sábado, 15 de setembro de 2018

Os recantos (e encantos) de Niterói


Um passeio fotográfico pelas belezas da cidade através das lentes de Hyrinéa Bornéo

Vilas de pescadores, fortalezas, museus e monumentos emblemáticos da arquitetura contemporânea: a diversidade é a marca registrada dos recantos de Niterói. Todos os anos, milhares de turistas cruzam a Baía de Guanabara, atraídos pelos centros culturais e históricos, impressionantes obras arquitetônicas, e belas praias oceânicas da cidade.  Residente em Niterói desde os 8 anos de idade, a fotógrafa Hyrinéa Bornéo vem desde 2015 se dedicando a registrar os mais diversos ângulos da cidade. Ela revela alguns destes cliques nesta seleção especialmente realizada para o CASA DA GENTE.
"A cidade de Niterói tem realmente um característica particular: sua arquitetura é caracterizada pelo contraste entre o passado e o presente. Edifícios históricos, como a Biblioteca Estadual, o Prédio dos Correios e o Teatro Municipal sobrevivem lado a lado com obras mais modernas, como o Museu de Arte Contemporânea, a Praça Juscelino Kubitschek, o Teatro Popular de Niterói e o restante do Caminho Niemeyer. A cada passeio, é sempre uma grata surpresa encontrar um detalhe diferente na paisagem da cidade", conta Hyrinéa.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Hyrinéa Bornéo, basta segui-la nas redes sociais: @hyrinea.borneo (Instagram) e pela página no facebook Hyrinéa BornéoFotografias.

< A Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho, é um dos destaques do simpático e bucólico bairro de Jurujuba, também conhecido pela sua tradicional colônia de pescadores.






No coração da cidade, um prédio com inspiração neoclássica abriga a Biblioteca Pública de Niterói (BPN), espaço de estímulo ao conhecimento e à leitura.> 







< Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói, atraem visitantes de todas as partes.







A Fundação Oscar Niemeyer faz parte do complexo arquitetônico cultural do Caminho Niemeyer. O local consolidou-se como um importante centro de documentação, e tem produtos e serviços de informação sobre a arquitetura e urbanismo. >







< Localizado no bucólico bairro da Ponta D'Areia, o "Portugal Pequeno" tem a migração portuguesa na origem de sua ocupação. Símbolo da fé portuguesa de além-mar, a Igreja Nossa Senhora de Fátima da Ponta d' Areia representa e exprime a influência marcante dos portugueses no bairro durante a primeira metade do século XX, sendo considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil dedicada a essa Santa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário