de Oswaldo Cruz é a atração do “Samba de Segunda – uma roda de primeira”, que acontece toda segunda-feira no Fluminense Atlético Clube, na rua Xavier de Brito, 22, no Centro de Niterói, das 16h às 22h. mais informações no site www.sambadesegunda.com.br




Dez anos
A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) começa a intensificar o planejamento para a realização do espetáculo. A organização do Carnaval 2015 começou no mês passado, com a eleição da nova diretoria-executiva da Uesbcn, agora presidida pelo funcionário público e sambista André Nogueira. Essa edição da festa tem um significado especial para os sambistas da cidade, que vão celebrar os dez anos de revitalização dos desfiles oficiais, após doze anos de interrupção, um trabalho realizado pela Uesbcn, em conjunto com a Empresa Niterói, Esporte lazer e Turismo (Neltur).