sábado, 7 de outubro de 2017

Unidos na paixão pela língua portuguesa

Maria Bethânia, Mia Couto e José Eduardo Agualusa estão em documentário em cartaz no Festival do Rio

Momentos de emoção na estreia do documentário
(fotos Cristiana Giustino/ Jornal Casa da Gente)
Bandeira de Moçambique com a equipe do
filme 
"Karingana wa Karingana": é assim que se começa uma contação de histórias tradicionais em grande parte de Moçambique. "Era uma vez..." A cantora Maria Bethânia, e os escritores Mia Couto (Moçambique) e José Eduardo Agualusa (Angola), ao lado de outros artistas, escritores e intelectuais estão no documentário “Karingana — Licença para contar”, que teve a sua estreia na noite desta sexta-feira, dia 6 de outubro, no Cine Odeon, Festival do Rio, integrando a mostra "Panorama do Cinema Mundial".
Cantora Mingas
O filme, com direção de Monica Monteiro e produção da Cinegroup, mostra a evolução da língua portuguesa, apresentando o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola, tratando de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, conexão com os idiomas nativos e as tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. Maria Bethânia leva, pela primeira vez, o seu ensaio poético até Moçambique, no continente africano, lê poesias de diferentes autores da língua portuguesa e canta num show em que divide o palco com os dois escritores.
Público prestigiou o lançamento do documentário
A noite de estreia de "Karingana - licença para contar" contou com a presença de Maria Bethânia, da diretora Monica Monteiro, do escritor José Eduardo Agualusa, e teve a participação especial da cantora moçambicana Mingas (assista ao vídeo).
O filme será exibido neste sábado, dia 7 de outubro, às 19h40 no Reserva Cultural Niterói; no domingo, dia 8, às 13h45, no Roxy 2, e na quarta, dia 11, às 21h20 no Estação NET Ipanema 1. 

 Assista ao teaser de "Karingana - licença para contar":   


                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário