quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ministério da Saúde quer acabar com os boatos em saúde


Por Christian Jafas

Quem nunca recebeu uma mensagem nas redes sociais com dicas de saúde ou alertando para alguma epidemia? As notícias falsas chamadas de fake news, que aparecem no nosso dia a dia, são uma nova forma de boataria disfarçada de jornalismo. Nem sempre é fácil perceber se a notícia é verdadeira ou falsa e muitas vezes fazemos a “corrente correr” sem perceber o mal que isso pode gerar, ainda mais em se tratando de saúde pública. Em 2016, no auge da recente epidemia de Zika a enxurrada de notícias desencontradas levou pânico à população e fez os especialistas em saúde redobrarem os esforços com a comunicação e a informação. A polêmica sobre a vacina da febre amarela foi outro exemplo de boataria nas redes sociais que teve reflexo na baixa adesão à campanha no início deste ano.

Para tentar combater as fake news sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de celular exclusivo para verificar a veracidade das notícias sejam elas em texto ou imagem. Basta adicionar o número (61) 99289-4640 no aplicativo WhatsApp do seu celular para ter acesso às informações. Segundo Ugo Braga, diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, as fake news são como uma praga e “no caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”.

“Saúde sem Fake News” é um canal exclusivo e oficial para auxiliar a população a desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras. As notícias recebidas e analisadas pela equipe do ministério ficarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos demais perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. Essa é uma informação que você pode passar para frente. Adicione (61) 99289-4640 no seu celular e divulgue para amigos e familiares. 

Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde


Assista ao vídeo de lançamento:

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário