quarta-feira, 20 de maio de 2020

Live discute sobre novo modelo de ensino on-line em tempos de pandemia

Luiza Sassi
(foto divulgação)

Hoje é dia de Live noInstagram da Printmill, a partir das 18h. O tema será a “Educação em tempos de pandemia”. Para discorrer sobre o assunto, a empresa convidou a diretora do Gaylussac e diretora educacional da CognitaSchools no Brasil, Luiza Sassi. A mediação do encontro ficará a cargo da jornalista e escritora Verônica Oliveira, diretora da Texto & Café Comunicação e Editora.
Com a pandemia do novo coronavírus e o consequente isolamento social, a educação básica e, em alguns casos,até mesmo as universidades, tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensinar a distância. No entanto, nem todas conseguiram se adaptar imediatamente. Inclusive, existem instituições de ensino que, em função da falta de aparato tecnológico, não conseguiram migrar para o novo sistema.
No caso do Gaylussac, a escola foi uma das primeiras em Niterói que, em menos de 48 horas, já havia disponibilizado para os alunos um “ambiente virtual” propício para dar continuidade à sua grade curricular. Apesar da aparente facilidade, disponibilizar as aulas on-line foi fruto de um trabalho em equipe de todos os professores e coordenadores pedagógicos, além, é claro, dos próprios alunos que tiveram de se adaptar ao que vem sendo chamado como o “novo normal”.
A jornalista Verônica Martins
de Oliveira (foto divulgação)
Inicialmente, nos primeiros 15 dias, as aulas on-line foram opcionais, de forma a poder garantir a adaptabilidade necessária, não somente ao aluno, como também à família que estaria acompanhando-o no ambiente doméstico. Vencida a primeira etapa, hoje alunos e professores se relacionam no ambiente virtual de forma natural e a direção do Gaylussac criou uma série de ferramentas com o objetivo de garantir a fixação do conhecimento, como, por exemplo, aulas de “tira-dúvidas” antes das provas.
Ainda é cedo para aferir o resultado da experiência, mas a opinião dos pais, de um modo geral, é que seus filhos estão conseguindo se aclimatar à essa dinâmica que garantirá que o ano letivo não seja perdido. Com relação ao retorno, a Prefeitura de Niterói já definiu que o dia 30 de junho marcará a volta às aulas. No entanto, a direção do Gaylussac, em função do cumprimento do currículo e das aulas de modo ininterrupto, decidiu pela adoção de um período de férias de 15 dias, que tem como um dos objetivos oferecer um descanso a toda comunidade envolvida.
Durante esse período, a diretora do Gaylussac destacou que será adotada uma força-tarefa com o objetivo de treinar não somente os funcionários e professores, como também os alunos e seus pais. “Criaremos canais lúdicos com as crianças de como se portar nessa nova etapa da vida na escola até tudo voltar ao normal. Retornaremos no dia 14 de julho”, afirmou Luiza. 


Um comentário:

  1. A educação em movimento em transformação, infelizmente nem todas as crianças tiveram acesso.
    Mas achei fundamental nao pararmos , Educação continuada , e transformadora e momento de inovação. Acredito que tenha sido um momento singular para cada aluno que pode ter essa oportunudade.

    ResponderExcluir