quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Morre no Rio o médico e esportista Ronaldo Arino

Aos 62 anos, ele traçou uma carreira voltada para a saúde coletiva, prevenção e amor aos esportes

Dr. Ronaldo Arino
(foto divulgação)
Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 22 de outubro, Dr. Ronaldo Arino M. dos Santos, médico, esportista, diretor da WSO – medicina executiva e coordenador de projetos em Saúde Ocupacional na Femptec. Ele também era Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assinava o blog Correndo pela vida. Dr. Arino sofrera um infarto no último domingo, dia 19, e permaneceu internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, onde lutou pela sua recuperação, mas não resistiu e veio a falecer. O velório será realizado nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 14h, e o sepultamento irá ocorrer às 16h30, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.
Ronaldo Arino Marques dos Santos nasceu no dia 12 de abril de 1952. Médico, formado pela Universidade Federal Fluminense em 1976, era pai de dois filhos, Alexandre e Victor, e companheiro de Soledady Carrara. Dr. Arino foi cirurgião geral até 1983, quando assumiu a Direção Geral de um hospital público. Em sua auto-biografia, disponível no blog “Correndo pela vida”, ele fala sobre este período:
“Este momento considero marcante na minha vida, porque me ensinou a olhar a saúde de uma forma coletiva. Foi a grande guinada na minha vida profissional. Foi economicamente o mais acertado? Não sei, não importa, o fato é que queria ver e fazer saúde de forma coletiva”.
Em 1989, participou de um curso de especialização em saúde do trabalhador na Escola Nacional de Saúde Pública, e em 1995, partiu para Israel, onde fez um curso de especialização em Serviços de Saúde Ocupacional. Em 2000, realizou um mestrado em saúde coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
(foto: reprodução facebook)


Esportista
Dr. Ronaldo Arino também era um apaixonado pelos esportes, principalmente as corridas, participando de diversas competições no Brasil e no mundo.
“Sempre fui aficcionado por esportes. Quando criança, joguei futebol, e já na faculdade, comecei a correr . A partir de dezembro de 2009, por uma série de motivos, resolvi voltar a treinar para correr, tendo de lá para cá participado de muitas corridas, sendo o meu foco agora as meias maratonas”, disse em seu blog.
A paixão pelas corridas sempre o levou a ir mais além,fazendo, inclusive planos para o futuro.
“Nunca corri uma maratona e nem tenho vontade. No entanto, se um dia for correr os 42 quilômetros, quando poderei ser chamado, literalmente, de maratonista, já escolhi a prova: a Meia Maratona da Caixa do Rio de Janeiro de 2015, evento teste para as Olimpíadas de 2016”, escreveu recentemente em seu blog, Correndo pela Vida.
O médico Ronaldo Arino deixava sempre por onde passava uma mensagem de prevenção e saúde, principalmente através de hábitos saudáveis e a prática de esportes. Além do blog “Correndo pela Vida”, assinava a coluna com mesmo nome no Jornal Casa da Gente, colaborava com artigos sobre saúde para o site Deloox, e exercia diariamente o ofício de Médico de Trabalho em diversas instituições. Ele usava seu próprio exemplo para incentivar aos seus amigos e pacientes.  
 “A prática da corrida me fez muito bem. Minha auto-estima melhorou, assim como minha disposição, o meu corpo, a manutenção do peso numa faixa ideal, e sinto-me muito mais saudável. Isto eu quero dividir com muita gente, estimulando a prática de atividade física, trocando idéias e aprendendo cada vez mais”, deixou como mensagem em seu blog.


Um comentário: