terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aniversariando: Toca da Gambá tem Xande de Pilares dia 29

 
Jairo Pacheco e a esposa Carla (fotos divulgação)
Há 28 anos, onde hoje acontece rodas de samba semanais, surgia de forma despretensiosa o espaço Toca da Gambá. Um local onde amigos do Zona norte Niterói se reuniam para bater papo, jogar bola e ouvir um bom samba. Após passar por grande reforma, sob a direção do atual proprietário Jairo Pacheco, o Jairinho, que comanda o espaço desde 2005, após a partida do seu saudoso pai, a Toca da Gambá, cujo slogan é “Um Bar de Respeito”, se firma na cidade como uma excelente opção de entretenimento e cultura, atraindo pessoas dos arredores e de outras localidades a cada final de semana.
“Durante quase 20 anos, foi meu pai que esteve à frente da ‘Toca’. Há exatos nove anos, decidi assumir de vez a direção, após ter concluído um curso de Análise de Sistemas, com pós-graduação em internet pela UFF, e em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Não vejo o nosso local como casa de negócios, mas como um ponto de lazer, cultura, encontro de amigos, com muito respeito e família”, afirma Jairinho.
A Casa já recebeu grandes bambas, entre eles; Mestre Monarco, Zé Katimba, Wilson da Neves, Jorge Aragão, Délcio Carvalho, Leandro Sapuchy, Almir Guineto, Neguinho da Beija-flor, entre outros. E sábado, dia 29, a tradicional Feijoada da Toca mensal traz na programação o anfitrião Marquinhos Diniz, compositor e filho do Mestre Monarco da Portela, recebendo o sambista Xande de Pilares, agora em carreira solo.
           
Cantor, compositor, instrumentista e partideiro, Xande de Pilares aprendeu a criar versos de improviso com os palhaços da Folia de Reis e aos dez anos de idade já tocava violão. Em 1992, fundou o grupo Revelação onde atuou como cantor e cavaquinista desde sua formação até abril deste ano. Ao longo de sua carreira teve composições gravadas por artistas como Beth Carvalho, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, entre outros.           
Atualmente, em carreira solo, Xande de Pilares se apresenta nas melhores casas do país e leva consigo sua energia, talento e vasto repertório. No último sábado deste mês, é na Toca da Gambá que temos um encontro marcado a partir das 15h, horário de abertura da casa, até às 21h. O ingresso custa a partir de R$30 (feijoada não inclusa) e pode ser comprado antecipadamente no local ou pelo sitewww.qualitypass.com.br. A Toca da Gambá fica na rua Carlos Gomes, 23, Barreto – Niterói, logo na descida da ponte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário