domingo, 12 de outubro de 2014

Coluna do Samba - Outubro/2014

Mudanças na “Furacão”  
Após a repentina saída do Mestre Pablo “levantar muita poeira” no mundo do samba, culminando com campanhas e manifestações em redes sociais, a Unidos do Viradouro anunciou os novos comandantes da bateria ‘Furacão Vermelho e Branco’. “Diferente do que foi especulado, a direção da escola optou em manter a essência da bateria, sendo assim, os “ex-diretos” Vini Lemos, Herinho, Magrão , Thiago'z , Gabriel Policarpo e Thalita Santos  assumiram a comissão de bateria da escola” revelou o presidente Gusttavo Clarão. Destaque para Thalita Santos que será a primeira mulher a participar ativamente do comando de uma bateria de escola de samba.

Samba se aprende na escola
No dia 22 de outubro, às 14 horas, o Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, irá mostrar que samba também se aprende na escola. Numa iniciativa do projeto interdisciplinar “Abdias sobe a Serra da Barriga para um encontro com Zumbi de Palmares”, serão apresentados cinco sambas-enredo compostos por alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. O objetivo é manter a tradição do carnaval como resistência social, trabalhando com base na lei 10639/03, que altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de levar ao conhecimento dos alunos desta unidade escolar a vida e obra de dois personagens que tiveram suas vidas pautadas em ideais de igualdade entre todos os seres humanos, independente de etnia, posição social ou credo religioso.

Leão em silêncio
A quadra do G.R.E.S Estácio de Sá ficará fechada durante três semanas, no mês de outubro. O motivo para o fechamento é a reforma do sistema de som. As atividades voltam com o evento "Uma noite no Berço do Samba", ainda sem data confirmada.

 
Nathy Fernandes renuncia o cargo de princesa
(foto divulgação/ Ana Cristina Victoria)
Renúncia 
Eleita para o posto de 2ª princesa do carnaval de Niterói 2015, Nathy Fernandes renunciou recentemente o seu cargo na Corte Momesca. Em entrevista publicada no site “Cadência da Bateria”, ela esclareceu os motivos: "Concorro à Corte de Niterói há anos mas apenas no último carnaval (2014) entrei como 1ª Princesa.  Cumpri meu papel da melhor forma e recebi elogios de autoridades. Concorri novamente em 2015 com o sonho é a esperança de ser a Rainha do Carnaval, motivada pelo trabalho realizado em 2014, ou pelo menos manter o meu título de 1ª Princesa, mas não deu. Fui rebaixada de cargo", afirmou.
Ela reconhece que ganhar e perder faz parte de qualquer disputa.  "Já participei de vários concursos, entre eles, Passistas Quem, Musa do Caldeirão do Hulk, Passistas IG, e no caso de Niterói tinha bastante meninas com talento inscritas, mas estava confiante. A dedicação ao carnaval da cidade não foi suficiente para sensibilizar os jurados”.

Substituição
Paulo Freitas, presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – diz ter recebido nenhum comunicado oficial sobre a renúncia da 2ª Princesa. “Existe um regulamento a seguir. A empresa recebeu um comunicado oficial dela, através de um documento devidamente assinado pela mesma, renunciando o título conquistado” afirmou. Com o documento entregue, e obedecendo a ordem de pontuação conferida pelos jurados, a candidata que atingiu o 4º lugar, Letycya Lemos Borges, assumirá o posto.

Estreantes
Dois novos blocos vão integrar o grupo de agremiações que farão os desfiles oficiais na Rua da Conceição no Carnaval de 2015. O 'Toca do Leiteiro' e o 'Guerreiros de Jorge' foram filiados à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e farão desfiles de avaliação no espetáculo. Assim, o Carnaval de 2015 passa a contar com 34 desfilantes, entre escolas de samba e blocos. A data de apresentação das novas agremiações ainda será definida.
(divulgação/ Fernando Azevedo)

Comemoração verde-rosa 
Celebração tripla no mundo do samba: o Centro Cultural Cartola promove no dia 14, terça-feira, a partir das 19h, a roda de samba "Velha Guarda da Mangueira entre amigos", em celebração aos 106 anos de Cartola, aos 90 anos de Nelson Sargento e aos 101 anos de Jamelão. A própria Velha Guarda da Mangueira aproveitará a ocasião para comemorar seus 26 anos de trajetória musical.  A roda de samba contará com participações especiais, a começar por um dos homenageados, Nelson Sargento. Além do Presidente de Honra da Estação Primeira, entram na roda de samba do Centro Cultural Cartola Sombrinha, Marquinho Sathan, Eliane Faria, Augusto Martins, Jamelão Netto, Léo Russo, Walmir Lucena e Agenor de Oliveira. A roda de samba começa às 19h e custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário