sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Casa da Fotografia em Niterói

Flagrantes da Sociedade Fluminense de Fotografia
(fotos Zalmir Gonçalves)
Com 71 anos de atividades ininterruptas, a Sociedade Fluminense de Fotografia é a grande casa do fotógrafo niteroiense. Além de cursos voltados para a área, a SFF também abre as suas portas para exposições de profissionais renomados e daqueles que estão iniciando na profissão. A sede mantém, ainda, um grande acervo de livros, muitos do século XIX, sobre a arte da fotografia, para pesquisas e estudos.
“A SFF foi concebida pelo seu idealizador Jayme Moreira de Luna para ser um ponto de convergência dos fotógrafos do antigo estado do Rio, especialmente Niterói. Essa tradição se mantém. Além da oferta de cursos e espaço para estudo e reflexão sobre a arte da fotografia, a nossa Sociedade se destaca como um ponto de cultura do município. É uma casa aberta, plural, mas com foco na imagem fotográfica. Quem aqui frequenta tem, como inspiração principal, a fotografia”, explica Antonio Machado, Toninho, reeleito para mais um mandato a frente da SFF.
Ele lembra que chegou à instituição, ainda na década de 60,pelas mãos de amigos comuns da fotografia e nunca mais conseguiu se desvencilhar dela. “É a minha segunda casa e as vezes acredito ser a primeira. Tenho uma enorme paixão por isso aqui e me orgulho de conseguirmos manter uma instituição pulsante, com uma série de atividades e dezenas de cursos sendo oferecido”, explica Toninho.
Não é para menos. Além da magnifica exposição “100 anos de Jayme Moreira de Luna, 70 Anos da Sociedade Fluminense de Fotografia”, no salão Octávio do Prado, a SFF realizou em 2015 quatro mostrar fotográficas, entre individuais e coletivas, que levou uma legião de apaixonados pela arte fotográfica a visitar a sua sede. “Tivemos aqui uma exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento do Palhaço Carequinha que reuniu muita gente, além de uma coletiva de fotógrafas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e umaoutra coletiva de alunos do professor de Fotojornalismo Alcyr Cavalcanti. Apenas para citar algumas delas”.

“Mensalmente realizamos a “Quintas Fotográficas” onde fotógrafos associados ou não, enviam suas fotografias para serem analisadas e comentadas num grande bate-papo pelos nossos professores e sócios. Trazemos profissionais para palestras gratuitas e toda sexta-feira, oferecemos um happy hour para membros e convidados. “, conclui Toninho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário