quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A caminho do Emmy

Quatro niteroienses integram a equipe do documentário “De volta” que concorre ao prêmio mais importante da produção televisiva mundial

Quatro niteroienses estão a um passo de conquistar um dos prêmios mais cobiçados da produção televisiva mundial: o Emmy Awards. Marco Antonio Campos, Paula Lagoeiro, Mauro Perelmann e Julia Queiroz integram a equipe do documentário “De volta”, indicado ao Emmy 2014 de Melhor Documentário. O filme, é um projeto autoral da produtora Coopas, que em 2012 foi o vencedor do 3º pitching do DOCFUTURA, do Canal Futura – Fundação Roberto Marinho.  Dirigido por Rafael Figueiredo, o documentário registra a saída temporária de quatro presidiários do Rio de Janeiro, durante o período natalino: Leandro, Sonia, Midiã e Anderson, acompanhando os reencontros, os lugares revisitados, as expectativas, as surpresas e as decepções. 
Uma das cenas do filme "De Volta" (foto divulgação)
O filme está indicado ao Emmy na categoria “Documentário”, dividindo a disputa com produções da Suécia, Coréia do Sul e Reino Unido.  O resultado será divulgado no dia 24 de novembro, durante a festa do Emmy em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A produção já foi exibida em festivais de cinema no Brasil, na Índia, Itália, Finlândia, China, Estados Unidos entre outros países, arrebatando diversos prêmios. Durante o mês de novembro, “De Volta” tem um circuito de estreia na América Latina, tendo sido apresentado na Guiana Francesa, no dia 18, e em seguida, no dia 27, virá para o Brasil, com apresentação na Cinemateca de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Em dezembro, será a vez de Colômbia e Equador exibirem o documentário. 
Gravado em dezembro de 2012, o projeto contou com o apoio da Pastoral Carcerária do Rio de Janeiro, da SEAP - Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e da VEP - Vara de Execuções Penais. A equipe da produtora Coopas entrevistou diversos detentos que teriam direito a Saída Temporária de Natal daquele ano, selecionando as quatro histórias que são apresentadas no filme.
Foram seis meses batalhando diariamente pela execução desse filme. Entrevistamos cerca de 60 pessoas, 40 homens e 20 mulheres, até chegarmos a estes quatro personagens. Houve desencontros, problemas de comunicação entre os presos e seus familiares, muitos desistiram no meio do caminho. Só tivemos acesso a essas pessoas dez dias antes da saída de Natal. Em termos de produção, era tudo ou nada. Apostamos todas as nossas fichas e tivemos muita sorte ao encontrar quatro histórias tão interessantes” conta Paula Lagoeiro, produtora executiva do filme.
Para saber mais e acompanhar o filme, basta buscar a fan page no facebook e o canal ‘You Tube” com o nome “De Volta”.

Perfil

Paula Lagoeiro
Quatro niteroienses estão na equipe do filme que concorre ao Oscar. Paula Lagoeiro, que assina a produção executiva do documentário, é gerente de projetos da Coopas e acumula sete anos de experiência na produção de programas e documentários para televisão com enfoque em saúde, meio ambiente, direitos humanos e políticas públicas. Ela graduou-se em cinema em 2008, e atualmente cursa pós-graduação em planejamento estratégico para mídias sociais.  Além da produção executiva de “De Volta”, ela dirigiu a produção dos curtas-metragens “Homem Bomba”, “Garoto de Aluguel” e “Cowboy”, todos premiados em festivais de cinema.



Julia Queiroz
Outra niteroiense que integra a equipe é a produtora Júlia Queiroz. Formada em Ciências Sociais - Produção e Política Cultural pelo Instituto de Humanidades da UCAM, ela tem experiência na área de artes, com ênfase em formação e difusão artística. Foi produtora do “Encontro sobre Inclusão Visual do FotoRio” e coordenou e Rede Brazucah RJ. Hoje é coordenadora de projetos do Centro de Artes UFF. 



Mauro Perelmann
O músico, arranjador, compositor e produtor musical Mauro Perelmann, que assina a trilha sonora original do documentário “De volta”. Com mais de 30 anos de carreira, ele tem em seu currículo a música e a direção musical de vários espetáculos teatrais, como “Tragédias Cariocas para Rir” (1999), a peça “Equus” (2003), o musical “Anne Frank” (2008), entre outros.  Ele foi responsável também pela pesquisa musical da novela Pantanal, e ministra o ensino de música em diversas escolas do Rio de Janeiro, como CAL e MUSIARTE. A partir de 1996, começou a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre música judaica e fundou o grupo “Zemer”, do qual é diretor musical, arranjador e violonista. Há 14 anos, Perelmann trabalha como produtor musical do projeto de Comunicação Social “Canal Saúde”, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, realizando a criação de música original para vários vídeos institucionais, documentários, vinhetas e programas televisivos.

Marco Antonio Campos (fotos acervo pessoal)
Nascido e criado em Niterói, Marco Antonio Campos completa o quarteto de “papa-goiabas” a caminho do Emmy. Ele é um dos co-diretores do documentário “De Volta”, e tem um carinho especial por Niterói:
“Guardo com saudade as primeiras experiências com as Artes e o Cinema, que acredito foram determinantes na minha formação. Quando criança, as sessões duplas do cine Mândaro em Santa  Rosa o primeiro musical   no Cinema   São Bento, as comédias   no Cine   Icaraí   e mais tarde as "loucas" sessões da   meia -noite   no Cine Arte UFF”.  
Quando adolescente, Marco trabalhou como ator, escritor e diretor do tradicional grupo teatral   Papel Crepom. Em seguida, seu talento atravessou a ponte, trabalhando com o Canal Saúde, um projeto da Fiocruz, unindo entretenimento e papel social da comunicação. Ele vibra com o sucesso que a série vem alcançando no Brasil e no mundo:

“Acredito que o sucesso que esse projeto vem obtendo nos festivais do mundo todo deva-se à dedicação de toda uma equipe apaixonada que entendeu e comprou a ideia desde o começo. Câmeras, produtores, som, pré-produção, editores e demais diretores, todos se empenharam para contar as histórias de nossos personagens de forma humana e verdadeira” finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário