quinta-feira, 14 de maio de 2020

O que fazer durante o confinamento?


Atividades culturais e dicas para toda família manter o equilíbrio mental e emocional

Glorinha e Renato está na programação virtual do
Museu Janete Costa de Arte Popular
Com mais de dois meses de distanciamento social, como medida preventiva contra o avanço do coronavírus em todo Brasil, os casais, famílias e mesmo pessoas que vivem sozinhas buscam atividades, com objetivo de passar o tempo de forma saudável e equilibrada, evitando episódios de angústia e   depressão. A Arte e a Cultura tem sido uma grandes aliadas neste propósito: a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam um projeto de programações virtuais.
O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, entre outras atrações. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, em maio, a série de entrevistas “O Teatro e a Crise – futuro das artes cênicas no pós-pandemia”, com artistas diretores, produtores teatrais, gestores públicos e coordenadores de espaços culturais. O objetivo é pensar o momento atual e as perspectivas para as artes cênicas após a pandemia do novo coronavírus. 
Musical em homenagem a Belchior está na programação
do Municipal
No dia 16, será a vez do bate-papo com Eleusa Mancini, atriz, diretora e roteirista de teatro e dança; radialista, locutora e apresentadora; também Professora de Língua Portuguesa, formada pela UFF – Letras/Latim; Professora de Interpretação para Teatro; Técnica Vocal e Técnica de Leitura. O horário é a partir das 20h, via Instagram: @teatroniemeyer
O Theatro Municipal de Niterói também está apresentando novidades em maio nas programações virtuais. Lembranças de artistas que passaram pelo local, #tbt e semana da diversidade – com informação e arte – estão entre as atividades oferecidas.
No dia 20, está marcado um recital de piano com Felipe Naim; já no dia 22, haverá a exibição de um tributo a Arthur Maia. No dia 24, o teatro entra em cena com o premiado musical “Belchior: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro”, com Pablo Paleologo e Bruno Suzano. Todas as atividades começam às 20h, pelos canais de divulgação do teatro no Instagram e Facebook, bem como nos canais da @culturaniteroi .
O Espaço Atena promove diversas atividades voltadas para o
público infantil como a sessão "papo Cabeça"
Para toda família
O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta, em maio, uma programação virtual incrível, que inclui exposição, livro da semana, oficina de musicalização. O destaque vai para as atividades de contação de histórias, arte popular para crianças, cozinhando com Gato Petit e entrevistas. Na programação, "Sombras Populares Brasileiras com Teatro de Sombra", show de Glorinha e Renato direcionados para a família, oficina de criação de bonecos articulados em papelão com cenário baseados no universo da exposição "Ceará, Terra que Ilumina", Contos de Todos os Cantos, com Rosane Rabello, entre outras atrações. Para saber os dias e horários, e acompanhar as atividades, basta seguir a página no facebook https://www.facebook.com/museujanetecosta/
O recém inaugurado em Niterói Espaço Atena, que trabalha com desenvolvimento infantojuvenil, de forma multidisciplinar na área de pedagogia, fonoaudiologia e psicologia, está promovendo diversas atividades on line durante o período de confinamento.
Segundo Rejane Carvalho, coordenadora pedagógica e idealizadora do Espaço Atena, a ideia é de criar uma rede de apoio aos pais, oferecendo conteúdos criativos, lúdicos com ações pedagógicas e terapêuticas. Uma das atividades é que cada criança pode divulgar o seu talento, enviando para a página vídeos de atividades que estejam realizando durante o período de isolamento social. Para conhecer melhor o trabalho, basta seguir o espaço nas redes sociais: @atenaensino  (Instagram) ou Facebook: https://www.facebook.com/atenacentrodeensino/.  Ou se preferir, pode também entrar em contato com a equipe pelo whatsapp (21) 99609 8903.
O cinema também marca presença: a Associação Films Pour Enfants (Filmes para criança) promove o Takorama - Festival Internacional de Cinema via online. Serão 15 filmes de curta-metragem, com o tema "solidariedade", divididos em cinco categorias, envolvendo o público de três a  17 anos. As crianças e jovens serão convidados a opinar e votar em seu filme favorito. Tudo gratuito e sem publicidade. Para acompanhar a programação completa, basta entrar no site: www.takorama.org
O desenho e o desenvolvimento da criatividade também tem espaço nesta programação: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está convidando crianças entre 6 e 12 anos a desenhar um dos sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO que seja importante para elas. Pode ser um sítio do Patrimônio Mundial situado em sua própria comunidade, uma lembrança de um período recente de férias em família em um desses sítios, ou um lugar que viram em um livro, em um filme ou em um programa de TV. A seleção dos desenhos levará em conta a arte, a originalidade e a diversidade. A exposição dos pequenos artistas será exibida no site da UNESCO e o prazo de envio dos desenhos é dia 17 de maio de 2020. Mais informações: https://nacoesunidas.org/unesco-convoca-criancas-para-participar-da-exposicao-de-pequenos-artistas/amp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário