quinta-feira, 14 de maio de 2020

O exemplo de Niterói


Paulo Bagueira*
Desde o início do combate ao coronavírus, as medidas de restrições aplicadas por governantes em todo o mundo – tendo como base estudos científicos –, têm se mostrado eficientes na tentativa de conter a pandemia da doença. No Brasil, Niterói segue à risca o protocolo imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Não por acaso as ações de proteção da prefeitura acabaram fazendo a cidade se tornar referência no país e reconhecida até no exterior no combate à doença.
Entendendo que a pandemia não é somente um fenômeno de saúde, mas também social e econômico, o governo vem resguardando ao máximo à população, pois sem uma abordagem integrada seria muito difícil ter êxito nesse cenário. Exemplo dessa dedicação é que Niterói foi uma das primeiras cidades do país a iniciar o teste em massa para diagnosticar o Covid-19. Na prática, isso facilita a identificação dos contaminados e minimiza a propagação do vírus, pois ao encontrar um possível vetor, a quarenta passa a ser imediata. Isso é algo de suma importância, pois há tempos temos a chamada transmissão comunitária.
Como prevenção, houve reforço da vacinação contra gripe, distribuição de kits de higiene em comunidades carentes e a manutenção da fiscalização dos espaços públicos para evitar aglomerações. Neste ponto, aliás, novas medidas foram impostas, prevendo, inclusive, aplicação de multa de R$ 180 em caso de descumprimento. Foram distribuídas ainda cestas básicas para famílias de alunos da rede pública de ensino, realizada a sanitização das ruas da cidade e criado o canal “Alô, Idoso”, que é uma forma de transmitir palavras de conforto para pessoas da Terceira Idade nesse período de isolamento.
Já para a economia, foi feita a abertura de uma de linha de crédito; concedida ajuda aos microempreendedores no valor de R$ 500, por três meses, e efetuado o pagamento de um salário mínimo para até nove funcionários de empresas que não realizarem demissões por seis meses. Todo esse movimento ajuda a conscientizar a maior parte da população da necessidade da quarentena. Sabemos que tudo vai passar, mas é necessário continuar tendo respeito e amor ao próximo nessa empreitada.
* Paulo Bagueira é deputado estadual pelo Solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário