sábado, 15 de setembro de 2018

Coluna Compartilha! - Edição de Setembro/2018

O secretário de Meio Ambiente Fael destaca o avanço de sua
pasta dentre as muitas conquistas na gestão musical em São Gonçalo

Por Washington Araújo

Meio Ambiente em São Gonçalo com várias ações eficazes
Em uma ação voltada para a conscientização e promoção da reciclagem em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Recicla Ambiental, realizou mais uma edição do projeto E-Lixo Zero. Foi montada uma tenda na Praça Doutor Luiz Palmier, no bairro conhecido como Rodo, onde cerca de 360 quilos de resíduos eletrônicos foram recolhidos: Monitores, CPUs, TVs, cabos, celulares, telefones, entre outros aparelhos eletrônicos. 
O Projeto E-Lixo Zero trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, e é parceiro do município desde 2017. Todo material recolhido é destinado para ONGs, escolas e projetos voltados para esta área. A ação também atende outros municípios da região, com intuito de promover uma grande rede de reciclagem. 
De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Aretha Salles, esta edição do E-Lixo Zero faz parte do calendário de aniversário de São Gonçalo, no entanto, a intenção é fazer com que o projeto seja realizado bimestralmente na cidade. "Nossa próxima edição será em Alcântara, já que é um local de grande fluxo de pessoas. Vamos sempre levar para praças e pontos de encontro movimentados", revelou. 
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu Magalhães, conhecido como Fael, a Secretaria em um ano e meio alcançou diversas metas: “O prefeito José Luiz Nanci assinou decretos que ampliaram a área de preservação ambiental de 4% para 19%. A partir de agora, São Gonçalo passa a contar com três novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Alto do Gaia (Santa Izabel), Itaoca e Estância Pendotiba (Maria Paula). Somadas junto a APA do Engenho Pequeno, única que existia, representam mais de 37 Km² de área. Até então eram pouco mais de 10 Km²”, destaca.
Ainda de acordo com o Secretário, a criação das novas APAs é parte de uma série de ações que servirá para consolidar definitivamente a Política de Gestão de Áreas Verdes na cidade. Desde a criação da APA do Engenho Pequeno, em 1991, nenhuma outra Unidade de Conservação da Natureza havia sido criada. Cabe destacar que, depois de 27 anos, a APA do Engenho Pequeno ganhará, definitivamente, o seu Plano de Manejo. “E com isso – destaca Fael – aumentamos o ICMS Verde e poderemos multiplicar por três a captação de recursos”

Os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram na Barra um
grande sonho: foram treinados por técnicos do Real Madrid
Projeto Craque do Amanhã realiza  um lindo sonho 
A Fundação Real Madrid disponibilizou 14 bolsas de estudos integrais para o trabalho social existente no bairro Arsenal, em São Gonçalo denominado "Craque do Amanhã".
A fim de poderem participar da Clínica do clube espanhol Real Madrid, os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram um sonho destinado a poucos e, que aconteceu na AFBNDES, na Barra da Tijuca, em julho passado.
Durante uma semana, explica Felipe Soares, atual gestor do projeto, “nossos jovens tiveram a oportunidade de melhorar e aprimorar suas habilidades jogando futebol e sendo orientados por treinadores da equipe espanhola. A metodologia aplicada foi a mesma utilizada nas divisões de base do Real Madrid, onde são ensinados e aprimorados conceitos técnicos e táticos, de forma individual e coletiva”, conclui.
Idealizado há exatos cinco anos pelo ex-jogador do Flamengo Ibson Barreto da Silva e seu amigo de infância, Felipe Soares; o Projeto Craque do Amanhã tem como padrinhos os jogadores Pato, Wagner Love e a atriz e empresária Juliana Paes.
“O projeto começou do nada, de uma ideia do Ibson, e hoje mais de 200 jovens recebem o nosso apoio, que não envolve somente esporte, porque o Projeto Craque do Amanhã desenvolve uma metodologia baseada em três eixos: família, escola e esporte, dando uma formação integral ao jovem”, ressalta Felipe Soares.

O “Pintor do Mundo” na Multiplicar, em Itaboraí
O bairro Ampliação e a Juventude Multiplicar recebem,
em Itaboraí, o autor de Pintor do Mundo, encerrando a
Conferência aos Jovens
 

A história do autor, produtor, arranjador e líder de jovens, Marcos Lucas - como cantor - é parecida com aquelas contadas em filmes. O levita também desenvolve há quase dez anos um importante trabalho com jovens na Comunidade Vida no Altar, da qual é cofundador e líder de jovens do JNV (Jovens na Visão).
Agora, Pr. Lucas traz seu terceiro álbum “Pintor do Mundo”, que já nasceu superando todas as expectativas e explodindo nas rádios cristãs e populares por todo o Brasil e o mundo.
O clipe oficial da música “Deus de Detalhes” se tornou um grande sucesso e alcançou milhões de visualizações, seguida por “O lugar” com mais alguns milhões de visualizações. O vídeo do seu novo sucesso “Pintor do mundo” rompeu um milhão de visualizações em apenas três semanas de lançamento no YouTube, e está na playlist de todas as rádios do Brasil.
Vale ressaltar que Marcos Lucas, aos 34 anos, escreve o que vive, presencia, sente. “Quero ser uma referência na minha geração!”, explica.
No sábado, 6 de outubro, a Multiplicar recebe a juventude de São Gonçalo, Itaboraí e toda a Região Metropolitana para um dia de muita reflexão e congraçamento no evento denominado "Chamados para fora!". O templo cristão realiza das 9h às 19h, no bairro Ampliação em Itaboraí, a Conferência Movement Ekklesia. O ponto alto será a participação do autor de O Pintor do Mundo acompanhado de convidados especiais, "Força e Avivamento". Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário