Seminários, workshops com profissionais renomados, rodadas
de negócios e debates acontecem na Casa Firjan, em Botafogo
Até o dia 10 de novembro a Casa Firjan, em Botafogo, vai abrigar
a edição 2018 do RioMarket –
área do Festival do Rio dedicada
ao mercado audiovisual. Diretores, produtores, criadores, técnicos e outros profissionais da
indústria debatem temas como: inovação, algorítimos e data science, realidade
virtual, blockchain, VOD, influencers, branded content, modelos e oportunidades
de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções internacionais,
entre outros.A programação conta com uma série de
workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios com alguns dos
profissionais mais renomados do setor. As inscrições para o evento podem ser
feitas no site www.riomarket.com.br.
O
RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria
audiovisual, promovendo a troca de conhecimentos, proporcionando novas
oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. As
discussões abrangem os nichos de cinema, televisão e séries, publicidade, games
e influenciadores digitais. Além da programação paga, o evento conta também com
uma série de atividades gratuitas.
Temas
atuais e diversos sobre o momento do mercado serão debatidos nos Seminários
(Rio Seminars). Executivos das principais distribuidoras e exibidores estão
presentes fazendo juntos uma profunda avaliação do setor em 2018, apresentando
suas perspectivas para 2019 e propondo soluções. Nos painéis sobre Cinema,
serão tratados assuntos como modelos de financiamento do desenvolvimento à
comercialização, coprodução internacional, ocupação das salas, capacitação,
entre outros. O nicho das séries também contará com painéis que discutirão a
realidade do cenário atual e as tendências do mercado. Estratégias de
lançamento, modelos de negócios de séries de ficção e não-ficção, transmídia ebrandedcontent serão
explorados à luz de cases de sucesso apresentados por
profissionais de todas as áreas envolvidas.
A Realidade
Virtual volta à pauta do RioMarket em 2018 sob a ótica de criadores, produtores
e distribuidores, que vão abordar a tecnologia e as particularidades do
segmento. A utilização de influenciadores digitais em projetos audiovisuais também
será um assunto bastante explorado, através da
apresentação de cases.
A novidade da edição 2018 é a série de encontros denominada
"ThinkTank", organizados no âmbito das Round Tables, que tem como
objetivo discutir soluções para maximizar lançamentos e reverter a baixa
ocupação das salas de cinema. Representantes dos departamentos de marketing e
de programação de distribuidoras e exibidores estarão reunidos para debater o
assunto e encontrar soluções em uma ação colaborativa e inédita. Um segundo encontro entre executivos das
distribuidoras e das mídias tratará de “Soluções para maximizar os lançamentos
através de mídias parceiras”.
Como de
costume, representantes dos principais players e distribuidoras estarão
disponíveis nas Rodadas de
Negócios e encontros pré-agendados.
O diretor francês Olivier Assayas falará sobre seu processo criativo |
Programação
gratuita
Dentro
da programação haverá uma série de eventos gratuitos, como um encontro entre
o produtor brasileiro Rodrigo Teixeira (“Me Chame Pelo seu Nome”) e o
cineasta francês Olivier Assayas (“Personal Shopper”), um workshop de
roteiro com o autor Carlos Lombardi, seminários sobre games e realidade
virtual, entre outras atrações. As inscrições para os eventos gratuitos devem
ser feitas previamento no site www.riomarket.com.br.
Nesta
segunda, dia 5 de novembro, haverá o encontro "Realidade Virtual e Realidade
Aumentada: O futuro é agora", às 14h.
Às 15h30, o destaque vai para o
seminário Processo Criativo com Olivier Assayas.
O produtor brasileiro Rodrigo
Teixeira conversa com o diretor Olivier Assayas sobre seu processo criativo.
Alice Gomes será uma das palestrantes no seminário "Mulheres no Audiovisual" |
Na
terça, dia 6, é a vez da Master Class – Literatura brasileira como base para
filmes e séries internacionais.
A premiada autora e roteirista Sônia
Rodrigues, com mais de 30 livros publicados, fala sobre o potencial da
literatura brasileira para a adaptação em projetos de série ou filme de alcance
internacional. Uma master class aberta ao público em geral interessado no
universo das séries e em literatura brasileira. Às 16h15, entra em cena o Seminário
– Mulheres no Audiovisual II – O Olhar, a linguagem e o fazer feminino, com
as diretoras e roteiristas Gabriela Amaral, Dominga Sottomayor, Susanna Lira e
Alice Gomes.
No
dia 8, às 15h30, é a vez do Seminário – Blockchain: Uma revolução no tráfego de
conteúdo, com Pedro
Souza, da Multiedgers, e Paulo Aragão, da Singular DTV, conversam sobre a
tecnologia e suas aplicações no audiovisual e em outros segmentos.
No
dia 9, às 17h, tem o Seminário - Projetos que mudam o mundo com Fernando
Grostein e Guilherme Melles (Spray Filmes), Marcos Nisti e Luana Lobo
(FlowFilms), que irão vão debater sobre empresas que têm em seu DNA uma
visão de futuro do Brasil e do mundo, englobando novas mídias e projetos
sociais. Educação via internet e o projeto Quebrando o Tabu estão dentro da
linha de ação dessas empresas.
Para
finalizar, no dia 10, às 16 haverá uma imperdível Masterclass
de estrutura dramática de séries com Carlos Lombardi. Considerado
um dos autores de maior atividade na dramaturgia brasileira, o autor Carlos
Lombardi oferecerá uma master class inédita e exclusiva no Rio Market sobre a
estrutura narrativa para obras seriadas.
As
inscrições e programação completa no
site www.riomarket.com.br . A
Casa Firjan fica na rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo, na Zona Sul do Rio
de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário