segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Curta-SE 2014

14ª edição do Festival de Cinema em Sergipe traz o conceito de felicidade como tema

Sessões disputadas no Festival
(foto: divulgação/Victor Balde)
Entre os dias 8 e 13 de setembro, será realizada em Sergipe a 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE).  Ao todo, foram mais de 500 filmes inscritos, e 44 obras foram selecionadas para participar das mostras competitivas. Além disso, outros 15 filmes foram escolhidos para as mostras informativas e serão exibidos nos municípios-sede do festival.
A produção cinematográfica do Rio de Janeiro estará bem representada com 13 filmes que serão exibidos no Festival. São eles: na categoria “Longas”, o documentário “Cidade de Deus - 10 anos depois”, dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal; “Infância” filme ficção de Domingos Oliveira. Na categoria “Vídeos de bolso”, está o carioca Rodrigo Morais, com o vídeo “Repórter isso”; e nos videoclipes, “Miudinho” de Cláudio Roberto.
"Cine Paissandu: histórias de uma geração", um dos filmes
cariocas no Curta-SE (foto: divulgação)
Na categoria curta-metragem, a animação “Paleolito” de Ismael Lito e Gabriel Calegario; “Todos esses dias em que sou Estrangeiro” Eduardo Morotó; O clube” de Allan Ribeiro e o documentário “Cine Paissandu: Histórias de uma geração” de Christian Jafas.
Essa será a primeira exibição do meu curta no Nordeste. Debater, discutir e fomentar o cinema é algo extremamente importante para o fortalecimento da cultura nacional. Esses festivais reúnem realizações de todo o país e é possível trocar experiências, pescar novas ideias e fazer contatos” afirma o cineasta Christian Jafas.
Nas mostras informativas, serão exibidos mais dois filmes de Domingos Oliveira, “Primeiro dia de um Ano qualquer” e “Paixão e Acaso”, além do documentário “Médium”, documentário, de Mônica Demes. Já nos curtas, dois documentários representam o estado do Rio: “Lapa: Segredos e outras drogas” de Pedro Murad e “Saudade(s)” dirigido pela niteroiense Luana Dias, também editora do jornal CASA DA GENTE.
“No ano passado, meu primeiro filme, intitulado “Um deserto ondulado”, foi exibido no Curta-SE. Estou muito feliz por ter mais uma oportunidade de poder mostrar uma obra independente no Festival, que tem um ambiente maravilhoso de troca e diálogo entre estreantes e veteranos no mercado cinematográfico”, conta Luana Dias.

Felicidade
O Festival tem o conceito de felicidade como o tema central da 14ª edição. O tema “Felicidade é...” surgiu a partir de uma leitura acerca do conceito 'FIB' – Felicidade Interna Bruta – criado em 1972 pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck para retratar a realidade de seu país. Na época, o rei foi questionado sobre não acompanhar o modelo de desenvolvimento ora apregoado como “correto”. Mas, desde então, a FIB tem chamado a atenção de um número cada vez maior de pessoas e será discutido no Curta-SE 14.
De acordo com a diretora Executiva do Festival, Rosângela Rocha, trabalhar esse conceito remete a uma visão holística de diversos aspectos da sociedade. "A Felicidade Interna Bruta, quando compreendida na prática, revela uma grande capacidade de promoção do bem-estar social, ambiental e cultural.
Ela foi desenvolvida a partir de uma visão holística e sistêmica e se revela muito mais que uma mera linha de pensamento: trata-se de uma estrutura calcada na ciência e no empirismo, que sugere que a busca pelo proclamado 'desenvolvimento sustentável' seja orientada por um caminho de desenvolvimento psicológico, cultural e espiritual", destaca.
O conceito foi desenvolvido após três conferências realizadas no Centro de Estudos do Butão, as quais reuniram economistas e cientistas empíricos de vários países para identificar os fatores primordiais para a felicidade – abrange nove dimensões: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.
Rosângela ainda destacou que mostrar a FIB é uma sequência dos temas que vem sendo trabalhados nas edições do Festival. "O Curta-SE traz um assunto para chamar a atenção de como poderemos contribuir com nossa reflexão no mundo, que já trouxe, em 2012, 'O Futuro que Queremos', em 2013, "Cidades Criativas", desta vez, traz 'Felicidade é...', para que as pessoas se percebam os fatores primordiais para a felicidade que quer para si e para os outros", explica a diretora.
O festival acontece de 8 a 13 de setembro nas cidades Aracaju, São Cristovão, Laranjeiras e Estância e tem o apoio do Canal Brasil, Infonet, Instituto Canadá, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, Revista Preview, Cia Rio, Secult, Oceanário, Mistika, Fórum dos Festivais, ABCA, Conselho Nacional de Cineclubes, Shopping Jardins, Federação Internacional de Cineclubes, Via Mídia e KJM Telecom. O apoio cultural é do Cinema Vitória e da rede Cinemark, com patrocínio da Petrobras e realização da Casa Curta-SE.


Coluna Correndo pela Vida - Caminhar é um bom começo

Dr. Ronaldo Arino
Caminhar é uma atividade física que os seres humanos sempre fizeram, antes mesmo de saber os seus benefícios para a saúde. Por ser uma atividade aeróbica, melhora a função cardiorrespiratória, provoca perda de peso, tonifica o corpo e melhora a auto-estima. Além disso, é de fácil realização, não requerendo locais específicos para a sua prática e peças de vestuários sofisticadas, a não ser um tênis apropriado de acordo com o tipo de pisada.
Entre os diversos benefícios, o hábito de caminhar melhora função cardiorrespiratória e o condicionamento físico; provoca perda de peso; diminui a circunferência abdominal; fortalece os músculos da perna e os glúteos; reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicérideos no sangue; diminui a incidência de doenças (cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse); melhora a auto-estima; e melhora o humor.
No entanto, mesmo sendo uma atividade considerada leve, é importante antes de iniciá-la procurar um médico para um exame detalhado. Pessoas sedentárias e obesas, que quase nunca procuram um médico para exames de rotina, são as que correm mais risco. A ida ao médico também é importante para a definição do tipo de atividade ideal para aquele indivíduo especificamente. Tenho visto coisas erradas nas pistas de corrida como, por exemplo, pessoas que estão muito acima do seu peso praticando corrida, o que é ruim para a saúde das suas articulações.
Outras caminham com um tênis inadequado ou até mesmo com sapatos que podem levar a dores nas pernas e na coluna lombar. O tênis deve ser de acordo com o tipo de pisada, que pode ser supinada, pronada ou neutra. Por isso é importante, antes de se adquirir o tênis, saber o tipo de pisada e ter um adequado. Além disso precisam ter um bom sistema de amortecimento.
Para quem está parado há muito tempo a caminhada pode ser um bom começo, mas, lembrem-se, caminhar não é passear. Para atingirmos os objetivos referentes à saúde, é importante que durante a sua prática a frequência cardíaca (FC) atinja 55% a 65% da frequência cardíaca máxima (FCM). O uso de um frequencímetro é importante para que possamos monitorar a FC durante a atividade. Calcular a FCM é fácil, utilizando-se a seguinte fórmula: FCM = 220 – idade. Se tiver 50 anos a sua FCM será 170. Para a caminhada surtir o efeito desejado, nesse caso, a FC deve-se manter durante o exercício entre 93,5 e 110,5.
O frequencímetro é um relógio “sofisticado” que vem acompanhado por uma cinta que deve-se colocar no tórax, provida de um sensor que capta os batimentos cardíacos e envia as informações para o visor do seu “relógio”. Quando se deseja obter só estas informações, existem modelos simples e baratos.
Caminhar de 40 a 60 minutos por dia já é um excelente exercício aeróbico, ajudando também no fortalecimento muscular dos membros inferiores, fator fundamental na prevenção de quedas em pessoas idosas, além de contribuir para o fortalecimento ósseo e prevenir a osteoporose. O ideal seria a intercalação de atividades aeróbicas (caminhada é uma delas) e atividade de força (musculação), sabendo que a atividade física regular é aquela que se faz na maioria dos dias da semana, pelo menos 3 a 4 vezes.
Comece devagar e vá aumentando o seu ritmo gradativamente, de acordo com a melhora do condicionamento físico. É uma coisa natural e o seu corpo, no momento certo, vai pedir mais. Obedeça o seu corpo, sempre, pois em muitas situações ele vai pedir o contrário: “diminua o ritmo”.
Tenha objetivos a serem alcançados, sejam eles relacionados à estética, à saúde, a melhora do seu condicionamento ou, até mesmo, alçar voos mais altos partindo para as corridas em distâncias curtas ou chegar a uma meia maratona. Seu corpo vai lhe dizer quando é a hora. Faça dessa forma e se sinta muito mais feliz!
Técnica – os 7 mandamentos para uma boa caminhada
  1. Uma pisada correta é fundamental que vai depender muito de um tênis apropriado;
  2. Impulsione o corpo para a frente usando os glúteos e os músculos da parte posterior da coxa;
  3. Mantenha as costas e abdome firmes e contraídos;
  4. Dobre o cotovelo em 90º e faça o movimento a partir dos ombros;
  5. Não deixe o corpo girar na cintura;
  6. Alongue-se, principalmente após as caminhadas;
  7. Hidrate-se bem.


Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Edição completa - Casa da Gente - agosto/2014

Olá!

Leia e baixe a edição completa do Jornal CASA DA GENTE de Agosto/2014. Para acessá-la em pdf clique AQUI















E para ler e baixar o caderno CLUBES, basta clicar AQUI

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Um piano nas escolas

Projeto irá levar recital ao Liceu Nilo Peçanha, com entrada gratuita


Os pianistas Itajara Dias e seu filho, Vinnicius Dias em recital
(foto Divulgação/Luiz Ferreira)
O pianista Vinnicius Dias e seu pai, o renomado compositor Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro farão Recital de Piano didático, dentro do projeto de 
autoria dos pianistas "Um Piano nas Escolas", patrocinado pela Capemisa Seguradora, em escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. A apresentação acontece no dia 19 de agosto, às 16h, no Liceu Nilo Peçanha, no Centro de Niterói. O evento é gratuito e aberto também ao público (ex-alunos, professores, pais e amigos). Até o final do ano de 2014, terão mais recitais didáticos do projeto.
Em Niterói, no Liceu Nilo Peçanha, o pianista Itajara Dias, que é ex-aluno, volta a sua escola depois de 40 anos, já como profissional da área musical, mostrando sua arte e fazendo uma grande homenagem ao Liceu, junto com o seu filho, o pianista Vinnicius Dias, autor do projeto.
A atividade visa proporcionar momentos de arte e lazer, aos alunos de escolas públicas e privadas, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais. 
Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do piano e da vida e obra dos compositores.
O objetivo do projeto é incentivar as crianças e adolescentes ao hábito de ouvir a música clássica, sendo uma alternativa de aumentar a sua cultura, além de tocar seu íntimo, elevando assim os seus sentimentos, permitindo a elas vislumbrar novas possibilidades de evoluir como ser humano, o que certamente produzirá um mundo melhor e mais feliz. 
Todos os alunos recebem um programa, contendo o nome das músicas, resumo da vida e obra dos compositores.

Oficina Social de Teatro apresenta musical Romeu e Julieta

 Espetáculo acontece no Teatro Eduardo Kraichete no dia 19 de agosto 

Os atores da montagem
(foto divulgação/ Antonio Ferreira)
A Oficina Social de Teatro (OST) volta ao Teatro Eduardo Kraichete este mês, desta vez com um espetáculo musical. Romeu e Julieta, Uma Ópera Rock estreia na próxima terça-feira, dia 19. A montagem, que será encenada por alunos da OST, é livremente inspirada na peça teatral “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, com texto e direção de Amaury Lorenzo.
A direção do espetáculo optou pela linguagem Grotowskiana (autor de "Em busca de um Teatro Pobre"), em que o ator é figura central da encenação. O texto, de caráter rebuscado e em prosa, assume um caráter coloquial na fala do ator em cena, amparado, tecnicamente, pelos estudos de criação do personagem desenvolvidos pelo teatrólogo Constantin Stanislavski.
A encenação é desdobrada pelas técnicas de Teatro Musical, em que canções de grandes musicais ajudam a compor a história de Romeu e Julieta. Tratar de Teatro Musical tem sido uma abordagem constante no cenário Teatral, como linguagem. Na proposta de encenação Romeu e Julieta, o ator usa dessa linguagem, porém de maneira visceral. Não é o aparato musical que compões a cena, mas o ator musical que está para o palco, para a sua performance cena. O canto e o movimento físico completam toda a ação do performer contemporâneo.
O espetáculo acontece na terça, dia 19 de agosto, às 19h30, no Teatro Eduardo Kraichete (AMF) – Avenida Roberto Silveira , 123, Icaraí. Os ingressos estão R$40 e R$20 (meia-entrada).



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dia dos Pais: Comércio de Niterói aposta em promoções


Diante de uma expectativa de movimento comercial menor do que o registrado nos últimos quatro anos por ocasião do Dia dos Pais, os lojistas de Niterói estão apostando na criatividade, com descontos e promoções, para atrair a clientela.

"O maior aquecimento deve ocorrer nas últimas 48 horas antes do Dia dos Pais propriamente dito: é aquela correria para a compra de presentes, que conhecemos tão bem. E nisto, quem apresenta as melhores promoções inegavelmente tem a preferência do consumidor", comenta Charbel Tauil, presidente do Sindilojas.

O Sindicato dos Lojistas trabalha com a expectativa de entre 4% a 5% de aumento nas vendas em Niterói, seguindo uma tendência nacional. Dos segmentos mais procurados para os presentes, a liderança vai para roupas (43,4% das intenções de compras, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ), vindo em seguida perfumes e cosméticos, com 15,2%. 


Natal terá ação inédita
O consumidor que prestigiar o comércio de Niterói na época das compras de Natal poderá ganhar prêmios como um carro zero quilômetro, notebook, bicicleta elétrica e IPhone. É o que promete a campanha "Niterói premiada", que está sendo organizada em conjunto pela Associação Comercial do Estado (Acierj), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Niterói e Sindilojas Niterói, como forma de estimular as vendas de final de ano na cidade.

Constituindo iniciativa inédita no município, a campanha prevê a distribuição de mais de 520 prêmios, que contemplarão consumidores que fizerem compras nas lojas participantes, além de concurso de melhor ornamentação para loja, casa e edifício, que dará a cada segmento R$ 3.000,00 em dinheiro. A Campanha de Natal Niterói 2014 irá até 31 de dezembro, com o sorteio dos prêmios ocorrendo em 6 de janeiro.

Os estabelecimentos que participarem da campanha receberão um kit com material para ornamentação da loja, cartazes, 480 raspadinhas premiadas, cupons, uma urna e livreto explicativo. Além disto, haverá suporte publicitário, com veiculação de anúncios em jornais, TVs privadas e mídia urbana.

Há vagas

Secretaria Estadual de Trabalho do Rio tem quase 9 mil vagas de emprego nesta semana

A Secretaria estadual de Trabalho e Renda informa que estão disponíveis 8.992 vagas de trabalho em todo o Estado do Rio, com salários que chegam a R$ 2.896 e a possibilidade de benefícios, tais como: vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, plano de saúde e plano odontológico.

Somente na Região Metropolitana, estão disponíveis 6.306 chances de trabalho. O comércio e o setor de telemarketing concentram a demanda por mão-de-obra. São 3.140 vagas para operador de telemarketing. Há também 585 oportunidades para vendedor no comércio varejista, 461 para repositor de mercadorias e 188 para operador de caixa.

Já na Baixada, há 1.070 oportunidades, sendo 213 para vendedor no comércio varejista, 200 para operador de telemarketing receptivo, 101 para embalador a mão, 32 para repositor de mercadorias e 30 para operador de caixa.

Niterói tem 151 chances de trabalho e São Gonçalo, 238. Destaque para 63 vagas de vendedor no comércio varejista, 62 para faxineiro, 34 para repositor de mercadorias, 31 para operador de caixa, 30 para varredor de rua e 22 para porteiro de edifícios.

A Região Serrana tem 282 postos de trabalho disponíveis. Destaque para 30 vagas de faxineiro, 28 para vendedor no comércio varejista, 25 para pedreiro, 21 para operador de caixa e 14 para garçom. Em Campos dos Goytacazes, Região Norte do Estado, há 15 vagas, sendo 10 para vendedor no comércio varejista, quatro para controlador de pragas e  uma para gerente de loja de supermercado.

Na Região Noroeste, a Setrab informa que há 99 postos de trabalho disponíveis para os candidatos. Destaque para as 14 vagas de pedreiro, 12 para servente de obras, 11 para trabalhador da pecuária com cortes bovinos, 10 para porteiro de edifícios, nove para vendedor no comércio varejista e oito para trabalhador da manutenção de edificações.

A região das Baixadas Litorâneas tem 417 oportunidades, sendo 49 para operador de caixa, 32 para pedreiro, 31 para vendedor no comércio varejista, 18 para motorista de caminhão em rotas regionais, 15 para ajudante de motorista e 10 para faxineiro.

No Médio Paraíba estão disponíveis 414 vagas de trabalho. Destaque para 52 vagas de motorista de caminhão em rotas regionais, 40 para porteiro de edifícios, 30 para operador de telemarketing receptivo, 30 para ajudante de confecção, 21 para faxineiro e 19 para operador de caixa.

Para mais informações sobre as vagas e os postos de atendimento da Setrab, basta ligar para (21) 2332-9999 ou acessar o site http://www.rj.gov.br/web/setrab. É necessário que o candidato apresente carteira de trabalho, número de inscrição no PIS/Pasep, identidade, CPF e comprovante de residência.

FGV lança edital de produção audiovisual

A Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) recebe, até 14 de agosto, inscrições de propostas de documentários curta metragem (até 15 minutos) para participar de um processo seletivo, visando à produção dos filmes. O projeto é voltado a alunos de cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino, que poderão produzir documentários com base no acervo de entrevistas e fotografias da Fundação Getulio Vargas.                                                                
Os interessados devem submeter suas propostas de trabalho tomando como referência as temáticas relacionadas aos projetos "Cientistas sociais de países de língua portuguesa: histórias de vida"; "Futebol, memória e patrimônio" e "Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida", desenvolvidos pelo CPDOC e disponíveis para consulta no portal www.fgv.br/cpdoc.
Serão selecionadas até 12 propostas, cujos autores participarão de oficina prática e teórica, na FGV, de 23 a 26 de setembro. Durante os quatro dias de atividade, será realizado um ciclo de palestras e reuniões de trabalho com documentaristas, técnicos e especialistas no acervo do CPDOC, ocasião em que os alunos terão a oportunidade de debater os seus anteprojetos com esses profissionais e de conhecer melhor o arquivo do CPDOC para sua possível incorporação no roteiro do documentário.
Na última fase de seleção, os interessados terão até 10 de outubro para enviar os roteiros. Quatro deles serão selecionados para produção, que ocorrerá de 3 a 7 de novembro. Pelo período dos cinco dias de edição, os selecionados receberão um pró-labore no valor de R$ 600. O melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 2 mil. O edital e o procedimento de inscrição estão disponíveis no linkhttp://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2014.

Porto da Pedra apresenta os sambas nesta sexta

Torcidas prometem lotar a quadra (foto: divulgação)
A Unidos do Porto da Pedra promete um final de semana de agitação em sua quadra. A animação começa nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 22 horas, com a apresentação dos noves sambas que concorrerão ao hino oficial do Carnaval de 2015. As eliminatórias acontecerão nos dias 8, 15, 22, 29 de agosto, e 5 (semifinal) e 12 (final) de setembro.
Já no sábado, dia 9, a partir das 14 horas, terá início a 74ª Feijoada do Tigre, animada pelos grupos Zuera e Vai por Mim, além das participações especiais de Arlindo Neto, filho do cantor e compositor Arlindo Cruz, e do DJ Natinho Negrada. O tradicional cardápio, no valor de R$15, será servido até as 17 horas. Os eventos serão realizados no Espaço Cultural Porto da Pedra, na Rua João Silva, 84, São Gonçalo.
A Porto da Pedra será a sexta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí em 2015, pela Série A, com o enredo “Há uma luz que nunca se apaga…”, do carnavalesco Wagner Gonçalves.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Femptec participa de Workshop de Triagem Pré-Natal

Isabelle Gabriel e Regina Roque, membros do
Conselho da Femptec 
A Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec) participou do Workshop de Triagem Pré-Natal de capacitação de gestores municipais do Rio de Janeiro, que aconteceu no final de julho, na CDL Niterói. O projeto é realizado desde 2008 pelo Instituto Vital Brazil, através do Biomarc, laboratório que utiliza a tecnologia do papel de filtro para agilizar e tornar mais baratos exames que tradicionalmente são feitos por punção venosa. Através da coleta de sangue realizada em papel de filtro, é possível realizar exames importantes na futura mamãe, tais como Toxoplasmose, Sífilis, HIV, Hepatite B, TSH, Glicose e Hemoglobina, entre outros.

Livia Roque, gerente de marketing durante apresentação
da Fundação (fotos: Luana Dias)
A Femptec apoia desde o início a gestão do projeto, com a contratação de pesquisadores, importação de equipamentos e insumos, montagem de laboratório, consultoria de marcas e patentes, concessão de bolsas e pesquisa, entre outras atividades. No evento, Isabelle Gabriel e Regina Roque, membros do Conselho da Fundação, e Lívia Roque, gerente de Marketing, realizaram uma palestra sobre o trabalho da Femptec, e ressaltaram a alegria de poder participar de mais um projeto que traz um impacto positivo para a sociedade. A Fundação comemora 10 anos de gestão e apoio a projetos, sempre com soluções customizadas para cada parceiro.