sábado, 16 de setembro de 2017

Para onde vai o nosso Lixo?

Ações que se repetem todos os dias: abrir a lata de lixo e descartar algo que não nos serve mais; recolher os sacos e colocá-los na rua para a coleta; buscar a lata mais próxima para nos "livrar" daquela embalagem já desnecessária.  Ao termos consciência da quantidade de resíduos que somos capazes - eu, você, e todos os 499 mil habitantes de Niterói - de produzir, é inevitável a pergunta: oque acontece com tanto lixo? O CASA DA GENTE traz algumas dicas em reportagem especial. 
 Os números da limpeza urbana na cidade de Niterói são impressionantes: segundo os dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói, cerca de treze mil toneladas de lixo são recolhidos no sistema de coleta domiciliar. Do outro lado da conta, temos a coleta de lixo reciclável que chega a apenas 188 toneladas. Na limpeza das vias urbanas, mais de 3mil toneladas são varridas pelos garis, além das equipes que trabalham na retirada de galhos e entulhos, que somam 3.500 toneladas mensais.
 "Atualmente,os resíduos públicos coletados em Niterói são destinados à Célula Emergencial do Morro do Céu, que fica no bairro do Caramujo. No local, esses resíduos são pesados e recebem o tratamento adequado e tecnicamente normatizado. Os resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Alcântara, em São Gonçalo. Os resíduos de serviço de saúde são destinados ao CTR de Itaboraí. Os resíduos de construção civil são de responsabilidade dos geradores, que devem contratar empresas privadas que, por sua vez, devem descartar os resíduos em local licenciado. Os resíduos recicláveis são doados para cooperativas de catadores", explica Luiz Carlos Fróes Garcia, presidente da Clin.
Segundo a Prefeitura de Niterói, até o fim deste ano, a cidade vai ganhar um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), com uma unidade específica para tratamento de chorume (líquido formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente nolixo). A unidade no Morro do Céu só receberá resíduos públicos, possibilitando uma maior vida útil, estimada em 20 anos. 
Atualmente, o sistema de coleta urbana acontece diariamente, dividido por bairros (veja a tabela de coleta logo abaixo). "O lixo deve estar devidamente acondicionado em sacos próprios e deve ser colocado o mais próximo possível do horário do caminhão, evitando que animais rasguem os sacos e que, em caso de chuva, os resíduos se espalhem pelas vias", lembra o presidente da Clin. 

Coleta Seletiva
Uma das alternativas para melhorar o aproveitamento do lixo que produzimos é a coleta seletiva. Atualmente em Niterói apenas 3 a 5% de todo resíduo produzido na cidade é reciclado. Já existe um sistema de recolhimento seletivo porta a porta dos resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) que é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h de forma setorizada, de acordo com os bairros e a demanda. Para participar do programa é necessário realizar um cadastro na CLIN, através do telefone 08000222175 ou pelo site nolink da Ouvidoria.
"Os resíduos são doados para duas cooperativas de catadores (uma no Morro do Céu e outra na Rua Padre Anchieta - Coopcanit), desta forma todo participante auxilia na preservação ambiental e na inserção social", explica Fróes, presidente da Clin.
Há também os Postos de Entrega Voluntária (PEV’s), distribuídos em vários bairros da cidade, em pontos estratégicos. Confira aqui o local mais próximo do seu bairro.

Lixo Eletrônico
Ferro elétrico, refrigerador, máquina de lavar, ar-condicionado, televisão, microondas, fogão, liquidificador, máquina de costura, aparelho de som, microcomputadores, monitores, aparelhos celulares, carregadores... tudo isso é considerado lixo eletrônico, e precisa ter um cuidado especial na hora de ser descartado. Atualmente, em Niterói, ela é feita através dos pontos de coleta credenciados pelo "Projeto Lixo Eletrônico", que está presente em diversos bairros da cidade. Confira a lista completa dos pontos de coleta aqui.
 As dúvidas gerais sobre o lixo e sua coleta podem ser esclarecidas no site www.clin.rj.gov.br, ou ainda através do telefone da Ouvidoria da CLIN 08000222175.


Rios e Canais
A quantidade de detritos retirados dos rios mais do que dobrou no último verão em relação ao mesmo período do ano anterior. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos vai iniciar o plaqueamento dos rios e canais da cidade para informar a data da última limpeza e conscientizar a população sobre o despejo irregular de lixo. Além de informarem o mês da última limpeza realizada pelas equipes da Seconser, as placas também mostrarão uma mensagem da Prefeitura alertando quanto ao despejo irregular do lixo e o site da Companhia de Limpeza de Niterói para mais informações sobre a coleta. 
“A população tem que se conscientizar que não basta apenas a prefeitura realizar o serviço de conservação. Também é dever de todos os cidadãos zelar pelos espaços públicos da nossa cidade. Nossas equipes encontram todos os tipos de detritos enquanto realizam a limpeza dos rios, desde garrafas PET e pneus até móveis. É importante que cada um faça a sua parte para mantermos a nossa rede pluvial o mais limpa possível”, diz a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. 
Em 2017, já foram recolhidos quase 1,5 toneladas de lixos e detritos em ações das equipes da Prefeitura. Foram retirados dos ralos, caixas de passagem e bocas de lobo da cidade, 300m³ por noite, totalizando 9000m³ por mês. O número é bem alto. Isso significa que a limpeza diária previne que esse detrito chegue até os rios e canais. 

Confira os horários de Coleta de Lixo do seu bairro
Diária noturna a partir de 20h: Centro,Charitas, Ponta D'areia, São Lourenço, Fátima, Morro do Estado, São Domingos, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brazil, Ilha da Conceição, Jurujuba, Alameda São Boaventura.
Segunda/Quarta/Sexta de 7h às 15h:
São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Badu, Cantagalo, Cafubá, Piratininga, Jacaré, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato.
Terça/Quinta/Sábado de 7:00 às 15:00
Barreto, Engenhoca, Santana, Tenente Jardim, Fonseca, Cubango, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Rio D'ouro, Várzea das Moças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário