terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Niterói abre Semana Nacional do Samba

A sambista mirim Kikolly Fernandes se apresenta para os presentes
(fotos Sergio Gomes)
Numa festa que lotou o plenário  da Câmara Municipal de Vereadores de Niterói, o Dia Nacional do Samba foi aberto antecipadamente com entregas de diplomas e troféus "Ismael Silva" para compositores, cantores, produtores e adeptos do ritmo mais popular do Brasil.
Dentre os homenageados estavam os cantores Jorginho do Império, Marquinho Diniz, Zé Katimba, André da Mata, Declar, Pedro Ivo, Inácio Rios e também Flavinho Machado, entre outros.
As intérpretes Monica Mac, Andrea Beat, Adriana Dutra, Mayra Santafé, Maria Menezes, Dani Black e as tradicionais Jussara Rios e Tia Surica abrilhantaram a festa, fazendo o público cantar junto.
Presidente Bagueira com Tia Surica, uma das grandes
homenageadas
Simbolizando todos os produtores e incentivadores do samba, receberam também o troféu Ismael Silva a carnavalesca e comentarista de TV Maria Augusta, o radialista Adelzon Alves, os produtores Vagner Velho, Ney Kizomba, entre outros. Os grupos de samba Família Clarão, Sambaí e Linha de Frente, este último que foi a base para os cantores também receberam a honraria, reforçados pelo produtor e músico Carlinhos Sete Cordas.
O grande homenageado foi Carlinhos Pandeiro de Ouro que completa 50 anos de atividade viajando o mundo e ensinando
A carnavalesca Maria Augusta e a intérprete Maria Menezes,
que recebeu uma das homenagens da noite
percussão. Ele, que é uma das grandes personalidades do samba e que já recebeu inclusive honrarias internacionais, entre eles a concedida pelo presidente Barack Obama, foi muito aplaudido pelos presentes.
Da ala jovem de produtores, também lá estiveram Marcelo Almo, Vladimir Ramos, Marcelo Som e Nando. O público delirou quando apresentaram-se o grupo mirim Caio (percussão), Nicole (passista) e o intérprete Guilherme Kauã.
O empresário Jairo Pacheco da Toca da Gambá - casa de samba que completou 10 anos de atividade - recebeu das mãos do presidente da Câmara, Paulo Bagueira, o troféu e o diploma Vereador Carlos Magaldi, criador do evento, morto vítima de um assalto em março deste ano. O filho do ex-vereador Magaldi e a viúva Mariza também receberam troféu e diploma, num momento de muita emoção na plenária.
Emoção: o filho e a viúva do ex-vereador Carlos Magaldi receberam
a homenagem, ao lado de Jorginho do Império
Outros dois grandes nomes do Samba em Niterói e no Estado do Rio, Ney Ferreira, fundador e presidente de honra da Acadêmicos do Cubango e Ito Machado, fundador da Unidos do Viradouro, também receberam homenagens especiais.
Uma das maiores surpresas da festa foi ser chamado para a mesa o Comandante do 12o BPM, Coronel Salema que aplaudiu de pé todos os participantes e em especial o capitão Barreto, um dos vencedores do samba enredo para 2016 da União da Ilha do Governador. 
Andrea Beat foi uma das cantoras homenageadas
O presidente Paulo Bagueira logo no início foi claro: "enquanto estivermos na Câmara, este trabalho iniciado a mais de uma década não deixará de existir".  
Coube ao jornalista Mario Dias apresentar e conduzir a cerimônia da Semana Nacional do Samba na Câmara, tendo Maria Augusta, Tia Surica e Adelzon Alves se pronunciaram unanimente: "Isto deveria ser seguido por todas as Câmaras de Vereadores do Brasil, Congresso Nacional e pelos Governos, pois este é o maior incentivo à quem faz a verdadeira cultura de nosso país". 
Sambistas reunidos na Câmara

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário