terça-feira, 21 de outubro de 2014

Espetáculo de teatro e dança estreia no Teatro Municipal de Niterói

"Sopro" leva ao palco profissionais que integram o Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores, da Escola Martins Pena

O que sente um homem ao ser tocado pela energia que habita o palco de um teatro? É essa pergunta que norteia "Sopro – um espetáculo de teatro-dança", que faz curta temporada no Teatro Municipal de Niterói nos dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro. No palco, com direção geral do ator e bailarino niteroiense Roberto Lima, coreografias de Rodrigo Gondim e tendo como trilha sonora “As Quatro Estações”, de Vivaldi, estarão 15 intérpretes que integram o Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores, todos com formação na Escola de Teatro Martins Pena.
"Sopro" dialoga sobre um homem comum que, sentado na plateia, e ao ser tocado pela energia que habita o teatro e o palco vazio, mergulha no universo do sensível e do imaginário, libertando os tantos personagens que ficaram ali pelo tempo e pelo espaço. Este homem estabelece uma quase relação com essas “sensações de personas”, que apesar de o fazerem sair do seu lugar comum, não realizam a ação de partilha, porque não atingem o lugar de ator. São personagens em busca de um ator e um homem comum em busca de um sentido, enquanto ambos permanecem em um jogo de sentimentos, de poder e de mistério.
O Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores foi criado no ano 2000 com a proposta de oferecer uma formação continuada para os atores que concluíam o curso de teatro da Escola Martins Pena. O diretor Roberto Lima explica que o objetivo do Núcleo veio ao encontro da necessidade dos atores de continuar a estudar e a pesquisar mesmo após o fim do curso.
"Sopro" é o sexto espetáculo do Núcleo, que tem em sua trajetória diversas temporadas em teatros e centros culturais do Rio de Janeiro, além de já ter se apresentado em cidades do interior do Estado do Rio e de outros estados.

O Teatro Municipal de Niterói – Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói. O espetáculo "Sopro" fica em cartaz nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 20h e 2 de Novembro, às 19h. O ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e a classificação é livre.
 
O diretor
O niteroiense Roberto Lima é bailarino e ator. Iniciou os estudos de dança em Niterói, na tradicional escola de balé Helfany Peçanha. Está há 37 anos no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre os anos de 2003 e 2011 dirigiu a Companhia de Ballet de Niterói. É diretor da Escola de Teatro Martins Pena e um dos criadores do Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário