Pelo terceiro ano consecutivo Niterói terá um rei e uma rainha do Carnaval da Terceira Idade. O Cordão da Bola Branca que desfilará nos dias 15 e 22 de fevereiro, em Icaraí e no Centro da Cidade faz baile para a escolha da sua corte do Carnaval de 2020. O evento, com entrada franca, acontece nesta quinta-feira dia 6 de fevereiro, a partir das 15 horas, no salão nobre do Clube Canto do Rio. O casal que vencer a competição levará cada um R$2.500,00, além da Coroa e da Faixa de Rei e Rainha do Carnaval da Terceira Idade de Niterói. Serão 24 idosos, com mais de 60 anos disputando o título, sendo que 17 mulheres e sete homens. Os jurados vão julgar simpatia e samba no pé.
Embalado por marchinhas e sambas que divertiram muita gente que hoje está acima dos 60 anos, o Bola Branca desfila na Praia de Icaraí no dia 15 de fevereiro, com concentração às 9 horas na Praça Getúlio Vargas. No dia 22, também com concentração a partir das 9 horas em frente aos Correios, no centro da cidade, o Bola Branca vai abrir oficialmente o Carnaval da Rua da Conceição. Com uma banda formada por cerca de 30 componentes e com instrumentos de sopro e de percussão, o Cordão é formado majoritariamente por idosos, mas democraticamente aberto a qualquer pessoa de qualquer idade que queira brincar com paz e harmonia o carnaval.
O bloco terá a participação do cantor e compositor Edinho Mendes, que será, mais uma vez, o responsável em animar o desfile que contará com um trio elétrico e uma banda com instrumentos de sopro e percussão.
“O Bola Branca está aberto à participação de pessoas de qualquer idade. Queremos mesmo é que o idoso venha com a sua família, seus filhos e netos, brincar o carnaval. Nos dois últimos anos foi um sucesso e a expectativa para esse ano é que tenhamos um público superior”, explica Edinho Mendes.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
Carnaval é tema de projeção fotográfica na SFF nesta quinta
![]() |
| Ana Carolina Fernandes (acervo/ARFOC) |
![]() |
| Registro de Américo Vermelho (acervo ARFOC) |
Mensalmente, a Sociedade Fluminense de Fotografia realiza um ciclo de palestras e debates com projeção de fotográficas que são discutidas entre os autores e a plateia. “É um momento em que nossos alunos e o público em geral têm a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da imagem projetada e das técnicas usadas pelo fotógrafo. Nesta quinta, contaremos com a participação da Arfoc, o que vai trazer mais qualidade ao encontro”, explica Antonio Machado, presidente da SFF.
Projeção Fotográfica “A farra da foto, as imagens da folia”
Quinta-feira, 6/2/2019
Horário: 18h30
Sociedade Fluminense de Fotografia - Galeria Octávio do Prado
Endereço: R. Dr. Celestino, 115 - Centro, Niterói
domingo, 2 de fevereiro de 2020
Sossego, Viradouro e Cubango ensaiam na Amaral Peixoto neste domingo
Escolas de samba se preparam para o Carnaval 2020; em São Gonçalo, Unidos do Porto da Pedra realiza também seu ensaio de rua hoje
Neste domingo, a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, recebe mais um ensaio técnico de rua das escolas de samba Acadêmicos do Sossego, Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango. As agremiações se apresentarão nesta ordem, a partir das 18h. Os ensaios são abertos ao público, e a cada final de semana o público para assistir às agremiações aumenta, sempre em clima familiar.
Nas quadras
Na terça-feira, a Unidos do Viradouro terá mais um ensaio de quadra, a partir das 21h. Já a Acadêmicos do Cubango tem ensaio de canto para alas da comunidade na quarta, na quadra da agremiação, a partir das 20h. E no dia 08 de fevereiro, às 18h, a verde-e-branco vai receber uma programação pra lá de especial: será apresentado o espetáculo teatral "Luiz Gama: Uma voz pela liberdade". A história narra a trajetória de Luís Gonzaga Pinto da Gama, abolicionista, jornalista, advogado e personagem central do enredo da Acadêmicos do Cubango para o Carnaval 2020. A entrada é gratuita, e a peça é um ótimo programa para toda família.
| Sossego, Cubango e Viradouro ensaiam na Amaral Peixoto neste domingo (fotos Luana Dias) |
Na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, as 20h30, logo após o ensaio de quadra, a Porto da Pedra promove mais uma edição do Pagode do Presidente. A quadra do Porto da Pedra, localizada na Rua João Silva, 84, no bairro do mesmo nome da agremiação. A entrada é gratuita.
| Porto da Pedra: ensaios de rua e pagode e samba na quadra (foto Ana Cristina Victoria) |
sábado, 1 de fevereiro de 2020
Sambistas da nova geração
Nascidos e criados no
Samba, eles dão um show de amor e de talento
Por Luana Dias
| Maria Eduarda: samba no pé e empolgação chamaram a atenção de Zé Paulo Sierra e sua esposa, a sambista Vivi Sousa (fotos Luana Dias) |
Ao lado do carro de som da Unidos do Viradouro, a meiga
Maria Eduarda Silva - ou apenas Duda, para a família - esbanja samba no pé. Com
apenas 7 anos, o talento da pequena foi descoberto pelo olhar carinhoso e
atento de Zé Paulo Sierra, intérprete da vermelho-e-branco, e de sua esposa, a
sambista Vivi Sousa, que passou a ser a "madrinha" e cicerone de Duda.
A niteroiense - que é estudante do 2º ano da Escola Municipal Julia Cortines,
aprendeu a sambar com a mãe, Amanda Silva, e a paixão pela Viradouro nasceu
praticamente junto com ela: desde bebê, a mãe a leva para os ensaios de quadra.
Com desenvoltura, a pequena levanta aplausos e não se
intimida com a multidão que lotou a Amaral Peixoto para prestigiar a escola.
Apesar da euforia e dedicação, ela ainda não participa do desfile oficial da
vermelho-e-branco, por isso o ensaio ganha um significado todo especial.
"Talvez nos próximos anos, ela já irá para o Sambódromo". Em
compensação, desde os 4 anos de idade, Duda participa do Bloco dos XV, que se
apresenta em Niterói.
| Renan na Acadêmicos do Cubango: dedicação para conduzir a bateria ritmo folgado. Na última foto, ao la- do do pai, Luiz Henrique da Silva. (fotos Luana Dias/ Jornal Casa da Gente) |
No último domingo, na
Amaral Peixoto, Renan chegou a ensaiar alguns trechos desta encenação, mas
sempre com cuidado de não estragar a surpresa, que está guardada para o desfile
da escola, na sexta de Carnaval na Sapucaí.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Oportunidade: Niterói tem mais de 600 vagas abertas para concursos públicos
Processos seletivos são para a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Urbanismo e Clin. Salários chegam a R$ R$ 9,8 mil
A Prefeitura de Niterói está com 605 vagas abertas para diversos concursos em 2020. Algumas são para início imediato e outras para cadastro de reserva. Há vagas para todos os níveis de escolaridade e os salários vão de R$ 1.045,35 a R$ R$ 9.882,95.
A Fundação Municipal de Saúde foi a primeira a lançar edital, em dezembro, e oferece 410 vagas que contempla todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.045,35 a R$ 2.083,06.
Há vagas para nível fundamental (agente de controle de zoonoses), para o nível médio (assistente administrativo) e, em sua grande parte, para áreas específicas da saúde que exigem nível superior.
Serão contempladas as especialidades médicas de: alergista; angiologista; cardiologista; cirurgia geral; cirurgia plástica; cirurgia vascular; clínica médica; colonoscopista; dermatologista; endocrinologista; fisiatra; gastroenterologista; geriatra; hematologista; infectologista; mastologista; nefrologista; neurologista; gineco-obstetra; oftalmologista; oncologista; ortopedista; otorrinolaringologista; patologista; pediatra; pneumologista; proctologista; radiologista; reumatologista; ultrassonografista; urologista; psiquiatra, clínico 24h, pediatra 24h e ortopedista 24h. Além disso, o concurso terá vagas para nutricionista, psicólogo e assistente social, sanitaristas, enfermeiros, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e de técnico em radiologia.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de fevereiro, pelo site www.coseac.uff.br/ concursos/pmm/fms/2019 e custam entre R$ 50 e R$ 100. Os candidatos podem acompanhar as novidades pelo site da prefeitura www.niteroi.rj.gov. br/.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) também já divulgou seu edital e disponibilizou 19 vagas imediatas para cargos de nível médio e superior, bem como a formação de cadastro de reserva. Serão dez vagas para arquiteto, sete para fiscal de obras e duas para agente administrativo. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 6 de fevereiro.
Os salários estão na faixa entre R$ 2.260,93 e R$ 9.882,95 e as inscrições custam R$ 70 para o cargo de arquiteto e R$ 65 para os demais. Cada área tem uma regra para participação determinada no edital. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o site www.fgv.br/fgvprojetos/ concursos/pmn2020 e preencher o requerimento. Depois, é só efetuar o pagamento.
Companhia de Limpeza de Niterói: inscrições abertas até dia 9 de fevereiro
Também com inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro, está o concurso da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). O processo seletivo oferece 176 vagas, além de formação de cadastro reserva. São 150 oportunidades para o cargo de gari, duas para médico do trabalho, 18 para motoristas e seis para operadores de máquinas pesadas. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 80. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.selecon.org.br.
A remuneração vai de R$ 1.078,60 a R$ 4,965,50. Alguns cargos contam com outros benefícios como insalubridade, planos de saúde e odontológico e auxílio funeral, de acordo com o cargo.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
New Flow Festival leva mais de 7 mil pessoas ao Caminho Niemeyer
Primeira edição do evento trouxe Arte, Educação Ambiental e Entretenimento para
Niterói
Durante três dias, Niterói foi palco do evento pioneiro no ramo de sustentabilidade e
levou mais de 7 mil pessoas para o Caminho Niemeyer. O evento com entrada
gratuita e atrações para toda a família, trouxe nomes como Sinfônica Ambulante,
Banda Bicho Solto, Thiago Messer e Levada carioca, além de diversas opções de
gastronomia, stands de moda, intervenções artísticas, área kids e diversos paineis
onde foram debatidos assuntos relevantes, como consumo, reciclagem e meio
ambiente.
O festival veio com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais
consciente e sustentável, e com isso, contou com várias iniciativas durante os três
dias, como o projeto Rio Eco Pet, que recolhe tampas plásticas de garrafas para levar
para reciclagem. O dinheiro arrecadado é destinado a projetos em benefício dos
animais e para assistências diversas, como castração, por exemplo. Somente
durante o evento, foram arrecadadas cerca de 14 quilos de tampinhas e mais 100kg
foram separados para venda, por voluntários que estavam no local.
Já a Associação Casa do cão e Gato, conseguiu que 5 cães fossem adotados. De
acordo com a coordenação do local, foram 3 cães adultos, o que é muito difícil, pois
as pessoas preferem filhotes. A Feira de Troca, promovida pelo Nosso Closet,
movimentou mais de 400 peças durante o evento e centenas de pessoas levaram as
roupas em bom estado que não usam mais e trocaram por outras que fazem mais
seu estilo atual. E tudo isso sem movimentar dinheiro, apenas acumulando pontos,
de acordo com cada peça que levava.
O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para
a Sustentabilidade, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e
departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco. Pioneiro na
esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre
o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável –ODS's, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As idealizadoras Luísa Barros e Amanda Mella, ressaltaram a importância de
valorizarmos mais o que a cidade está fazendo, para assim, criarmos conexões para que
as pessoas repensem seu estilo de vida. "Eu acredito em um futuro colaborativo e o que
vi nesses três dias de evento, foi que juntos conseguimos fazer a diferença e ter um
futuro mais sustentável e consciente", Comemora Luísa.
Amanda reafirma que começar a olhar para dentro de si e entender como viver da
melhor forma, com a sociedade e sua terra, é o essencial e que o New Flow trouxe esse
sentimento para a cidade. "Unir o conceito de troca, com pessoas de Niterói, em um
espaço dedicado à toda família e com a vista que só o Caminho Niemeyer possui, é ter a
certeza que plantamos uma sementinha no coração de cada um que esteve aqui", finaliza.
Niterói
![]() |
| Encerramento do evento contou com um show eletrizante da Orquestra Sinfônica Ambulante (fotos divulgação/ Close Produtora) |
Durante três dias, Niterói foi palco do evento pioneiro no ramo de sustentabilidade e
levou mais de 7 mil pessoas para o Caminho Niemeyer. O evento com entrada
gratuita e atrações para toda a família, trouxe nomes como Sinfônica Ambulante,
Banda Bicho Solto, Thiago Messer e Levada carioca, além de diversas opções de
gastronomia, stands de moda, intervenções artísticas, área kids e diversos paineis
onde foram debatidos assuntos relevantes, como consumo, reciclagem e meio
ambiente.
![]() |
| Amanda Mella e Luísa Barros: idealizadoras e organizadoras do evento (crédito das fotos: Close Produtora) |
consciente e sustentável, e com isso, contou com várias iniciativas durante os três
dias, como o projeto Rio Eco Pet, que recolhe tampas plásticas de garrafas para levar
para reciclagem. O dinheiro arrecadado é destinado a projetos em benefício dos
animais e para assistências diversas, como castração, por exemplo. Somente
durante o evento, foram arrecadadas cerca de 14 quilos de tampinhas e mais 100kg
foram separados para venda, por voluntários que estavam no local.
Já a Associação Casa do cão e Gato, conseguiu que 5 cães fossem adotados. De
acordo com a coordenação do local, foram 3 cães adultos, o que é muito difícil, pois
as pessoas preferem filhotes. A Feira de Troca, promovida pelo Nosso Closet,
movimentou mais de 400 peças durante o evento e centenas de pessoas levaram as
roupas em bom estado que não usam mais e trocaram por outras que fazem mais
seu estilo atual. E tudo isso sem movimentar dinheiro, apenas acumulando pontos,
de acordo com cada peça que levava.
O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para
a Sustentabilidade, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e
departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco. Pioneiro na
esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre
o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável –ODS's, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As idealizadoras Luísa Barros e Amanda Mella, ressaltaram a importância de
valorizarmos mais o que a cidade está fazendo, para assim, criarmos conexões para que
as pessoas repensem seu estilo de vida. "Eu acredito em um futuro colaborativo e o que
vi nesses três dias de evento, foi que juntos conseguimos fazer a diferença e ter um
futuro mais sustentável e consciente", Comemora Luísa.Amanda reafirma que começar a olhar para dentro de si e entender como viver da
melhor forma, com a sociedade e sua terra, é o essencial e que o New Flow trouxe esse
sentimento para a cidade. "Unir o conceito de troca, com pessoas de Niterói, em um
espaço dedicado à toda família e com a vista que só o Caminho Niemeyer possui, é ter a
certeza que plantamos uma sementinha no coração de cada um que esteve aqui", finaliza.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Rodrigo Neves lança pré-candidatura de Axel Grael à prefeitura de Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), lançou na manhã desta segunda, dia 27, a pré-candidatura do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Axel Grael, à sua sucessão na Prefeitura de Niterói. Grael terá como vice o deputado estadual Paulo Bagueira, do Solidariedade. O lançamento da chapa que irá disputar as eleições municipais de outubro deste ano reuniu vereadores, deputados e lideranças políticas no Restaurante Seu Antônio, na Região Oceânica, em Niterói.
Axel Grael garantiu que vai dar continuidade às obras em andamento na cidade. Disse ainda que irá cumprir o Plano Niterói que Queremos, um planejamento de longo prazo estabelecido pela gestão de Rodrigo Neves, em 2013. “Seremos fiéis a esse planejamento estabelecido para a cidade. Vamos ouvir a sociedade num processo de elaboração de um plano de governo participativo para que a gente receba as demandas e perceba, da melhor forma, a expectativa da população para calibrar ainda mais os planos que desenvolvemos para Niterói”, afirmou o pré-candidato.
Grael também se comprometeu a dar continuidade no combate à violência e a priorizar programas sociais na cidade. “Daremos continuidade ao Pacto Niterói Contra a Violência, uma grande inovação do planejamento da gestão e da segurança, não apenas com o foco policial, que é importante. Mas é imprescindível que a gente mantenha todos os programas sociais que estão construídos em torno da segurança pública, na busca da inclusão social”, disse Grael.
Ao anunciar a candidatura de Axel Grael, Rodrigo Neves lembrou que o pré-candidato “tem amor profundo” por Niterói. “Um ser humano ímpar por sua integridade, por seu propósito em relação à sociedade, um camarada que foi muito leal ao longo desses oito anos ao meu lado. Axel coordenou a equipe de transição e esteve ao nosso lado nos momentos de alegria e de dificuldade. Uma pessoa que tem profundo amor por Niterói”, disse Rodrigo Neves, que também é presidente municipal do PDT. “Estou muito feliz porque não tenho dúvida que temos no Axel o perfil mais desejado pelos niteroienses para seguir em frente com esse nosso trabalho na cidade”, afirmou o prefeito.
Rodrigo Neves destacou ainda o papel de Axel Grael à frente de obras importantes para a cidade, como o túnel Charitas-Cafubá e a infraestrutura da Região Oceânica. São projetos, lembrou o prefeito, que saíram do papel graças ao intenso trabalho de captação de recursos e investimentos através do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), um dos programas liderado por Axel.
Para Rodrigo Neves, a chapa Axel/Bagueira é a cara de Niterói. “O Bagueira é nascido e criado no Barreto e Axel criado em São Francisco. Tenho certeza que os dois farão uma síntese perfeita para o povo de Niterói”, observou o prefeito. “Como cidadão, estarei cobrando o tempo todo para que eles façam cada vez melhor”, observou.
Bagueira disse que, como vice-prefeito, irá trabalhar para dar continuidade aos projetos do atual governo. “Uma de minhas funções será ajudar a construir a cidade com o programa de governo que vai ter continuidade e com resultados. Sigo nessa missão, neste compromisso para buscar o melhor resultado para a cidade de Niterói. Juntos somos mais fortes.”
Sobre os candidatos
Axel Schmidt Grael é engenheiro florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMAC. Na década de 70, iniciou a sua militância ambientalista, liderando iniciativas pioneiras em defesa da Baía de Guanabara e a campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas, presidiu a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, elegeu-se vice-prefeito de Niterói (RJ), na chapa do candidato a prefeito Rodrigo Neves, sendo eleito para o mandato 2013-2016. Atualmente é secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão na SEPLAG e desde 1998 toca, junto com sua família, o Projeto Grael.
Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal é formado em Direito e foi policial civil entre 1988 e 2014. Foi eleito vereador em Niterói pela primeira vez em 1996. Desde então, foi reeleito 5 vezes: 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2009 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, cargo que ocupou por dez anos. Na sua gestão, implementou projetos de transparência e de interatividade com a população. Entre eles estão a digitalização de leis com consulta pela internet; o Programa Escola de Democracia; o Projeto Cinema; a criação da Câmara em Revista; e a transmissão ao vivo pela internet das sessões legislativas. Atualmente ocupa uma cadeira da Alerj como Deputado Estadual.
Axel Grael garantiu que vai dar continuidade às obras em andamento na cidade. Disse ainda que irá cumprir o Plano Niterói que Queremos, um planejamento de longo prazo estabelecido pela gestão de Rodrigo Neves, em 2013. “Seremos fiéis a esse planejamento estabelecido para a cidade. Vamos ouvir a sociedade num processo de elaboração de um plano de governo participativo para que a gente receba as demandas e perceba, da melhor forma, a expectativa da população para calibrar ainda mais os planos que desenvolvemos para Niterói”, afirmou o pré-candidato.
Grael também se comprometeu a dar continuidade no combate à violência e a priorizar programas sociais na cidade. “Daremos continuidade ao Pacto Niterói Contra a Violência, uma grande inovação do planejamento da gestão e da segurança, não apenas com o foco policial, que é importante. Mas é imprescindível que a gente mantenha todos os programas sociais que estão construídos em torno da segurança pública, na busca da inclusão social”, disse Grael.
Ao anunciar a candidatura de Axel Grael, Rodrigo Neves lembrou que o pré-candidato “tem amor profundo” por Niterói. “Um ser humano ímpar por sua integridade, por seu propósito em relação à sociedade, um camarada que foi muito leal ao longo desses oito anos ao meu lado. Axel coordenou a equipe de transição e esteve ao nosso lado nos momentos de alegria e de dificuldade. Uma pessoa que tem profundo amor por Niterói”, disse Rodrigo Neves, que também é presidente municipal do PDT. “Estou muito feliz porque não tenho dúvida que temos no Axel o perfil mais desejado pelos niteroienses para seguir em frente com esse nosso trabalho na cidade”, afirmou o prefeito.
Rodrigo Neves destacou ainda o papel de Axel Grael à frente de obras importantes para a cidade, como o túnel Charitas-Cafubá e a infraestrutura da Região Oceânica. São projetos, lembrou o prefeito, que saíram do papel graças ao intenso trabalho de captação de recursos e investimentos através do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), um dos programas liderado por Axel.
Para Rodrigo Neves, a chapa Axel/Bagueira é a cara de Niterói. “O Bagueira é nascido e criado no Barreto e Axel criado em São Francisco. Tenho certeza que os dois farão uma síntese perfeita para o povo de Niterói”, observou o prefeito. “Como cidadão, estarei cobrando o tempo todo para que eles façam cada vez melhor”, observou.
Bagueira disse que, como vice-prefeito, irá trabalhar para dar continuidade aos projetos do atual governo. “Uma de minhas funções será ajudar a construir a cidade com o programa de governo que vai ter continuidade e com resultados. Sigo nessa missão, neste compromisso para buscar o melhor resultado para a cidade de Niterói. Juntos somos mais fortes.”
Sobre os candidatos
Axel Schmidt Grael é engenheiro florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMAC. Na década de 70, iniciou a sua militância ambientalista, liderando iniciativas pioneiras em defesa da Baía de Guanabara e a campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas, presidiu a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, elegeu-se vice-prefeito de Niterói (RJ), na chapa do candidato a prefeito Rodrigo Neves, sendo eleito para o mandato 2013-2016. Atualmente é secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão na SEPLAG e desde 1998 toca, junto com sua família, o Projeto Grael.
Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal é formado em Direito e foi policial civil entre 1988 e 2014. Foi eleito vereador em Niterói pela primeira vez em 1996. Desde então, foi reeleito 5 vezes: 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2009 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, cargo que ocupou por dez anos. Na sua gestão, implementou projetos de transparência e de interatividade com a população. Entre eles estão a digitalização de leis com consulta pela internet; o Programa Escola de Democracia; o Projeto Cinema; a criação da Câmara em Revista; e a transmissão ao vivo pela internet das sessões legislativas. Atualmente ocupa uma cadeira da Alerj como Deputado Estadual.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
Vem aí o New Flow Festival
![]() |
| O Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, será palco de atividades gratuitas (foto divulgação/ Vitor Pestana) |
Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, o Caminho Niemeyer - um dos mais belos cartões postais de Niterói - será palco da primeira edição do New Flow Festival. Com entrada gratuita, e atividades e atrações para um público de todas as idades, o evento vem com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável, através de um conceito inovador que une Educação, Arte e Entretenimento.
No local, uma programação diversificada: o evento contará com um espaço de moda consciente com feira de troca, stands de moda, brechós e artesanatos locais. Food trucks, venda de Produtos a Granel, Feira de Orgânicos, Produtos Naturais e Veganos estão entre as ofertas de alimentação.
Para as crianças, haverá um espaço kids, destinado a educação criativa e sustentável; apresentações musicais e circenses, contação de histórias e diversas oficinas lúdicas. O festival terá ainda áreas para instalações artísticas visuais, sensoriais e interativas; Iive painting (pintura ao vivo); apresentações de músicos e bandas de diferentes estilos musicais; grupos de dança e performances.
| Nosso Closet: conceito de guarda-roupa compartilhado (foto divulgação) |
Além disso, o público poderá praticar diversas atividades livres como aulas de dança, ioga,coletivo de patinação e bike -uma comunidade de ciclistas voluntários apaixonados pelo seu meio de transporte, entre outras atividades.
O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para a Sustentabilidade. O tema está em alta devido à sua importância global, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco. Pioneiro na esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS's, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas -ONU.
A empresária e consultora em moda sustentável, Luísa Barros e a arquiteta e produtora de eventos Amanda Mella -idealizadoras e realizadoras do evento -contam que o objetivo do New Flow Festival é de abrir espaço para pequenas iniciativas e mostrar quem vem trabalhando para um futuro mais sustentável e consciente.
| As idealizadoras e organizadoras do evento: Luísa Barros e Amanda Mella (foto divulgação) |
“Queremos criar conexões para que as pessoas repensem seu estilo de vida, e promover encontros para empresas que querem se adequar a projetos neste sentido. Crescer juntos é essencial, pensando na natureza e na economia local. Eu acredito em um futuro colaborativo”, afirma Luísa.
Amanda Mella define Sustentabilidade como começar a olhar para dentro de si e entender como viver da melhor forma, consigo mesma, com a sociedade e sua terra.
"Sustentabilidade é ressignificar. O que mais gosto de festivais é a experiência que traz pra nossa vida. Um evento desse em Niterói, unindo o conceito de troca, nesse equipamento urbano e arquitetônico tão único, é um impacto por si só. Tenho certeza que uma sementinha de muitas faces será plantada", comenta.
Mais do que um evento realizado em Niterói, o festival é “de Niterói”: com objetivo de promover a cidade, gerar trabalho e renda, fomentar a cultura e trazer informação, a equipe do New Flow Festival é formada por mais de 80% de colaboradores locais -entre produtores, expositores, artistas, apoiadores, voluntários e articuladores.
Para participar do New Flow Festival, basta realizar um cadastro gratuito no site https://www.newflowfestival.com/. A organização pede para que o público colabore com 1kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente para o Banco Municipal de Alimentos Herbet de Souza, no Centro da cidade e para os projetos sociais que farão parte do evento. Para saber mais, acompanhe o Instagram do evento: @newflow.festival
O New Flow Festival conta com recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói. O evento tem apoio do Caminho Niemeyer, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói; apoio institucional da UFF Sustentável; apoio de mídia da Nova; apoio de campo do Coleta Certa; parceria institucional do Instituto Qualivida; e realização do Muv e Nosso Closet Clube.
![]() |
| (foto divulgação/ Vitor Pastana) |
New Flow Festival
Dias 24, 25 e 26 de Janeiro de 2020
Horário: de 10h à meia noite
Local: Caminho Niemeyer, Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n -Centro, Niterói (a apenas 5 minutos da estação das Barcas e do Terminal Rodoviário João Goulart)
ENTRADA GRATUITA, com pré-inscrição no site: https://www.newflowfestival.com/ou presencial no dia do evento.
Classificação Livre
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Réveillon 2020: Niterói terá shows gratuitos em Icaraí e Itaipu
Gilberto Gil e João Gabriel farão os shows
principais da noite em cada palco montado nas praias. Confira os horários das atrações e a programação completa
| Espetáculo de fogos de artifício poderá ser apreciado em Icaraí e Itaipu (foto divulgação/ Luciana Carneiro) |
Niterói terá duas festas oficiais de Réveillon neste ano: as praias de Icaraí, na Zona Sul da cidade, e Itaipu, na Região Oceânica. A festa em Icaraí, para onde está previsto um público de 500 mil pessoas, terá as bandas Faixa Etária, Bicho Solto, Monobloco e a grande atração da noite, Gilberto Gil. Em Itaipu, apresentam-se Grupo DKV, Vou Zuar e o sertanejo João Gabriel encerrando a festa. Na queima de fogos, muitas novidades, com seis balsas na Praia de Icaraí e uma em Itaipu, ambos espetáculos com 15 minutos de duração. O público também poderá assistir aos shows através da página da Prefeitura no Facebook com transmissão ao vivo.
A organização do Réveillon de Niterói está a cargo da Neltur, num trabalho conjunto com várias secretarias e entidades municipais. Além de interdições do trânsito em ruas tanto em Icaraí quanto em Itaipu, a partir das 17h, com agentes da NiTtrans atuando na orientação aos motoristas, haverá reforço no ordenamento público. Serão instalados 345 banheiros químicos nas orlas de Icaraí, Itaipu e Piratininga, entre outras ações.
![]() |
| Gilberto Gil é a atração principal do palco em Icaraí (foto divulgação) |
O presidente da Neltur, Paulo Novaes, destaca que a população de Niterói e os turistas poderão desfrutar de um espetáculo inesquecível neste Réveillon, que é a maior festa da cidade.
"Este ano, a festa se amplia com a estrutura que será montada na Praia de Itaipu. Para que tudo aconteça com segurança e tranquilidade, a Neltur está planejando e pensando em todos os detalhes. Na Praia de Icaraí, haverá a estrutura tradicional com atrações que prometem agitar o público. Nossa expectativa é superar as 460 mil pessoas, número registrado no ano passado. A Praia de Itaipu terá uma dimensão menor, mas receberá também toda a estrutura de segurança necessária, como posto médico, guardas municipais, efetivo da Polícia Militar, e intervenções no trânsito, tudo visando à tranquilidade de chegada e saída das pessoas, antes, durante e depois da festa”, informa.
![]() |
| João Gabriel irá cantar em Itaipu (foto divulgação) |
Programação
O primeiro show em Icaraí será da banda Faixa
Etária, prevista para subir ao palco às 18h40. A festa continua com o grupo
Bicho Solto (20h30), Monobloco (22h20) e Gilberto Gil encerrando após a queima de
fogos. Esses horários estão previstos, mas podem sofrer alguma alteração no
decorrer da noite.
Na praia de Itaipu, os shows têm início às 20H30,
com a banda DKV; em seguida, às 22h, entra em cena o grupo "Vou Zuar",
com queima de fogos de 15 minutos, em uma balsa. Às 00h20, o cantor sertanejo João Gabriel encerra a
noite, com um repertório romântico e animado.
sábado, 21 de dezembro de 2019
Novo presidente do Canto do Rio FC irá tomar posse
No dia 2 de
janeiro, às 20h, tomará posse no Canto do Rio Futebol Clube a chapa
"Cantusca - Juntos pra seguir em frente", vencedora do último pleito,
realizado em outubro deste ano. Com uma trajetória de vida dedicada ao clube, o
sócio Carlos Alberto Pereira Gomes assume a presidência, e Rodney Melo - atual
presidente - compõe a nova administração na vice-presidência.
Cantorriense
de carteirinha, Carlos Alberto Pereira Gomes se associou ao clube em 1984. Carlinhos,
como é conhecido, tem uma relação antiga de amor com o Canto do Rio. Foi o responsável pela Reformulação do
Registro dos Associados, pela relação completa de todos associados
participantes do Conselho e Diretoria, pelo levantamento dos associados
adimplentes e inadimplentes e aniversariantes por dia e mês.
Carlinhos
é membro do Conselho Deliberativo desde 2001, quando presidiu a Comissão Fiscal
do clube, até 2003. Atualmente, ocupava a posição de conselheiro nato. Ele foi
eleito prometendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos
últimos seis anos.
Assinar:
Postagens (Atom)













