Jornalistas de todo o país foram selecionados para participar de uma oficina de fact-checking oferecida pela Agência Lupa (foto divulgação/Agencia Lupa) |
Durante a
programação do Festival Piauí Globo News de Jornalismo, realizado em São Paulo,
a Agência Lupa promoveu no início de outubro, uma oficina de checagem gratuita.
Com
o apoio institucional do Facebook Journalism Project e a parceria de CBN, Catraca Livre e Revista Piauí,
14 universitários e 14 profissionais de comunicação foram selecionados em todo
o Brasil para participar do treinamento, oferecido de forma gratuita. Luana
Dias, editora do Jornal Casa da Gente, esteve entre os profissionais que
receberam a formação.
"Morei durante seis anos fora do Brasil: Espanha,
Moçambique, e por último, a França.
Quando voltei para o meu país, decidi
investir num projeto de jornalismo regional com informações de qualidade, que é
o Jornal Casa da Gente. Um jornalismo que muitas vezes é considerado menor - o
"jornalzinho de bairro" - mas que quase sempre é o que mais se
aproxima da microesfera diária do leitor. Este curso de checagem foi
fundamental para melhorar a minha apuração como repórter, e meu olhar crítico
como editora", conta Luana Dias.
O "fact-checking" é uma ferramenta
poderosa para combater as notícias falsas, boatos, informações distorcidas,
sendo uma técnica adotada por cidadãos de todo o mundo para identificar e
corrigir dados imprecisos.
Nos treinamentos promovidos pela Lupa, a primeira
do Brasil a se dedicar de forma exclusiva à checagem, são transmitidos
conhecimentos da metodologia adotada pela agência, além do participante poder
acompanhar
os
bastidores de alguns dos trabalhos de repercussão da Agência.
A próxima oficina realizada pela Agência Lupa no
Rio de Janeiro irá acontecer no sábado,
dia 16 de dezembro, 9h às 17h. As inscrições se iniciam em novembro. Mais
informações pelo site da Agência Lupa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário